15.1.18

[Resenha #1558] Através do Espelho - Jostein Gaarder @cialetras


Através do Espelho
Jostein Gaarder
ISBN-13: 9788555340628
ISBN-10: 8555340624
Ano: 2017
Páginas: 144
Idioma: português 
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está muito doente, e sua doença não tem cura. Mas ela não está sozinha enquanto celebra o Natal com sua família. A garota pode escrever todos seus pensamentos em seu diário secreto, e pode contar com a companhia de um amigo inusitado que um dia aparece em seu quarto, do nada. A história de Cecília não é só um mergulho em sua vida — é também uma preparação para a morte. Ela está morrendo como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o lado do espelho que não conhecemos se torna um pouco mais claro e menos assustador.



Resenha:

A primeira impressão quando lemos a orelha do livro, aquela parte que faz uma pequena introdução a sinopse, acreditamos que o livro falará sobre tristeza, morte e dor. Mas muito contrário a isso, o livro trata de forma delicada sobre a vida e tudo que ela envolve ,além daquilo que nossos olhos podem ver. Digamos que o autor tenta nos revelar o que há através do espelho, ou seja, além da nossa mera visão humana.





Como se espera de um filósofo e teólogo, Jostein Gaardner, aprofunda-se em assuntos que não pensamos cotidianamente. Como você explicaria a alguém que não sente, o que é sentir? Como explicaria para alguém que pode-se enxergar com olhos que vão além dos nossos globos oculares? Gaardner faz isso em seu livro com uma maestria ímpar. E esses detalhes são destacados em um diálogo simples entre uma garota enferma e um anjo. Além disso, o autor expõe um pensamento sobre Deus que normalmente não questionamos: a criação. Debate-se sobre os erros que existem nela. Assunto que por muitas vezes deixamos para depois, talvez por nossas crenças ou por não querermos nos envolver em discussões acaloradas. Falando em discussões, o autor entende e passa isso de forma afável, em um diálogo no qual entendemos que os anjos discutem sobre nós e tudo que nos envolve. A curiosidade e a importância das crianças para Deus também é destacada, e é ai que encontramos o conflito do livro, pois se as crianças têm tamanha importância para Deus, porque, então, morrem?

Esse livro é uma completa emersão e reflexão em questões raramente discutidas e observadas pelos seres humanos em sua vida diária e cotidiana. Entramos na vida de uma pessoa, uma criança obtendo certo conhecimento e quando saímos, compreendemos o verdadeiro significado de sua existência.

O livro traz os momentos finais de Cecília, uma criança que coleciona pedras do mundo todo, muito inteligente e sagaz, mas que teve seus dias diminuídos por uma doença grave, porém, durante um tempo, recebe a visita de um anjo, seu nome é Ariel. Um anjinho curioso que quer saber sobre os segredos da humanidade ... Cecília por sua vez quer saber sobre os segredos celestiais. Pertencente a uma família religiosa, sua avó lê a bíblia para ela e todos a tratam como um anjo do Senhor. Cecília torna-se criança amargurada, desconfiada, mimada chegando ás vezes ser grossa com sua mãe, no entanto, isso pode ser entendido no decorrer dessa leitura que nos torna mais sábios e compreensivos entendendo algumas coisas através do espelho pois afinal:
“Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém, não enxergaríamos mais a nós mesmos”. Jostein Gaardner 




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS