15.2.22

[Resenha #1815] O Livro da mitologia nórdica - John Lindow @Editora_Vozes

O Livro da mitologia nórdica

John Lindow

ISBN-13: 9788532660114

Ano: 2019 / Páginas: 480

Editora: Vozes

skoob

Classificação: 4 estrelas

Compre: Amazon

sinopse: Quando em uma conversa nós usamos a palavra “mito” nos referimos geralmente a algo que não é verdade. Quando historiadores da religião usam o termo, eles costumam se referir a uma representação do sagrado em palavras. Quando antropólogos o usam, eles muitas vezes se referem a narrativas que contam sobre a formação de alguma instituição social ou algum costume. Contudo, nenhuma das definições está diretamente relacionada aos personagens e estórias tratados neste livro. De modo geral, é esperado que o mito apresente eventos importantes que aconteceram no início dos tempos e ajudaram a dar forma ao mundo. E de fato, a mitologia escandinava possui sequências que relatam sobre a origem do cosmos e dos seres humanos. Sequências estas que serão tratadas neste livro.


Resenha:

Nesta introdução abrangente à mitologia da Escandinávia, o autor John Lindow descreve as origens pagãs da Escandinávia, a interação entre os vikings e outros europeus e o conceito de tempo na mitologia nórdica e fornece um dicionário de divindades, temas e conceitos. Com 200 entradas de até quatro páginas cada, o dicionário inclui tanto personagens conhecidos como Thor e figuras menores como Gleipnir. Ele também inclui outras referências sobre Viking e Escandinávia medieval, arqueologia, etimologia, a conversão da Islândia, e muito mais.





O livro começa com uma longa introdução seguida de um capítulo sobre o conceito de tempo na mitologia nórdica, Lindow apresenta uma visão geral da história, literatura, língua e cultura da Escandinávia. De longe, o capítulo mais longo é o de dicionário "Divindades, Temas e Conceitos". Mais de 200 entradas variam de um parágrafo a quatro páginas. As entradas para figuras e conceitos conhecidos como "Thor" e "Valholl" (Valhalla) recebem a maior discussão, mas figuras e conceitos menos conhecidos como "Hod" (o filho cego de Odin) e "Jotunheimar" (o mundo de gigantes) também estão listados. Cada entrada contém uma breve descrição ou definição seguida por um relato mais detalhado. A maioria das entradas tem também referências, e todas, exceto as mais curtas, incluem uma lista de "Referências e Leituras Adicionais". Várias entradas incluem fotografias de relíquias.

O quarto e último capítulo examina algumas fontes impressas e não impressas e tem a intenção de "dar ao leitor uma visão geral de importantes materiais de base, bem como recursos impressos pertencentes mais geralmente à própria mitologia". Uma discussão de fontes primárias está incluída, particularmente importante porque o campo da mitologia escandinava tem relativamente poucos materiais.







Tenho que dizer que foi uma leitura difícil, pois este não é um livro típico de histórias de mitologia. Esta é uma visão acadêmica sobre a compreensão de toda a mitologia nórdica e, como tal, é inestimável para aqueles que desejam uma compreensão mais profunda. Este é um livro de referência útil para procurar termos de mitos escandinavos. Cada entrada também inclui onde no folclore a divindade/lugar/termo é mencionado para que você possa procurar as histórias por conta própria.

"O Livro da mitologia nórdica" foi concisa, mas esclarecedora. Gostei particularmente do segundo capítulo. Não foi uma perspectiva que eu tinha visto antes e me deu muito o que pensar. Este livro é um verdadeiro guia, mais do que indispensável para quem se interessa pelo mito nórdico. Recomendo. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS