13.1.18

[Resenha #1499] Onze Minutos - Paulo Coelho @EditoraParalela @cialetras


Onze Minutos
Paulo Coelho
ISBN-13: 9788584390748
ISBN-10: 858439074X
Ano: 2017
Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Paralela
Skoob
Classificação: 3 estrelas

Sinopse: Neste conto de fadas moderno, melancólico e sensual, Paulo Coelho narra a transformação de Maria, uma brasileira que sai de casa ainda jovem determinada a entender o papel do sexo nas relações amorosas e, principalmente, em sua própria vida. Desiludida com o amor, ela decide ir à Suíça em busca de sucesso e acaba por se tornar prostituta, a mais requisitada de um cabaré de luxo. Nesta odisseia de autoconhecimento, Maria faz profundas descobertas sobre a natureza humana e a liberdade, colocando à prova sua visão do amor. Baseado em fatos reais, Onze minutos, nas palavras do autor, narra “a busca do sentido sagrado do sexo”.

Resenha:

Onze minutos é baseada na história real de uma brasileira chamada Maria. Ela teve vários desilusões amorosas, que a ensinaram a ter cautela em relação a este sentimento e a tornam um pouco fria e manipuladora. Além disso, particularmente, a primeira mágoa amorosa lhe demonstrou a importância de aproveitar todas as oportunidades da vida, o que ela faz, deixando o seu emprego no interior e indo ao Rio de Janeiro. E foi em busca de aventura, dinheiro e um marido que Maria abandonou a segurança do local onde crescera para se mudar para Genebra na Suiça para trabalhar de dançarina, a convite de um suíço que conhecera na capital. 

A vida na Suiça não foi como ela esperavada e ela acaba virando prostituta. Apesar da sua principal motivação ser o dinheiro, Maria acaba por realizar importantes descobertas acerca do amor, da natureza humana, agarrando-se a tudo o que pode para se manter fiel a si própria. 
"Hoje estou convencida de que ninguém perde ninguém, porque ninguém possui ninguém. Essa é a verdadeira experiência da liberdade: ter a coisa mais importante do mundo, sem possuí-la."

"o sexo tem sido utilizado como qualquer outra droga: para fugir à realidade, para esquecer dos problemas, para relaxar. E, como todas as drogas é uma prática nociva e destruidora…” 
Na prostituição, Maria conhece muitos clientes e, também, o sadomasoquismo. E ao longo do tempo, ela passa a anotar tudo em um diário, suas reflexões, sobre os homens com quem se relacionou, o sexo e o amor.

É estranho pensar que o livro foi escrito por um homem porque, quando os sentimentos da protagonista, o estilo, a escolha dos termos e o progresso dos pensamentos, parecem ter o toque e a sensibilidade de uma mulher. É evidente que Paulo Coelho mostrou conhecer bem a complexa essência da alma das mulheres.


A escrita é muito simples, realista e sem frescura. Paulo Coelho descreve a realidade dos fatos sem qualquer refinamento estilístico ou estético. A trama é bastante fina e, até bastante previsível. Paulo Coelho fala sobre sexo de forma aberta e livre de julgamentos. O livro termina sem um final propriamente dito, deixando ao leitor o cargo de pressupor imaginar qual será o destino de Maria. 

"Onze Minutos" um romance envolvente, que prende o leitor até à última página porque a protagonista se envolve em várias situações difíceis e arriscadas. E não é um livro que eu indico para todo mundo, pois é um livro mais pesado, já que é descrito em detalhes as relações de Maria com os seus clientes, então é um livro que é necessário estar preparado para se ler. Assim, recomendo para quem gosta de histórias realistas.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS