8.1.18

[Resenha #1441] Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven @cialetras @editoraseguinte


Por Lugares Incríveis
Jennifer Niven
ISBN-13: 9788565765572
ISBN-10: 8565765571
Ano: 2015
Páginas: 336
Idioma: português 
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Resenha:

Já tem algum tempo que os assuntos relacionados a suicídio estão sendo cada vez mais comentados e abordados na sociedade, e isso é ótimo, porque antes, o assunto também era um tabu. E é isso que Por Lugares Incríveis apresenta, uma história não apenas sobre suicídio, mais também sobre as relações humanas e em como uma pessoa depende da outra. 

O livro se inicia com Theodore Finch parado no parapeito da torre do sino do colégio e com a seguinte dúvida: pular ou não pular? E é nesse período que ele acaba encontrando Violet Markey na mesma situação que ele. Finch impede Violet de cometer o maior erro da vida dela e sem perceber, ele também acabou sendo salvo pela garota de alguma forma. E é a partir deste "encontro" que a vida de ambos mudará repentinamente. Theodore é uma verdadeira incógnita, fruto de uma família totalmente desestruturada - os pais se divorciaram - ele sofria agressões físicas na infância, era vítima de bullying na escola e ele não tem personalidade própria. Toda semana Finch aparece de uma forma diferente no colégio, tem o Finch britânico, Finch romântico, Finch bad boy... e isso lhe rendeu um apelido peculiar no colégio: Theodore Aberração. Já Violet é totalmente o oposto, ela era a garota mais popular do colégio, tinha uma família perfeita, um namorado maravilhoso e uma vaga já garantida na faculdade, um passe livre para a vida perfeita que ela estava planejando. Porém, o mundo dela desaba após a morte da sua irmã mais velha, Eleanor.







Violet se fecha para tudo e para todos e vive numa eterna tristeza, afastando as pessoas de si mesma até quando querem ajudá-la e não consegue tirar da cabeça que foi ela que causou o acidente. Sem contar também que ela para de escrever, uma das paixões dela. Por meio de um trabalho de Geografia que deveria ser feito em dupla, Finch e Violet iniciam a sua controversa relação. 
Neste trabalho eles fazem "andanças" pelo estado onde eles moram, Indiana e visitam os "lugares incríveis" que existem na vida real também. 

O livro é narrado em primeira pessoa e por ambos protagonistas, através da leitura nos vivemos junto com os personagens o que eles estão fazendo no presente, entendemos seus traumas do passado e aspiramos junto com eles seus planos para o futuro. Sem contar que é perceptível a evolução dos personagens na história, especialmente Violet que dá outra chance para si própria e permite-se VIVER novamente. 

Definitivamente, Por Lugares Incríveis é um livro que surpreende, surpreende pela história em si, pela escrita da autora - que é bem madura e de fácil compreensão, apesar de ser um livro juvenil, agradará o público mais adulto também - e principalmente pela edição. O livro possui um mapa do estado e todos os lugares em que os personagens visitaram e um pequeno informativo sobre, além disso, números de telefones de lugares que previnem o suicídio são postos para quem precisar. 

Por Lugares Incríveis me tocou de uma forma muito especial e quando me dei conta já estava apegado aos personagens e torcendo para que tudo dar certo. O final acabou comigo e eu não tenho palavras suficientes para descrever. Espero que Por Lugares Incríveis encante vocês assim como me encantou!



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS