9.1.18
[Resenha #1460] Contrato com Deus - Juan Gómez-Jurado @Suma_BR @cialetras
Contrato com Deus
Juan Gómez-Jurado
ISBN-13: 9788581050591
ISBN-10: 858105059X
Ano: 2012
Páginas: 356
Idioma: português
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Oriente Médio, 2007. Um misterioso multimilionário americano financia uma expedição ao deserto da Jordânia cujo objetivo, se concretizado, promete fazer história: o descobrimento da arca que contém as Tábuas da Lei, com os Dez Mandamentos. Rumo ao monte Sinai, um velho arqueólogo israelense, uma jornalista espanhola e uma equipe de cerca de vinte pessoas vivem a expectativa do maior momento de suas vidas. Eles integram a chamada Expedição Moisés, cujo objetivo é nada menos que a descoberta da Arca. Por séculos, os homens sonharam em encontrar a Arca. Mas, ao contrário de milhares de antepassados, os membros da expedição sabem onde procurá-la, pois estão de posse de dois mapas que apontariam para onde os judeus a levaram após a destruição do segundo templo de Salomão. Em mãos erradas, um artefato tão poderoso pode levar o mundo a um conflito global. E os líderes da expedição não sabem que o grupo está infiltrado por pessoas com objetivos insondáveis. Entre outros integrantes está a jornalista espanhola Andrea Otero, do jornal El Globo, com a garantia da reportagem exclusiva que promete transformar sua carreira. Mas um artefato tão valioso inevitavelmente despertaria a cobiça de muitos. Nada menos do que o Mossad, a Santa Aliança - o serviço secreto do Vaticano - e uma organização terrorista estão infiltrados no grupo, e esses interesses logo entrarão em choque. De Viena às catacumbas de Roma, de Washington à imensidão do deserto da Jordânia, a trama construída por Juan Gómez-Jurado compõe nas palavras da escritora Katherine Neville, "um livro de suspense excitante, assombroso e repleto de ação". Escrito após dois anos de viagens para pesquisas, Contrato com Deus é uma história de suspense com uma escalada de tensão vertiginosa e um tributo do autor ao filme que marcou sua geração: Os Caçadores da Arca Perdida.
Resenha:
O milionário Raymond Kayn, americano de origem judaica, financia uma expedição ao deserto da Jordânia para encontrar um dos maiores tesouros religiosos da história: a Arca da aliança, que se acredita conter os Dez Mandamentos. Uma operação secreta, mas da qual os serviços secretos do Vaticano, Israel e até mesmo uma organização terrorista islâmica estão cientes. Todos apresentam, com diferentes objetivos, agentes secretos infiltrados nessa expedição.
Raymond Kayn tem parte de um mapa que havia sido escondido em uma vela coberta de ouro desde que um criminoso de guerra nazista o tirou de um casal judeu. Kayn e seu assistente fizeram uma festa para reunir o pessoal que irá participar da expedição e nessa festa também aparece dois personagens do livro anterior do autor. O padre Anthony Fowler, um sacerdote católico, juntamente com um agente do serviço secreto da CIA e do Vaticano, uma jornalista da Espanha, outros incluem vários mercenários que servem como uma força de segurança, um arqueólogo bíblico que lidera um grupo de estudantes e um belo médico israelense encarregado de manter a tripulação saudável. E um deles é um traidor.
Existem alguns terroristas onde o acampamento está instalado, e em Nova York, onde os segredos mantidos no sistema informático de Kayn são armazenados. Quando um dos arqueólogos é morto, a empresa toma consciência desses problemas, aumentados por conflitos religiosos, étnicos, sexuais e culturais. Então alguém sabota o abastecimento de água. Alguém tenta matar a repórter. Um dos guardas é morto. Logo, todo mundo está acusando alguém de tentar sabotar a missão. O autor muda de uma crise para outra tão rápido, que às vezes você precisa tomar fôlego para acompanhar.
A história é contada em capítulos curtos, e leva o leitor para a Alemanha nazista em 1943 para uma empresa moderna de alta tecnologia, em Nova York, para as catacumbas de Roma e em um cânion escondido no deserto sufocante da Jordânia. O autor faz muitas referências também a eventos reais, alusões à guerra do Iraque, aos nazistas, prisão de Abu Ghrair, fundamentalismo islâmico, etc. Ele descreve tipos de aeronaves, armas, sistemas tecnológicos, mas pouco da paisagem.
Com uma escrita divertida e viciante do início ao fim, e com uma história um pouco previsível, e às vezes, um pouco confusa devido ao número de personagens que aparecem, mas isso não nos impede de se prender à sua leitura e que as páginas deste livro voem diante de nossos olhos.
Sem dúvida, o autor desse livro é fã de Spielberg, pois me senti como num filme de Indiana Jones, e num certo ponto do livro, as mortes começarão a acontecer, a ação é contínua e o ritmo da leitura é acelerada, tornando muito difícil deixar o livro de lado por causa da necessidade imperativa de saber o que está acontecendo.
Contrato com Deus é uma aventura no mais puro estilo Dan Brown e Indiana Jones. Desde o primeiro momento estamos imersos em um enredo que mantém a emoção e a intriga até a última palavra do livro. Uma verdadeira aventura emocionante com todos os ingredientes de um livro deste gênero. Cheio de ação, mistério e intriga manterá o leitor preso às suas páginas. Recomendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário