A Sombra do Vento
O Cemitério dos Livros Esquecidos # 1
Zafón
ISBN-13: 9788556510341
ISBN-10: 8556510345
Ano: 2017
Páginas: 464
Idioma: português
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Sinopse: Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.
Resenha:
Em certa madrugada o jovem Daniel Sempere, que mora com seu pai em cima da livraria da família, acorda atordoado com a possibilidade de esquecer do rosto da sua falecida mãe, Isabella, para aliviar a preocupação do filho o pai decide lhe apresentar um misterioso lugar em Barcelona, o cemitério dos livros esquecidos, lá estão livros raros que são muito bem guardados por Isaac; e como é a primeira visita de Daniel, ele deve escolher um livro para não deixar a história que está nele desaparecer. Em meio a tantos volumes, o protagonista acaba escolhendo o livro “a sombra do vento”, escrito por Julian Carax.
Logo Daniel se torna obcecado por encontrar e ler mais livros de Carax, o que ele descobre, através do livreiro Gustavo Barceló e sua neta Clara, que também gosta de Julian Carax, é que os livros do autor têm sido queimados, e talvez o volume que ele tenha seja o único existente. Daniel desenvolve um bom relacionamento com a família Barceló, e passa a ir constantemente na casa para ler para Clara, que é cega.
Ao longo do enredo acompanhamos o crescimento do pequeno Daniel, que vai se tornando adulto, mas não deixa completamente de lado a curiosidade pelo que aconteceu com Julian Carax e seus livros. Sua obsessão por esse fato volta à tona quando aparece uma figura misteriosa na livraria de sua família que quer comprar o livro a qualquer custo para queimá-lo.
Daniel mergulha em descobertas e conflitos sobre Carax e seu livro, e a medida que ele entra mais nesse universo, começam a acontecer coisas na sua vida semelhante à do seu querido autor. Nesse emaranhado de acontecimentos, Daniel se depara com Fermin, um mendigo que troca uma boa conversa com ele certa noite, e logo se torna seu amigo. Ao decorrer da história também surgem outros personagens importantes, como Tomás, amigo de infância de Daniel, e sua irmã Bea, por quem o protagonista se apaixona.
A sombra do vento foi o terceiro livro que li de Záfon, o primeiro foi “Marina”, que logo me conquistou e me fez embarcar na narrativa da série do cemitério dos livros esquecidos; essa série tem quatro livros: a sombra do vento, o jogo do anjo, o prisioneiro do céu, e o labirinto dos espíritos. Neles você encontra personagens que se cruzam nessas diferentes histórias, mas a leitura não precisa ser feita obrigatoriamente nessa ordem; o autor escreveu de um jeito que ele nos dá a possibilidade de 4 entradas diferentes nesse labirinto de histórias.
Nenhum comentário
Postar um comentário