7.12.21

[Resenha #1799] Desconstruindo a ansiedade - Judson Brewer @sextante

Desconstruindo a ansiedade

Ph.D. Judson Brewer

ISBN-13: 9786555642506

Ano: 2021 / Páginas: 256

Editora: Sextante

Skoob

Classificação: 4 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: Psiquiatra e professor da Universidade Brown, o neurocientista Judson Brewer sintetiza 20 anos de pesquisa em um livro que apresenta soluções testadas e aprovadas por milhares de pacientes. Quando falamos em ansiedade, muitos de nós logo imaginamos algo entre um desconforto leve e, no outro extremo, ataques de pânico. O dr. Brewer vai além, ao afirmar que a ansiedade leva a comportamentos viciantes e a maus hábitos – como comer demais sem apetite, procrastinar, beber para relaxar e passar horas nas redes sociais. Para complicar, ela habita uma região do cérebro que resiste à racionalidade. Baseado em evidências científicas, o dr. Brewer nos ensina a identificar os gatilhos da ansiedade, neutralizá-los e substituí-los por comportamentos que trazem bem-estar. Simples e engenhosas, as soluções deste livro já ajudaram atletas olímpicos, políticos e empresários. Com esse método, você também vai descobrir como se sentir melhor – não importa quanto esteja ansioso.



Resenha:

Este é um bom livro para quem procura quebrar o ciclo da ansiedade, mas também para quem procura mudar os seus hábitos ou estilo de vida. Como a ansiedade resulta em muitos hábitos enraizados que, embora possam ter proporcionado algum alívio em um ponto, são prejudiciais ao nosso bem-estar, este livro enfoca muitas maneiras de mudar hábitos com sucesso.



O Dr. Brewer mostra como usar a atenção plena para reconhecer seus gatilhos de ansiedade e sua reação. Este não é um livro com muita meditação, embora ele descreva os benefícios da meditação e sua experiência com ela. Em vez disso, ele o incentiva a estar atento ao que está fazendo: pense nas coisas que você fez antes e esteja ciente do que está fazendo no seu dia a dia para que possa reconhecer quando está fazendo isso em tempo real . Frequentemente, fazemos as coisas sem pensar e, quando estamos no piloto automático, não somos capazes de mudar nossos hábitos ruins que estão, na verdade, reforçando nossa ansiedade.

O livro está dividido em 3 partes. A primeira parte trata mais diretamente da própria ansiedade. Ele tem uma atividade para listar seus gatilhos, o comportamento padrão e o resultado. Parece um exercício simples, mas tive problemas com isso. Não consegui pensar em muitos quando o fiz inicialmente. Acredito que ele diga que é um exercício para continuar fazendo e, com o passar dos dias, fui acrescentando mais à minha lista. 

As partes dois e três enfocam mais a mudança de hábito. Todos nós construímos hábitos que não nos servem mais e, em muitos casos, pioram nossa ansiedade. O Dr. Brewer examina a ciência de como os hábitos são formados, o que ajuda a explicar por que seus métodos funcionam. A parte dois mostra como seu cérebro reavalia constantemente o valor de cada ação e como você pode usar isso para quebrar seus hábitos. Quando você está atento ao que está fazendo, pode saber quais são as reais consequências de seus maus hábitos. Seu cérebro atualizará seu valor de recompensa.



Na parte três, ele se concentra em estratégias para mudar seu comportamento. Embora muitas estratégias populares se concentrem na substituição de hábitos (por exemplo, comer doces em vez de fumar um cigarro), o Dr. Brewer não recomenda isso. Substituir um hábito por outro muitas vezes tem o mesmo resultado que o antigo hábito. Em vez disso, ele incentiva a curiosidade. Ele também fornece métodos para ajudar na sua atenção plena, incluindo o método RAIN e a mediação.


Uma vez que a atenção plena é a chave para todas as etapas, treinar o cérebro para se tornar mais consciente é uma etapa importante do processo. É por isso que a meditação - que é efetivamente um treinamento de atenção plena para o cérebro - se mostrou tão eficaz na redução da ansiedade. Mas devemos lembrar que não podemos simplesmente praticar a meditação e esperar que nossos medos desapareçam - também devemos ter a motivação para vencê-los e devemos buscar situações desafiadoras como testes a serem superados. Só então podemos reconectar nossos cérebros para remover o medo de uma vez por todas.

"Desconstruindo a ansiedade" nos dá as ferramentas para trabalhar com nosso cérebro, em vez de sentir constantemente como se estivéssemos lutando contra nós mesmos. Recomendo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS