Gigantes Adormecidos – Arquivos Têmis – Livro 1
Sylvain Neuvel
ISBN-10: 8556510124
ISBN-13: 978-8556510129
Páginas: 328 páginas
Ano: 2016
Editora: Suma de Letras
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Sinopse: Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é phD em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.
Resenha:
O que mais gostei em Gigantes Adormecidos? Seu formato incomum, afinal a história não segue aquele formato tradicional de narrativa, as informações aparecem por meio de transcrições de entrevistas, artigos de notícias e registros de diários. Uma maneira sutil e muito agradável de contar uma história. Para quem curte personagens bem construídos talvez sofra um pouco com a falta de minuciosidade nos mesmos, mas garanto que ganhará muito nos pormenores das próprias transcrições. Esses fragmentos de história falam por si mesmos trazendo uma perspectiva totalmente diferenciada.
"Pode ser um salto de proporções monumentais para toda a humanidade, e não só do ponto de vista tecnológico. Isso vai mudar a maneira como pensamos o mundo, a forma como nos vemos. Isso vai mudar o planeta, e temos a oportunidade de liderar essa mudança."
Gigantes Adormecidos traz aquele velho questionamento à tona: será que estamos realmente sozinhos nesse universo? Será que não existe vida fora da Terra e estamos sendo mesquinhos acreditando que somos os donos do pedaço?
"Se alguém olha para o céu, sem duvidas vai tentar chegar lá em algum momento, e espécies que conquistam o espaço precisam pelo menos estar abertas à possibilidade de que não estão sozinhos no Universo."Assim, a história segue a Dra. Rose Franklin, uma cientista que ainda criança encontrou uma misteriosa mão robótica da atmosfera terrestre. Já adulta ela se torna responsável por estudar tal artefato que ainda continua sendo um mistério muito além das capacidades do homem. Dessa maneira, se inicia uma jornada na tentativa de descobrir o resto das partes do corpo do robô em todo o mundo, bem como os mistérios por trás do ser desconhecido e as consequências que poderá gerar sobre os seres humanos.
"A mão está aberta, com os dedos muito juntos e ligeiramente dobrados. É como se segurasse algo muito precioso ou um punhado de areia e tentasse não derrubar nada. Existem sulcos como os que na pele humana normalmente se dobram, e outros que parecem meramente decorativos. Todos emitem o mesmo brilho turquesa, que mostra a iridescência do metal. A mão parece forte, mas… sofisticada é a única palavra que me vem à mente. Acho que é uma mão feminina."
Eu esperava uma história cheia de robôs ou assuntos ligados à robótica, entretanto tópicos de ordem política e filosóficas foram o que deram vida a trama. É engraçado constatar que ao invés da descoberta ser encarada como uma coisa boa ou algo novo a ser explorado, muitos preferem se concentrar em como manter o poder e o controle, em vez de se atentar as novas possibilidades.
“Não faz muita diferença se você esta sozinha ou se faz parte de um exercito com milhares de soldados. Sempre há uma escolha. Sempre houve uma escolha. Você deveria estar feliz por ter a possibilidade de fazer essa escolha quando o que esta em jogo é muito claro. Raramente é assim.”No geral é uma história bastante viciante que agarra o leitor por suas páginas na tentativa de descobrir todos os segredos e até onde essa descoberta chegaria. Super recomendo!
Nenhum comentário
Postar um comentário