18.1.21

[Resenha #1716] A Nuvem - Neal Shusterman @editoraseguinte


A Nuvem

Neal Shusterman

ISBN-13: 9788555340543

ISBN-10: 8555340543

Ano: 2018 / Páginas: 496

Editora: Seguinte

Skoob

Classificação: 4 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade.Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?


Resenha:

Um ano atrás, Citra e Rowan se separaram para seguir caminhos totalmente diferentes. Por um lado, Citra se tornou a ceifeira Anastasia, que decide desafiar toda a Foice com suas ideias. Por outro lado, Rowan assume o papel de um vigilante para acabar com a vida de todos aqueles ceifeiros com almas corruptas. Mais antes do que se espera, seus caminhos se unirão novamente em um momento em que a Foice está dividida entre duas vertentes e todos terão que se posicionar de um lado ou do outro. Pode-se dizer que Citra e Rowan continuam a ser o foco central do romance, embora seja verdade que uma série de novos personagens são introduzidos e assumem grande destaque e também importância na trama. 

Todos os personagens, especialmente os dois que acabei de mencionar, têm uma profundidade surpreendente que é perfeitamente palpável nas páginas. Se já fiquei surpresa com a evolução que eles tiveram na primeira parte, vocês podem imaginar o quanto gostei que eles continuassem a mudar e amadurecer na Nimbo. Meu favorito ainda é Rowan, simplesmente porque acho muito interessante o curso que ele está fazendo e a maneira como o autor desenvolve sua moral questionável. Na minha opinião, é o que mais evolui e também o que me parece crível. Adorei os capítulos contados do seu ponto de vista e explorando em primeira pessoa, esse novo papel que ele desempenha com suas motivações e formas de atuação. Já Citra deixou de ser aquela adolescente que conhecíamos para se tornar a ceifeira Anastasia que, apesar de tudo, continua defendendo os mesmos princípios de humanidade e compaixão. Acho que também teve uma evolução muito grande e foi muito gratificante ver mudanças graduais nela conforme as páginas avançavam. 

''Aqueles que seguram as tochas são os que lançam as maiores sombras.''

"Estamos vivendo tempos de crise, Anastásia. Há muita violência acontecendo. Sinto falta dos dias simples e tranquilos em que os ceifadores não tinham nada a temer além das lâminas afiadas da consciência. Agora, há inimigos entre os inimigos.''

Embora no início de cada capítulo do livro anterior houvesse fragmentos de diários de ceifeiros, nessa continuação somos apresentados a pequenos fragmentos da perspectiva desta inteligência artificial e que ajudam a contextualizar e, sobretudo, para saber mais detalhes deste mundo e de seu passado. Isso foi algo que eu realmente gostei porque muitos desses fragmentos são bastante intrigantes e contêm muitas informações relevantes que ajudam a expandir o mundo sem sobrecarregar em nenhum momento. Este livro começa um tanto lento, mas depois melhora muito para se tornar quase frenético e o leitor não conseguir parar de ler.

As subtramas são magistralmente entrelaçadas até chegar a um trecho final que é ininterrupto e que eu não poderia deixar de me sentir totalmente presa à trama. Em relação à construção de mundos, já me parecia impressionante na primeira parte e a verdade é que com esta segunda fiquei sem palavras. 

Fiquei fascinada com a escrita de Neal Shusterman, uma escrita muito direta que torna a leitura muito mais rápida. Reflexões sobre vida e morte, moralidade e muitos outros temas para dar um toque de maturidade à história. Finalmente, o final estava cheio de reviravoltas na trama, surpresas, traições e um evento ininterrupto que me manteve na ponta da cadeira até eu terminar. Já quero começar a ler a terceira parte. 

A Nuvem conseguiu manter o nível do livro anterior onde se aprofunda no mundo dando-nos uma visão mais detalhada da Foice, dos personagens e da própria Nimbus. Com personagens que te conquistam entramos em uma história cheia de sangue, ação, intriga e reflexões sobre a moralidade da humanidade. Recomendo a todos.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS