Nova Era
Novo Mundo # 03
Chris Weitz
ISBN-13: 9788555340239
ISBN-10: 8555340233
Ano: 2016
Páginas: 216
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: O grupo de Jefferson e Donna está de volta a Nova York, e os planos para distribuir a Cura a todos os adolescentes da ilha não ocorreram como o planejado. Depois de encarar a traição da Resistência — que resolveu se unir aos velhos inimigos da tribo da Uptown —, os amigos vão precisar colaborar com os ingleses da Reconstrução para garantir que o mundo não acabe em uma explosão de mísseis nucleares.
Resenha:
Em Mundo Novo fomos apresentados à uma nova sociedade americana em que todos morreram a partir de uma "doença", exceto os adolescentes, e em todo esse caos acompanhamos a trajetória de Jefferson e dos outros integrantes da tribo da Washington Square na tentativa de encontrar uma cura.
Em Nova Era fomos empurrados para um turbilhão de acontecimentos, sentimentos e reviravoltas junto com os personagens, agora, em Nova Era, o leitor acompanhará o final de tudo que aconteceu nos outros livros, todas as lacunas abertas e assuntos deixados de lado. Neste último livro, os garotos (ou o que sobrou deles) precisam enfrentar uma Nova York pior do que a que estavam acostumados e em busca de um aparato tecnológico capaz de destruir o planeta. Eles precisam recuperar o "biscoito", a chave que libera os mísseis nucleares dos Estados Unidos, antes que caia em mãos erradas.
Bom, Nova Era é de longe o livro mais confuso da trilogia, são várias tramas que vão aparecendo na história além da trama principal, além disso, o livro é narrado pelo ponto de vista de 8 personagens, o que contribui muito para toda esta confusão, o que de fato, tirou os holofotes dos protagonistas Jefferson e Donna, que estavam evoluindo bastante nos outros livros. Apesar de tudo isso, Nova Era não deixa de ser um livro bom. Personagens secundários apareceram mais na história e podemos aprender mais sobre a vida, o passado e o ponto de vista deles sobre toda essa história, um exemplo foi o Evan, um dos vilões e que se mostrou um dos personagens mais fortes desde o primeiro livro. Nova Era também é dentre os três livros o que mais tem ação, até mais que o segundo.
Neste temos não só os adolescentes mas também o governo inglês com seus militares e até mesmo outras nações mundiais, todos se encontrando em Nova York. Nova Era é um livro bom, apesar de todos os "apesares", o que deixou a desejar foi apenas o final, que foi bem rápido e praticamente nas dez últimas páginas, não deu pra sentir aquele clima de desfecho característico que todo leitor sente ao terminar uma série, o autor poderia ter enrolado um pouco mais apenas para dar tempo de o leitor se despedir dos personagens e de todo este universo criativo e surpreendente que ele criou.
A Trilogia Novo Mundo se destacou bastante entre todas as distopias que já li, é leve mas aborda assuntos sério e traz uma linguagem fácil de compreender, ideal para adolescentes mesmo e eu mais do que recomendo para aqueles que adoram uma boa história apocalíptica!
Nenhum comentário
Postar um comentário