15.1.18

[Resenha #1547] O Problema dos Três Corpos - Cixin Liu @Suma_BR @cialetras


O Problema dos Três Corpos - Série Remembrance of Earth’s Past – Livro 01
Cixin Liu
ISBN-10: 8556510205
ISBN-13: 978-8556510204
Páginas: 320
Ano: 2016
Editora: Suma das Letras
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena à beira do colapso planeja uma invasão. O problema dos três corpos é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do universo. Uma clássica história de ficção científica, no melhor estilo de Arthur C. Clarke. Um jogo envolvente em que a humanidade tem tudo a perder.



Resenha:

A história se inicia no ano de 1967, durante a Revolução Cultural da China quando a jovem Ye Wenjie presencia o interrogatório e posterior assassinato de seu pai Ye Zhetai, professor de mecânica quântica, pelas jovens fanáticas da Guarda Vermelha. 

Ela cresce e se torna uma astrofísica, mas é mantida em permanente vigilância pelas autoridades. Completamente desacredita na humanidade e na sua recuperação, após uma jogada política que quase a coloca atrás das grades, ela é salva da prisão por seu conhecimento. Ye Wenjie é enviada para uma base militar da Costa Vermelha, onde o governo está trabalhando em um projeto secreto e precisa de sua experiência. O engenheiro chefe, Yang Weining, anuncia que devido ao seu status político é possível que ela nunca mais deixe a base da Costa Vermelha. Mesmo assim ela começa a trabalhar no projeto e encontra uma oportunidade atípica de compensar todas as dores que foi afligida.

Embora o romance comece com Ye Wenjie, a história avança cerca de quarenta anos no tempo e conhecemos Wang Miao, um cientista de nanomateriais e um capitão de polícia bastante grosseiro, Shi Qiang que começa a trabalhar com ele. As forças armadas pedem que ele que se infiltre num grupo misterioso chamado Fronteiras da Ciência, que aparentemente é um centro de debate no qual cientistas tentam achar uma solução para o problema de três corpos. Um grupo aparentemente inocente se as autoridades chinesas não acreditassem que de uma forma ou de outra, Fronteiras da Ciência estivesse conectado com eventos nada amigáveis, como a série de supostos assassinados de cientistas ao redor do mundo.

Em seguida Wang vivência um estranho acontecimento. Ao revelar fotografias ele nota um número diferente em cada foto, que se somados mostravam uma contagem regressiva de 1200 horas. Wang tenta conversar com Shen Yufei, a mulher responsável pelo grupo Fronteiras da Ciência e ela o chama para sua residência. Ela “sugere” que ele interrompa suas pesquisas para que a contagem regressiva desapareça. Porém o mais estranho ainda está por vir, Wang percebe que ela está jogando um jogo de realidade virtual conhecido como Três Corpos.
“Diante da loucura, a racionalidade era impotente.” 
Chateado pela ameaça velada, Wang opta por investigar o jogo de realidade virtual, um jogo que vários jogadores participam simultaneamente de uma mesma partida e que os membros da Fronteiras da Ciência adoravam jogar. Estranhamente o jogo simula uma Terra alterada, onde as estações e até o período são instáveis. Às vezes, o sol parece sumir por anos, enquanto outras vezes parece se aproximar perigosamente da Terra. Os seres humanos parecem sobrevier a essas intempéries graças a uma incrível capacidade de mutação, onde podem ser colocados numa espécie de stand bye em condições meteorológicas não favoráveis à sua existência. Antever o movimento do sol é, portanto, a única saída para jogar com sucesso, o que nunca acontece, mesmo em frente a tantas ideias e teoremas de renomados cientistas.
“- Faz alguns dias que não consigo dormir à noite. Todo dia de manhã, quando vejo o sol nascer, tenho a sensação de estar vendo o pôr do sol.”
Como vários pesquisadores estão nesse jogo, Wang conhece Ye Wenjie, agora já bastante idosa. Ao conhecê-la mais manifestações inexplicáveis acontecem com ele, como se o universo ou forças invisíveis estivessem conspirando contra ele.



O Problema do Três Corpos não foi uma história simples de acompanhar, são várias teorias e cada uma delas se revela as vezes confusa, as vezes fascinante.  Me vi presa em princípios e suposições que não conhecia e tive dificuldade em manter o ritmo da história.

O grande lance, acredito eu, seja o eterno questionamento se as leis da física realmente têm fundamento ou se são apenas uma grande mentira.  A narrativa também examina o certo e errado através do olhar de Ye Wenjie, que ainda guarda em seu íntimo, a esperança de tirar do torpor uma humanidade sem regras, princípios ou honra.  
 "Era impossível esperar um despertador moral da humanidade assim como era impossível esperar que os humanos movessem a Terra com seus próprios cabelos. O despertador moral exigia uma força externa à raça humana."
A escrita de Cixin Liu é impressionante, mesmo que em alguns momentos me soasse estranha e me remetesse a uma sensação de impotência. Imprevisível e brutal, a obra me tirou do lugar comum e estou aguardando por sua continuação.




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS