12.1.18

[Resenha #1484] A Bússola de Ouro - Philip Pullman @Suma_BR @cialetras


A Bússola de Ouro
Trilogia Fronteiras do Universo # 1
Philip Pullman
ISBN-13: 9788556510426
ISBN-10: 8556510426
Ano: 2017
Páginas: 344
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras Brasil
Skoob
Classificação: 5 estrelas


Sinopse: Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.


Resenha:

Lyra Belacqua tem 11 anos, é muito inteligente e única, e ela mora Faculdade Jordan, em Oxford com seu daemon Pantalaimon. Cada ser humano tem ao seu lado uma espécie de protetor em forma de animal, denominado Daemon.  Na infância, o Daemon pode adquirir várias formas, porém na vida adulta, ele se mantém numa única. Lyra não tem pais, ela mora em uma grande faculdade, sua educação ficou por conta do reitor. A faculdade Jordan é único centro experimental de teologia da Europa, um lugar sério demais para uma criança viver, mas rico em conhecimento. Embora isso possa ser bom para sua educação - e não se pode negar que Lyra aprendeu um pouco de tudo - ela prefere correr livremente pelas ruas e telhados da cidade e organizar revoltas contra as outras crianças, especialmente contra os ciganos que visitam de vez em quando. Sua única família é seu tio Asriel, outro estudioso de Oxford que Lyra admira pelas aventuras que ela ouve - e que depois se transforma em histórias mais incríveis para seus amigos que a escutam com descrença e inveja -, mas que nunca mostram muito interesse nela. 

Seu tio Asriel fez uma descoberta que a Igreja não gostou muito, para eles existem dois mundos, o real e o espiritual, mas Asriel descobriu que existe um outro mundo. O reitor não poderia ficar contra a Igreja e numa reunião particular, Lyra fica curiosa, e se esconde num armário na sala de reunião, da faculdade e isso permitiu que ela observasse uma situação perigosa e ouvi os primeiros rumores do "pó" e da Junta de a Oblação, além do desaparecimento de crianças que estão acontecendo, vítima dos papões. E ela descobre que o reitor quer envenenar seu tio. 

Embora Lyra não entenda muito, deve reconhecer-se que ela entende mais do que a maioria, e quando o desaparecimento de crianças se transforma de um rumor para um fato e os papões se atrevem a levar Roger, seu companheiro de aventuras, Lyra e Pantalaimon querem apenas resgatá-lo. A chegada de uma mulher misteriosa chamada senhora Coulter conhecida por Asriel a distraí com seu carisma e personalidade, e o reitor vendo como Lyra se deu bem com ela, e acreditando que seria bom para Lyra ter uma presença feminina em sua via, permite que Lyra faça uma viagem com a senhora Coulter, mas Lyra não poderia imaginar que isso a levaria em uma aventura. Uma jornada para desvendar os mistérios que seu tio descobriu e dos Papões. 



A bússola de ouro é dividida em 3 partes e devo admitir que a primeira foi um pouco infantil, mas o que eu mais gostei foi dos daemons, eles são uma das coisas que tornam este livro tão original: são criaturas que acompanham os seres humanos desde o primeiro momento, quase como um pouco de sua alma, tanto que é fisicamente uma tortura se separar deles, e eles são um elemento tão pessoal que é proibido alguém tocar o seu. Durante a infância, estes podem assumir a forma de qualquer animal, mudando de forma de acordo com a necessidade do momento, mas em algum momento da adolescência, sem saber por que, adotam uma forma final.

Se Lyra e Pantalaimon são nossos protagonistas incríveis, o elenco secundário é igualmente espetacular, conformado por ciganos, bruxas e ursos que usam armadura para lutar. O mundo que o Pullman criou é um mundo incrível e cheio de magia. Mundos que só são vistos através das auroras do norte, uma espécie de poeira que não pode ser vista a olho nu, uma bússola que é muito difícil de ler, mas que Lyra pode lê-lo perfeitamente com símbolos estranhos. Um mundo fantástico onde quase tudo é possível.

Os ciganos são viajantes navais, comerciantes que, por algum motivo, conhecem Lyra por muitos anos, e o rei e seu conselheiro principal, John Faa e Farder Coram, se tornam protetores e companheiros de viagem da menina e, eventualmente, os leva a saber sobre Iorek Byrnison, um urso exilado que os humanos roubaram sua armadura, uma das coisas mais importantes para os ursos.

Eu gostei muito de Lyra. Ela é uma garota de 11 anos e se comporta de uma forma muito corajosa para sua idade, mas é bastante imatura e maliciosa, impulsiva e curiosa. E acima de tudo, ela é uma garota boa e gentil, embora os outros nem sempre respondem com a necessária gratidão.

Embora a primeira parte seja em que conheçamos a maior parte dos personagens, eu mencionei que parecia um livro mais infantil por causa da atitude da protagonista. Mas tudo muda nas partes dois e três, a velocidade da história aumenta lentamente e a trama começa a seguir um caminho mais escuro e muito menos infantil. Os capítulos finais são de te deixar sem fôlego, ainda estou sem ar. É a fantasia que leva o leitor até o fim, porque em geral você já conhece as regras e isso significa que as novas informações enriquecem mais do que introduz e tudo nos permite entender um pouco mais sobre o pó e por que todos estão interessados ​​nisso e capazes de fazer coisas tão terríveis para obtê-lo.



Eu tenho as duas edições desse livro, e como vocês podem ver pelas fotos, eu tenho que dizer que a nova edição está, claro, muito mais bonita que do livro anterior. Essa capa nova está um verdadeiro espetáculo, ela salta aos olhos, realmente chama a atenção, não tem como não querer ter um livro tão lindo assim, só pela capa, o livro conquista qualquer pessoa. A diagramação está perfeita, assim como a revisão e tradução. Dou os parabéns pelo trabalho da editora nessa nova edição. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS