14.7.22

[Resenha #1860] A Vida Simbólica - Vol. 18/1 - C.G. Jung @Editora_Vozes


A Vida Simbólica

Vol. 18/1

Carl Gustav Jung

ISBN-13: 9788532619419

Ano: 2011 / Páginas: 488

Editora: Vozes

Skoob

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: Este livro apresenta as conferências pronunciadas pelo mestre em Londres, em 1935, perante um auditório de 200 médicos "Tavistock Lectures". Nessas conferências o mestre suíço apresenta os fundamentos de sua teoria psicanalítica. Noutra parte deste volume encontramos um estudo com a concepção junguiana dos símbolos e outro sobre a interpretação dos sonhos. Há também um estudo sobre o ocultismo e os fenômenos espíritas; um amplo estudo sobre a psicogênese das doenças mentais e um parecer crítico sobre a teoria e a obra freudianas.

Resenha:

Jung sempre trabalhou a partir da sua intuição. Desde cedo, com seus sonhos e seu isolamento, demonstrava um profundo desejo de compreender-se e à Humanidade. Sua vasta obra de valor inestimável e sua própria vida evidenciam a sua busca pelo seu “eu”, ou como ele chamava, a sua individuação. E os símbolos, são resultado da produção espontânea do inconsciente. E se a gente falar do inconsciente coletivo, esses aparecem nos mitos de todos os povos do mundo. Já o inconsciente pessoal, os símbolos expressam por meio dos sonhos nos quais emergem, conteúdo do inconsciente coletivo. Assim, a linguagem simbólica faz parte da essência de todos nós, por isso, a vida simbólica torna-se o conceito chave da obra de Jung.




Nesse livro, vemos como os símbolos agem no inconsciente das pessoas e deixa muito claro que a função dos símbolos é permitir que a energia psíquica flua pelos canais mais adequados, tendo assim uma vida psíquica bem mais saudável e esse é um dos fatores mais importante da vida simbólica. 

"Chamamos símbolo um conceito, uma figura ou um nome que nos podemos ser conhecidos em sim, mas cujo conteúdo, emprego ou serventia são específicos ou estranhos, indicando um sentido oculto, obscuro e desconhecido"

Jung diz que o homem necessita da vida simbólica porque ela faz com que ele possa suportar a vicissitudes da vida, já que a vida simbólica faz com a vida tenha significado e tira o sentimento de insignificância que o homem moderno tem.

"A pessoa humana precisa de vida simbólica. E precisa com urgência. Nós vivemos coisas banais, comuns, racionais e irracionais[...] Mas não temos vida simbólica. [...] temos necessidade premente dela. Somente a vida simbólica pode expressar a necessidade da alma- a necessidade diária da alma, bem entendido. E pelo fato de as pessoas não terem isso, não conseguem sair dessa roda viva, dessa vida assustadora, maçante e banal onde são: “nada mais do que”."

Este livro também é apresenta as conferências proferidas por Jung, na Clínica Tavistock, em Londres em 193, perante um auditório de 200 médicos. Nessas conferências, Jung apresenta os fundamentos de sua teoria psicanalítica. Há também um estudo com a concepção junguiana sobre a interpretação dos sonhos, sobre o ocultismo e os fenômenos espíritas; um amplo estudo sobre a psicogênese das doenças mentais e um parecer crítico sobre a teoria e a obra freudianas. Um livro riquíssimo em conteúdo. Recomendo à todos os interessados.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS