A arte de ouvir o coração
Jan-Philipp Sendker
ISBN-10: 8565530272
ISBN-13: 978-8565530279
Páginas: 256
Ano: 2013
Editora: Paralela
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Sinopse: Um bem-sucedido advogado de Nova York desaparece de repente sem deixar vestígios e sem que sua família tenha qualquer ideia de onde ele possa estar. Até o dia em que Julia, sua filha, encontra uma carta de amor que ele escreveu há muitos anos para uma mulher birmanesa da qual nunca tinham ouvido falar. Com a intenção de resolver o mistério e descobrir enfim o passado de seu pai, Julia decide viajar para a aldeia onde a mulher morava. Lá, ela descobre histórias de um sofrimento inimaginável, a resistência e a paixão que irão reafirmar a crença no poder que o amor tem de mover montanhas.
Resenha:
No dia seguinte a formatura na faculdade de Direito de Julia, seu pai vai embora sem deixar qualquer pista ou explicação. Após quatro anos do desaparecimento de seu pai, a mãe de Julia envia uma caixa cheia de recordações e lembranças de seu genitor e dentre essas coisas, ela encontra uma carta de amor, que nunca foi enviada por ele, endereçada a uma mulher desconhecida pela protagonista. Com isso ela decide ir à terra natal de seu pai para desvendar o mistério dessa mulher e descobrir o paradeiro dele.
Ao chegar em Kalaw, Julia conhece um homem que parece saber tudo sobre a vida e história de seu pai na época que morava naquele vilarejo. Ao escutar a narrativa do homem, Julia não consegue associar o rapaz do relato a seu pai.
“Nem mesmo depois de algumas horas, eu conseguia ver meu pai nele. Mas qual era a importância disso? O que sabemos sobre nosso país, e o que sabemos sobre nós? E se sequer conhecemos os indivíduos que nos acompanha desde o nascimento -, então, o que sabemos sobre quem que que seja?”Mas de fato quantos de nós conhecemos nossos pais, irmãos e amigos? Todos nós temos segredos que preferimos esconder das pessoas mais próximas e muitos desses segredos estão relacionados com amores do passado, que é o caso do livro.
O amor entre o pai da personagem principal e a mulher misteriosa é narrado na sua forma mais pura, como esse sentimento realmente deve ser não se importando com aparências ou qualquer outro aspecto. Em várias passagens da obra, a história é capaz de tocar o coração do leitor, demostrando que o amor é hábil a superar distâncias e dificuldade.
“Eu me refiro a um amor que dá visão ao cego. De um amor mais forte de que o medo. Eu falo de um amor que dá sentido a vida, que desafia as leis naturais da deterioração, que nos faz florescer que não tem limites. Eu me refiro ao triunfo do espírito humano sobre o egoísmo e a morte”.No nome do livro “A arte de ouvir o coração” foi bem escolhido já que escutar a batida do coração é uma aptidão que poucos possuem somente aqueles que realmente amam e que tem a sensibilidade de conhecer o outro é capaz de ouvir o coração bater.
“Porque vemos apenas o que já conhecemos. Projetamos nossas próprias capacidades - para o bem e também para o mal – em outra pessoa. Então reconhecemos como amor primeiramente aquelas coisas que correspondem à nossa própria imagem. Desejamos ser amados como nós amaríamos. Qualquer outra maneira nos deixa desconfortáveis. Reagimos com dúvida e desconfiança”.
Nenhum comentário
Postar um comentário