22.1.20

[Resenha #1701] Frank e o Amor - David Yoon @EditoraSeguinte


Frank e o Amor
David Yoon
ISBN-13: 9788555340925
ISBN-10: 8555340926
Ano: 2019
Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Frank está descobrindo o amor ― e você está prestes a se apaixonar por este livro. Frank nunca conseguiu conciliar as expectativas de sua família tradicional coreana com sua vida de adolescente na Califórnia. E tudo se complica quando ele começa a sair com a garota de seus sonhos, Brit Means, que é engraçada, inteligente, linda… Basicamente a nora perfeita para seus pais ― caso tivesse origem coreana também. Para poder continuar saindo com quem quiser, Frank começa um namoro de mentira com Joy Song, filha de um casal de amigos da família, que está passando pelo mesmo problema. Parece o plano perfeito, mas logo Frank vai perceber que talvez não entenda o amor ― e a si mesmo ― tão bem assim.




Resenha:

Frank é um adolescente coreano americano que está sob muita pressão. Seus pais imigrantes coreanos trabalham incessantemente, administrando uma loja de conveniência em um bairro predominantemente negro e latino-americano do sul da Califórnia, para o futuro de seus filhos. A irmã mais velha de Frank realizou os sonhos de seus pais - chegando a Harvard - mas quando ela se casou com um homem negro, ela foi deserdada. Frank sente falta de sua irmã e também teme um destino semelhante. É muito importante para os pais de Frank que ele namore uma garota coreana-americana. Mas, Frank gosta de uma garota inteligente de sua classe chamada Brit Means. Há apenas um problema: ela é branca. Então, Frank traça um plano com uma amiga de infância, Joy Song, que é coreana e também tem uma situação semelhante à dele, já que ela está secretamente namorando uma colega de escola. O plano é simples: finja namorar um com o outro na frente dos pais para mantê-los felizes, mas depois namore quem eles querem assim que estiverem fora de vista dos pais. No entanto, depois de conseguir com sucesso seu esquema de namoro falso, Frank começa a se perguntar se ele realmente entende o amor ou mesmo a si mesmo.
"Sinto como se não pertencesse a lugar nenhum, e todo dia é como se eu vivesse exilado num planetinha esquisito só meu."
A família e a identidade racial estão no cerne deste livro. Explora a dinâmica familiar com pais e filhos sendo criados em diferentes continentes, além de mostrar uma luta de barreiras linguísticas entre as diferentes gerações. Frank não tem certeza de sua identidade, pois nunca poderia ser considerado "a maioria", porque a cor de sua pele, apesar de ter crescido nos Estados Unidos por toda a vida. Ele se esforça para ver o significado de apenas se manter dentro da comunidade coreana quando sabe que há muita coisa no mundo. A etnia é uma parte essencial do que o separa de todos os outros e ele nunca se encaixa nos dois lados do espectro coreano-americano, como se ele parecesse coreano, ele mal consegue falar. Ao longo do livro, você pode vê-lo questionando se abraçar sua herança provaria um benefício apenas para que ele pudesse atender às expectativas de todos

Eu achei Frank hilário. Adorei seus comentários profundos, porém extravagantes, sobre a vida e as situações em que ele se encontrava. O relacionamento dele com Q, seu melhor amigo é incrível, queria ter um amigo assim. Além disso, o relacionamento de Frank com seus pais foi realista. Pude entender o constrangimento na maneira como ele falava com eles, bem como o desejo de ser aceito e amado por eles. Também gostei de como ele estava com nojo do racismo de seus pais, mas ele não zombou deles nem os degradou; em vez disso, tentou amorosamente mostrar a eles como eles estavam errados em seus pensamentos. 

A adolescência é um momento difícil, especialmente se alguém está lutando com duas identidades culturais diferentes. E eu acho que essa é a chave para entender este livro, que é sobre um jovem tentando descobrir quem ele é como pessoa, quem ele quer ser e quem ele quer amar. 

David Yoon foi além para nos trazer um romance adolescente cativante com um novo ponto de vista cultural. Ver o amor através dos olhos de um adolescente nascido na Coréia do Sul é uma surpresa inesperada e é um livro que faz você rir, chorar lágrimas de alegria e tristeza, faz o coração apertar e dá uma versão mais realista do amor hoje em dia.

Portanto, se você estiver no ensino médio, na faculdade ou ainda tentando descobrir quem você é e deseja ser, este livro é um ótimo lembrete de que você não está sozinho e que é uma jornada que todos nós iremos passar. Além disso, o racismo nunca é uma coisa boa, e prejudica e destrói relacionamentos como nada, então seja gentil com todos ao seu redor e reconheça que somos todos humanos e merecedores de amor, respeito e igualdade de tratamento.

Frank e o Amor é uma história de amadurecimento que mostra como as tradições familiares e os primeiros amores podem moldar uma pessoa. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS