15.11.21

[Resenha #1788] Tudo bem não estar tudo bem - Megan Devine @sextante

Tudo bem não estar tudo bem

Megan Devine

ISBN-13: 9786555642148

Ano: 2021 / Páginas: 240

Editora: Sextante

Classificação: 4 estrelas

Skoob

Compre: Amazon

Sinopse: Depois de vivenciar o luto como terapeuta e, sobretudo, com a morte de seu companheiro, Megan Devine se tornou uma voz expressiva para desconstruir a cobrança de “voltar à vida normal” após a perda de um ente querido. Muitas pessoas que sofreram uma grande perda se sentem julgadas, ignoradas ou incompreendidas por uma cultura que tenta “resolver” o luto e “curar” uma dor que não pode ser remediada. Em Tudo bem não estar tudo bem, Megan nos convida a construir a melhor vida possível – uma vida que comporte a dor e a saudade, que não tente negar o vazio deixado pela perda. Com uma rara honestidade, este livro se tornou referência no apoio às pessoas enlutadas. Sem romantizar esse momento tão doloroso, ele apresenta histórias reais, depoimentos, estudos, pesquisas e orientações práticas sobre como cuidar do corpo, da mente e do coração durante o processo do luto. A partir dessa nova perspectiva, você vai aprender a dar pequenos passos para reconstruir seu mundo, respeitando seu tempo, ignorando conselhos ineficazes e honrando o amor daquele que se foi.


Resenha:

Não há nada de errado com o luto - essa é a mensagem principal embutida no livro de Megan Devine, Está tudo bem não estar bem. Encontrando o luto e a perda em uma cultura que não compreende. Esta mensagem é muito necessária em nossa cultura, onde o luto é muitas vezes visto como um problema a ser resolvido dentro de um determinado período de tempo, ao invés do que é: uma resposta normal e saudável para uma perda profunda e uma transição que não tem definição de tempo ou caminho único. Devine escreveu seu livro depois de ver seu amado parceiro de vida se afogar. Essa experiência pessoal de grande perda levou Devine a uma compreensão mais profunda e clara do luto, não como algo a ser superado, mas sim como algo que nos convida a viver na realidade da perda, construindo uma nova vida dentro da perda e ao lado de nossos sentimentos de luto. 

O livro é bem escrito - algo que sempre aprecio - e também bem organizado, cheio de ideias e conselhos práticos como dicas práticas e de autocuidado para controlar o estresse e a ansiedade e melhorar o sono durante o período de luto, incluindo também informações sobre os porquês dos sintomas comuns relacionados ao luto, como dificuldade de concentração, alterações de peso e muito mais - algo que nunca vi em um livro sobre luto. 

Este livro contém a sabedoria que ela adquiriu após dez anos de sofrimento; tentar descobrir por que tanto de nossa reação cultural à morte e ao luto não só não ajuda, mas na verdade magoa e faz mal aos enlutados. Este livro trata com grande bondade e empatia a todos, tanto os enlutados quanto os amigos perdidos e muitas vezes sem noção que gostariam de ajudar, mas não sabem como. Ajuda a pessoa aflita a enfrentar as tentativas bem-intencionadas e indica que a morte não tem solução. Você não "segue em frente" após a morte de alguém importante e insubstituível. Você apenas continua se movendo. Ele também contém alguns conselhos realmente úteis sobre como lidar com os problemas cognitivos apresentados pelo luto, quando o cérebro de uma pessoa está ocupado tentando reorganizar um mundo que não faz mais sentido e lidando com a ansiedade muitas vezes paralisante que se segue a uma perda.

Eu recomendo fortemente esse livro para qualquer pessoa que esteja ou já esteve de luto. Não é uma leitura fácil, pois toca todos os pontos doloridos, sensível, e chorei muito. E também recomendo esse livro a todos, porque em algum momento você ou alguém que você ama ficará enlutado, e vale a pena conhecer as informações deste livro com antecedência. Não vai ajudar com a dor, mas vai ajudar a cuidar de você ou de outra pessoa.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS