4.10.18

[Resenha #1647] A Duquesa Feia - Eloisa James @EditoraArqueiro


A Duquesa Feia
Contos de Fadas # 3
Eloisa James
ISBN-13: 9788580418491
ISBN-10: 8580418496
Ano: 2018 
Páginas: 272
Idioma: português 
Editora: Arqueiro
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Amazon
Sinopse: Baseado na história O Patinho Feio, esse é o terceiro volume da série Contos de Fadas.Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia?Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado. Ainda assim, os tablóides dizem que a união não durará mais do que seis meses. Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre… até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote.E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação.Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.




Resenha:

Sou uma grande fã dos contos de fadas, e gosto de ler tudo que deriva ou é inspirado por eles. A Duquesa Feia, escrito pela autora Eloisa James, publicado pela editora Arqueiro, é uma dessas obras, a autora se inspirou no conto do patinho feio escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen. Este livro é o terceiro volume da série contos de fadas, e embora seja uma sequência não contém spoilers, pois cada estória é independente.

James Ryburn e Theodora Saxby são amigos desde crianças, e mesmo já quase adultos tem um no outro um porto seguro. Quando James é obrigado pelo pai a se casar com a amiga pela herança que ela possui ele sente que a traiu. A traição é descoberta, e James é mandando ao mundo em um barco,  ao mesmo tempo em que Theo começa sua jornada em busca do seu cisne interior. Mas será que o amor será capaz de vencer uma traição?

James criou sua narrativa em terceira pessoa dentro do gênero do romance de época, mas diferente dos demais que já havia lido, o casal se casa logo nas primeiras páginas e sofre uma separação abrupta. Assim a estrutura se diferencia bastante e instiga o leitor a saber quais caminhos ela seguirá para unir o casal.

O livro se passa ao longo de sete anos, e devo dizer que James se transforma muito ao longo deste tempo. De futuro duque ele se torna um pirata, abandonando tudo que seu pai tinha sonhado para eles como família. Ryburn é um jovem com muita raiva do pai, ele acredita odiá-lo, e esse sentimento guia suas ações muitas vezes não pensadas que acabam levando-o a caminhos tortuosos. Mesmo assim ele tem um bom coração, e reconhece dentro de si seus sentimentos, mesmo pelo pai que tanto o magoa. E cá entre nós ele tem muito do pai!

Já Theo, a Daisy de James, é uma jovem marcada pelo estigma da feiura. Não fica muito claro se de fato ela é feia, ou simplesmente não segue os parâmetros de beleza da época, já que ela era muito magra, sem curvas e peito pequeno. Ainda eram bem vistas as curvas e um pouco de gordura. Depois da traição, e a perda de sua mãe, Theo passa a ser uma pessoa fria, controladora e que tenta a todo custo se tornar um cisne. Em outras palavras amar a si mesma como é, e passar essa confiança aos outros.

O casal junto funciona bem, e tem diversas cenas quentes no começo e ao final do livro. A autora é detalhista em suas cenas, tanto do ponto da ação quanto do sentimento e pensamento dos protagonistas.

A leitura é muito rápida já que Eloisa consegue nos prender a sua narrativa. Não era possível parar sem saber como o desfecho ia se dar. O fato de o amor já estar posto desde o começo, e não ser uma questão, mas sim o perdão e a auto-aceitação também geram novos caminhos para o fim não tão desconhecido.

Gostei muito que a autora tenha ressaltado a amizade do casal, uma boa relação é antes de tudo uma boa amizade. É confiança e longas conversas. O amor é consequência da entrega. O amor deles cresceu em cima do conhecimento que um tem do outro, e da capacidade de perdoar um ao outro pelo que a falta de maturidade de ambos gerou.

Alguns aspectos não me permitem dizer que o livro seja perfeito, a vida de James como pirata, por exemplo, soou algumas vezes um pouco fantasiosa. Assim como a rapidez com que Theo o perdoou. Mas tratando-se de uma ficção dá para relevar e se divertir.

A Duquesa Feia é um romance de época com alguns probleminhas que não permitem uma nota completa, mas que indico para quem gosta do gênero e para os seguidores dos contos de fadas. É uma estória sobre amor próprio e a jornada pela busca de si mesmo.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS