23.5.22

[Resenha #1848] História da Bruxaria - Jeffrey B. Russell, Brooks Alexander @editoraaleph @editoragoya

História da Bruxaria

Jeffrey B. Russell, Brooks Alexander

ISBN-13: 9788576574422

Ano: 2019 / Páginas: 280

Editora: Goya

Skoob

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon / Editora Aleph

sinopse: Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. As bruxas são um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva. Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. História da Bruxaria é o mais abrangente estudo sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspectivas. Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea.


Resenha:

A figura da bruxa foi extremamente estereotipada pelo cristianismo e ao longo dos séculos, mulheres foram julgadas, torturadas e mortas por católicos e protestantes, causando dessa forma uma onda de terror que culminaria com a morte de milhares de pessoas. Hoje em dia, o apelo cultural não perdeu a sua potência, por conta dos meios de comunicação, o cinema e a música, e também como uma religião de alcance global, com seu próprio dogma e instituições espalhados ao redor do mundo. 

Este livro escrito pelos historiadores Jeffrey B. Russel e Brooks Alexander, derrubam os principais mitos que cercam este universo e revela como a bruxaria se transformou até chegar aos dias atuais. Iremos ver que até aquelas mulheres que praticavam, atividades banais, como cultivar ervas e raízes, e que faziam suas orações foram vistas como bruxas. Este livro fala também do apagamento dos cultos ao Sagrado Feminino, as mulheres foram sendo não só inferiorizadas, mas sobretudo atacadas. Este riquíssimo livro nos brinda com uma extensa pesquisa, além de mais de 100 ilustrações (entre pinturas, gravuras e fotografias) e dezenas de referências bibliográficas. 

Tem capítulos dedicados à “caça às bruxas” trazem uma rica discussão sobre a ascensão dos julgamentos e condenações feitas na Inglaterra e nos Estados Unidos e o posterior declínio da prática. Por fim, a obra se dedica aos movimentos contemporâneos, como a Wicca, os escritos de Gerald Gardner e entre outros.

Aqueles que buscam o conhecimento da história sobre este tema não ficarão desapontados. Este livro não é de forma alguma uma leitura leve. Cada página está repleta de informações históricas que obviamente foram pesquisadas minuciosamente. Eles fizeram um bom trabalho ao apresentar muita informação e muito pouca opinião, mas o estilo de escrita fluiu bem e não teve uma sensação maçante de 'livro-texto', por assim dizer. Além disso, a história apresentada é mais do que fatos históricos, datas e nomes. 

Houve algumas surpresas para mim ao longo do livro, também. Existem certos aspectos da feitiçaria moderna que foram um pouco distorcidos, especialmente na apresentação comum da Wicca, e o autor se dispôs a apresentar os fatos disponíveis, raramente fazendo afirmações amplas. É claro que o autor não tinha a intenção de tentar 'desencantar' a religião, pois eles também incluem muitos fatos interessantes e quase cativantes sobre o desenvolvimento da Wicca que não são comumente mencionados. Em última análise, o leitor é deixado para tomar as informações disponíveis e tirar suas próprias conclusões. 

Por tanto tempo, as bruxas e a prática foram tratadas à total margem da História e ainda hoje são vistas sob olhares incertos da sociedade. Com este livro, é chegada a hora de descobrir a verdade que existe além do estereótipo. Todos deveriam ler este livro.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS