17.3.19

[Resenha #1665] Um Marido de Faz de Conta - Julia Quinn @editoraarqueiro


Um Marido de Faz de Conta 
Os Rokesbys # 2
Julia Quinn
ISBN-13: 9788580419221
ISBN-10: 8580419220
Ano: 2019
Páginas: 304
Idioma: Português
Editora: Arqueiro
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Amazon
SINOPSE:
Julia Quinn já vendeu 1 milhão de livros pela Editora Arqueiro.
Enquanto você dormia…
Depois de perder o pai e ficar sabendo que o irmão Thomas foi ferido durante uma batalha nas colônias, Cecilia Harcourt tem duas opções igualmente terríveis: se mudar para a casa de uma tia solteira ou se casar com um primo vigarista. Então ela cruza o Atlântico, determinada a cuidar de seu irmão pelo tempo que for necessário. Só que, após uma semana sem conseguir localizá-lo, ela acaba encontrando seu melhor amigo, o lindo oficial Edward Rokesby. Ele está inconsciente, precisando desesperadamente de cuidados, e Cecilia promete salvar a vida desse soldado, mesmo que para permanecer ao lado dele precise contar uma pequena mentira...
Eu disse a todos que era sua esposa
Quando Edward recobra a consciência, não entende nada. A pancada na cabeça o fez esquecer tudo que aconteceu nos últimos três meses, mas ele certamente se lembraria de ter se casado. Apesar de saber que Cecilia Harcourt é irmã de Thomas, eles nunca foram apresentados. Mas, já que todo mundo a trata como esposa dele, deve ser verdade.
Quem dera fosse verdade…
Cecilia coloca o próprio futuro em risco ao se entregar completamente ao homem que ama. Mas quando a verdade vem à tona, Edward talvez também tenha algumas surpresas para a nova Sra. Rokesby



RESENHA:

Em Um Marido de Faz de Conta, da autora Julia Quinn, somos levados para a Ilha de Manhattan, em junho de 1779. Cenário: guerra em andamento. Muitos feridos, normalmente aliados da Coroa, são levados para Igrejas, os únicos lugares capazes de abrigar tantos traumas. Em um desses leitos está Edward Rokesby, capitão no exército de Sua Majestade, que acorda e não lembra do que aconteceu nos últimos três meses. Além de uma dor de cabeça muito forte, ele descobre que está casado com Cecilia Harcourt, a irmã de seu melhor amigo, Thomas. O problema é que ele também não lembra desse detalhe.
"(...) Por isso, quando o filho de um conde lhe escreveu falando de flores silvestres... O coração de Cecilia bateu mais forte."

"Se não podia cuidar do irmão, então, por Deus, ela cuidaria do melhor amigo dele."

"Era Joana d'Arc. Era Boadiceia. Era cada uma das mulheres que já tivera que lutar para proteger a família."

"(...) não podemos culpar um homem por desejar ser livre."

"Não estava mais sozinha. Ainda estava assustada, ansiosa e insegura, mas não estava mais sozinha. E isso fazia uma diferença gritante."

"Estamos casados. Temos a vida inteira pela frente."

Cecilia Harcourt, por outro lado, sabe muito bem o que não aconteceu. O casamento. É tudo mentira. Mas não entenda mal, ela não fez isso para usufruir dos privilégios de ter um nome como o de Rokesby, mas porque foi essa forma que encontrou de estar ao lado daquele que teve contato com seu irmão. Thomas está desaparecido. Então, Cecilia saiu de um vilarejo em Derbyshire, no meio de uma guerra, cruzou o mar e seguiu para Manhattan em busca de respostas para o desaparecimento da única pessoa que importava para ela. 
"Queria todos os seus segredos e desejos, queria todos os pedacinhos do passado dela que haviam se combinado para formar quem ela era, feito peças de quebra-cabeça."

"A vida era mesmo estranha. Ele se sentia mais forte quando podia cuidar dela."

"(...) aquilo não era a vida dela. Ela não era esposa dele. Aquele papel era emprestado e, no fim das contas, ela teria que devolvê-lo."

"Estava vivendo em um castelo de cartas que desmoronaria no instante em que Edward recobrasse a memória."

"Só ficamos decepcionados quando esperamos um desfecho diferente."

Edward aceitou a mentira com naturalidade. Afinal de contas, fazia muito sentido que o seu melhor amigo tivesse arranjado esse casamento com Cecilia. E não seria algo totalmente ruim, já que conhecia e gostava de Cecilia por conta das cartas que ela enviava a Thomas enquanto os dois estavam em ação na guerra. Antes da perda de memória, ele ouvia com entusiasmo os relatos da irmã de Thomas, sempre esperando que ela mandasse algum recado para ele também. Assim, sem mais nem menos, Edward já tinha se apaixonado por Cecilia... por meio das cartas. 
"Ele nem conseguia acreditar como, antes daquele momento, tinha sido capaz de considerar a própria vida completa."

"Já fazia 22 anos que ela habitava aquele corpo, mas só naquele momento estava começando a aprender para que ele servia."

"O mundo vira um lugar menos inclemente quando se tem alguém para dividir os fardos."

"Na guerra, um homem vira mercenário com muita facilidade. Principalmente se já for ganancioso por natureza."

"Apaixonado por uma miragem. Casado com um fantasma."

"A guerra só era suportável por causa da amizade e da certeza de que havia pelo menos uma outra pessoa ali que valorizava a vida dele quanto quanto a própria vida."

Só que mentir e guardar segredos pode acabar com uma pessoa. Cecilia precisa ser muito forte para continuar olhando nos olhos de Edward e ficar firme diante de todas as farsas. Ela se mostrou uma guerreira ao cruzar o mar em busca de seu irmão, mas está na hora de ser mais forte ainda para ser a esposa de Edward Rokesby. Mas, e quando ele recobrar a memória? O que vai acontecer?

Temos que começar com algumas informações importantes. Um Marido de Faz de Conta é o segundo livro da série Os Rokesbys, mas pode ser lido separadamente das outras histórias, a narração em terceira pessoa intercala os pontos de vista do casal protagonista e cada capítulo começa com um trecho de cartas já mencionadas na história. Mais uma vez estamos falando de uma trama com a assinatura da autora Julia Quinn, uma leitura fluída, super gostosa e uma escrita poética e apaixonante. Se você ainda não leu nada da diva dos romances de época modernos, a série Os Rokesbys pode ser a sua porta de entrada para esse novo mundo. 

O contexto histórico em que o enredo está inserido traz detalhes muito legais. Conhecemos os traços holandeses em Nova York naquela época, discussões que partem dos próprios aliados da Coroa sobre a escravidão, observamos como os comerciantes são prejudicados por conta da guerra e muito mais. Gosto bastante quando um romance caminha lado a lado com o contexto da época. 

Muitos assuntos instigam a leitura. O primeiro deles diz respeito a mentira que Cecilia conta. Fiquei na expectativa de saber até quando ela conseguiria guardar esses segredos e manter a farsa ou, pior ainda, quando ela seria descoberta por Edward. O segundo tem a ver com a perda de memória do protagonista. Ele não lembra de nada que fez durante os três últimos meses de guerra e, após algumas insinuações, fica claro que era algo super secreto. Por último, a pergunta que aflige o leitor desde o começo: cadê o Thomas?!

Infelizmente, não senti muita empatia pelo casal protagonista. Isso é algo que atribuo a escolha de narração da autora. Acredito que se tudo tivesse acontecido em primeira pessoa, eu entenderia bem mais os medos e os objetivos dos personagens. O mais engraçado é que o irmão de Cecilia, o Thomas, que surge apenas por meio de cartas e descrições realizadas pelo melhor amigo e conhecidos, é a persona mais interessante. Fiquei com mais vontade de conhecer sua história do que de ouvir os lamentos de Cecilia. 

E, já que estou mencionando os pontos negativos, não posso deixar de falar das cenas de sexo explicitas que temos em alguns momentos. Apesar da autora ter se preocupado com a escolha de palavras, algo que fica bem evidente com sua tentativa de tornar tudo mais leve, ainda sim elas destoam muito da história. Achei algumas bem desnecessárias. O livro teria ganhado mais uma estrela se elas tivessem sido retiradas.

Um Marido de Faz de Conta não traz personagens cativantes como as outras obras da Julia Quinn, mas tem um cenário imersivo e perguntas instigantes. Vale a pena conferir mais essa história da autora e aguardar os próximos capítulos da família Rokesby.




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS