7.6.22

[Resenha #1851] Wicca Essencial - Estelle Daniels, Paul Tuitéan @grupopensamento

Wicca Essencial

Estelle Daniels, Paul Tuitéan

ISBN-13: 9788531521676

Ano: 2021 / Páginas: 608

Editora: Pensamento

Skoob

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon / Grupo Pensamento

Sinopse: Nesta obra, Estelle Daniels e Paul Tuitéan descrevem as tradições e práticas, tanto do coven wiccaniano como do praticante solitário. É um dos raros livros que identifica corretamente os pentagramas de invocação e banimento; traz ensinamentos sobre a configuração de escudos de energia contra-ataques psíquicos, além de mostrar os perigos de algumas formas de adivinhação. Na realidade, Wicca Essencial são três livros em um só: uma introdução geral à Wicca que apresenta as crenças e valores que os wiccanianos professam e descreve festivais, reuniões, datas comemorativas e ritos de passagem; um guia abrangente sobre a religião e a prática da Wicca com informações detalhadas sobre como o coven funciona como comunidade, como e por que começar um coven, escolher os membros, criar círculos e realizar rituais, e uma obra de referência a termos, ideias e conceitos encontrados na Wicca, constituindo um glossário ilustrado com mais de 200 termos wiccanianos e metafísicos. Obra ideal tanto para o principiante nessa arte como também para qualquer praticante experiente.


Resenha:

Logo no começo do livro, os autores já mostram para o leitor o que não é wicca, assim expõem coisas que muitas vezes são associadas com a wicca e que na realidade não tem nada haver. Depois, os autores falam o que é a wicca.





A Wicca é uma religião criada na Europa Ocidental. Quem pratica Wicca são pessoas boas e prezam pela vida de outros, gostam de ajudar e viver em harmonia. E diferente do que muitos pensam, a base desta religião é a magia de cura e ela deve ser utilizada para o bem. Eles acreditam na cura por meio da natureza e dos animais e acreditam na igualdade de gênero entre homens e mulheres, fazendo com que todos sejam visto da mesma forma. As Deusas são representadas pelo princípio feminino e os Deuses, pelo masculino.

A palavra "wicca" era um termo do inglês antigo para a atual "witch" (bruxa) e tem sua origem numa palavra das antigas línguas proto-germânicas, "wik", que significa "girar, dobrar, moldar ou transformar". Ou seja, bruxas são moldadores, transformadores e gira a roda da vida, e esse é um dos mistérios da Deusa que despertam ao adentrar o caminho.




É contado uma breve história da Wicca, desde 1939 e 1951 até a Wicca moderna. Fala também sobre a Lei Tríplice. Atenção para não prejudicar ninguém, pois “tudo o que você fizer retornará em triplo”. Então, para as bruxas Wicca, não somente todos os seus atos voltam para si, mas, em triplo. E ''Podes fazer o que fizeres, desde que não prejudiques ninguém.'' Este é o conselho wiccaniano considerado o principal dogma da Wicca. É um código moral simples e benevolente.

Os rituais da Wicca são celebrações dos ciclos da natureza. São 8 sabbaths, que compõem a chamada roda do ano e 13 esbaths, ou rituais de lua cheia. Os sabbaths são os festivais que celebram o mito da roda do ano. São eles: os equinócios e os solstícios, que marcam a trajetória do sol pelo céu. E os outros quatro ocorrem em datas fixadas exatamente em meses intermediários aos primeiros, e celebram o ciclo agrícola da terra, marcando a semeadura, o plantio e a colheita. Os nomes dos sabbaths podem variar de acordo com a Tradição. Os Esbaths são treze, porque, no ano, existem treze luas cheias. Como nosso calendário é solar, com doze meses, acontece haver duas luas cheias em um só mês. Mas, no calendário lunar, que foi o primeiro utilizado pelos humanos, isso não ocorre, pois é dividido evidentemente de acordo com o ciclo da lua, treze meses de 28 dias. Os esbaths celebram a Deusa em seu aspecto lunar. Mas, diferente dos sabbaths, eles mudam constantemente: a temática dos esbaths varia de acordo com o coven ou indivíduo que o realiza.

Para a Wicca, os poderes mágicos estão latentes em todas as pessoas. São os poderes naturais, embora misteriosos, da mente interior. O que a bruxaria faz é providenciar uma atmosfera na qual esses poderes possam manifestar-se exatamente através dos ritos mágicos e de toda a gama de símbolos contidos neles. 

A máxima na Wicca diz que a magia é a arte de transformar a consciência pela vontade, e que um feitiço é um ato simbólico realizado em um estado alterado de consciência, a fim de gerar a mudança desejada. Fazer um feitiço é projetar energia através de um símbolo. A prática da magia também exige o desenvolvimento daquilo que é conhecido como disposição mágica: honestidade, autodisciplina, dedicação e convicção. Pois, para praticar a magia, a pessoa precisa acreditar basicamente em sua capacidade de fazer as coisas e em provocar que coisas aconteçam.

Os praticantes da religião dispõem do Livro das Sombras, uma espécie de diário com registros das jornadas espirituais, sonhos ou novas magias. É um objeto exclusivamente pessoal.




Iremos também ver nessa obra sobre a regra de ouro, reencarnação a organização dos grupos, que são os covens, sobre o uso de círculos sagrados, pentagramas, instrumentos sagrados em rituais, rituais de proteção, cura, purificação, exercícios de meditação, respiração, encantamentos, tarot e muito mais. Já na parte final do livro tem um glossário completo de A a Z com os termos que são ligados a wicca.

Wicca Essencial é uma livro extremamente completo, numa edição de luxo em capa dura, aquele tipo de livro que deveria ter em toda biblioteca pessoal, e é um livro lindo que apresenta uma filosofia muito incrível de conexão com a natureza e com o mundo espiritual. Recomendo.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS