O Ano em que Te Conheci
Uma grande amizade pode ser encontrada nos lugares mais inesperados
Cecelia Ahern
ISBN-13: 9788581638324
ISBN-10: 8581638325
Ano: 2016
Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Editora Novo Conceito
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda.
Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer.
Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.
Resenha:
Mais um livro de Cecelia Ahern! Eu já li alguns livros da autora e nunca nenhuma das estórias me desapontou; quando eu vi que esse livro foi lançado, logo me interessei para ler, principalmente porque a personagem passa por uma situação muito semelhante ao que eu vivenciei.
Nesse livro, a personagem principal, Jasmine, é uma workaholic, vive em função do trabalho e dá pouca atenção ao que se passa em sua volta e na vizinhança; ela trabalha construindo projetos e empreendimentos, os faz funcionar, e quando eles estão lucrativos ela vende e reinicia o ciclo. Porém antes que possa vender seu lucrativo empreendimento atual seu sócio a demite e devido ao contrato, ela é obrigada a ficar um ano sem puder ser contratada por qualquer outra empresa.
“Minha vida começou quando eu tinha cinco anos. Saber que eu ia morrer instilou algo em mim que ainda carrego comigo até hoje: a consciência de que, apesar do tempo ser infinito, o meu tempo era finito, o meu tempo estava acabando” pág. 13Após a demissão Jasmine se ver obrigada a enfrentar a licença forçada. Com tempo livre, ela passa a observar mais o mundo e as pessoas ao seu redor, como por exemplo seu vizinho Matt, que fez uma confusão na rádio onde trabalhava na véspera de ano novo e também foi demito. Matt além de uma turbulência na vida profissional, começa a beber e a enfrentar também problemas com sua esposa e seus filhos.
“Mas quando baixei a guarda, suas palavras me deram calor. Foi bom não estar sozinho aqui fora pelo menos uma vez. Quando você disse essas palavras, elas me confortaram. E então também não me senti sozinha”. Pág. 109Ele e Jasmine começam a se aproximar aos poucos, a princípio eles possuem uma relação de desavença e desconfiança, mas com o passar dos dias e com o intermédio de um médico aposentado que também mora na mesma rua, eles passam a se entender e a reconhecer semelhanças em sua vida.
“Eu não seria capaz de dizer quais são meus sonhos se alguém me perguntasse agora, nem minhas esperanças e desejos. Se me pedissem para colocar um plano em ação, eu não saberia por onde começar. Eu me sinto totalmente perdida”. Pág. 153Nesse ano sabático forçado, Jasmine questiona sua vida até agora; seus cuidados com a irmã Heather, portadora de síndrome de Down; e seu relacionamento com o pai. Ela também lida com o desafio de preencher suas horas ociosas que com o passar dor dias começam a incomodar.
“É quase um clichê ouvir as pessoas falando em ‘desacelerar’, mas é verdade. Eu desacelerei e, desacelerando, hoje vejo muito mais”. Pág. 303
Eu amei esse livro, ele me fez refletir em vários momentos, os personagens foram muitíssimos bem construídos, e com o passar das páginas o leitor consegue ver a evolução de cada um. Eu achei maravilhoso ver o desabrochar da amizade de Jasmine com os seus vizinhos, como também o crescimento pessoal dela.
Gostei muito da edição do livro, tamanho da fonte, e a capa é linda! Geralmente as edições da editora novo conceito, apesar de simples, me agradam muito.
Nenhum comentário
Postar um comentário