4.10.12

[Resenha #101] Vítimas do Silêncio de Janethe Fontes

Vítimas do Silêncio
Autor(a): Janethe Fontes
Editora: Baraúna
Páginas: 307
Lançamento: 2008
Classificação: 3 estrelas

Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais...
... Um caso de abuso sexual ...
... Uma tentativa de fuga ...
... Um novo crime e ameaças ...
... O reencontro com o inimigo ...
Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica,
um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.
Resenha:
A história começa a ser contata em 1988, Margarida ou Guida como costuma ser chamada, é uma garota de 17 anos, que mora com sua mãe, irmã e padrasto. Ela é violentada sexualmente pelo padrasto, e após esses contantes abusos sofridos ela decide ir embora de casa e buscar abrigo na casa dos tios em Gramado, no Rio Grande do Sul. Ela deixa sua casa, sem dizer o real motivo para sua mãe, por medo de revelar o tipo de homem que sua mãe casou após a morte de seu pai.

Violência sexual contra mulheres é o tema do livro. Guida tenta recontruir sua vida, mas as terríveis lembraças do abuso sofrido ainda permanecem em sua mente.

Em Gramado, seus tios a acolhem com todo o carinho. Depois de algum tempo, Guida acaba se apaixonando pelo primo Marcos, que é noivo, e este é um sentimento que é reciproco. Mesmo não querendo se envolver com ninguém, Guida acaba se entregando para Marcos em uma noite que eles ficaram sozinhos em casa, mas depois os pais dele descobrem e o mandam para Londres, onde sua noiva está.

No dia seguinte, chegam de surpresa sua mãe e sua irmã. Sua mãe conta que se separou de Carlos, para a felicidade de Guida.
Marcos deixou uma carta para Guida, se despedindo e dizendo o quanto a ama, mas que infelizmente não pode fazer nada a não ser fazer o que seus pais querem, que é ficar com sua noiva.

Depois de dois meses Guida se vê grávida e para piorar tudo sua mãe resolve perdoar o marido e volta para ele e este volta a atormentá-la. Já na primeira noite, seu padrasto vem ao seu quarto para ameaça-la e tentar abusar dela novamente. Guida foge para São Paulo.

Com pouco dinheiro que conseguiu de uma venda de uma jóia de familia, ela se instala em uma pensão modesta e passa a procurar por um emprego, mas vai ser uma batalha já que ela era muito jovem e teve que interromper os seus estudos. Depois de meses, acha um, de acompanhante de Willian, um jovem de 25 anos, que após um acidente ficou paraplégico e agora está em uma cadeira de rodas e necessita de cuidados.

Surge uma grande amizade entre Guida e William, pois ambos se entendem. Depois de algum tempo nasce seu filho, Fred, e William e sua família a ajudam a cuidar dele.

O sonho de Guida é se tornar uma advogada para defender mulheres que passaram pela mesma situação que ela. Com a ajuda da família de Willian, ela volta a estudar e entra na faculdade de direito.
Assim, ela conseguiu se formar e passar na OAB. Depois ela é chamada para trabalhar no escritório de advocacia do pais de William. 
Feliz da vida, depois de tanto sofrimendo, imagina agora que encontrou finalmente o caminho para a felicidade. Mas, a sombra de seu passado volta a atormentá-la e a fazer mais uma vítima. Ela vê que só há uma saída que é a de encontrar o criminoso e fazer justiça.
Ela vai ter que enfrentar seus medos e talvez assim a paz retorne a ela.

Janethe escreveu um livro para denunciar essa realidade dura que é a violência sexual contra a mulher, e mostrar que a cada dia aumenta os casos de meninas e mulheres vítimas de abusos. E muitas mulheres se calam, por medo e muita vergonha, e se sentem ameaçadas, porque muitas vezes quem comete essas atrocidades são pessoas próximas, até mesmo da família. Isso serve de alerta para que esse mal seja combatido.

Mesmo o livro tratando de um assunto tão sério quanto é a violência sexual, este traz lições de vida incríveis como a superação, a luta por justiça, a amizade, concretização de sonhos. É uma verdadeira lição de vida.

A leitura do livro flui muito rapidamente, você fica instigado, quer saber o que acontecerá com Guida, e não vai largar o livro até o final. Com certeza é um livro que recomendo para leitura.

O livro já está em sua segunda edição, a primeira foi lançada pela Editora Universo dos Livros e sua segunda edição pela Editora Baraúna com uma capa muito bonita.

26 comentários

  1. Nossa que livro lindo. A história da Guida é muito emocionante, e ainda tem o fato dela encontrar pessoas legais como o William que a lhe ajudou.

    Cê pode me informar qual é o nome da primeira edição? Quero muito esse livro.

    Beijinhos, Alicia.

    ResponderExcluir
  2. Resenha maravilhosa!! Adoro leituras que fluem facilmente, hehe, quem não gosta?
    Parabéns, adorei o que li!

    XX
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, primeira visitinha ao seu blog. Super legal adorei! Ainda não conhecia esse livro. Embora ja tenha lido alguns da editora. Super bacana,ótima dica! BJs

    MauMau
    me visita?
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com.br/2012/10/divulgacoes.html

    ResponderExcluir
  4. Também gostei do livro, passa muitas lições importantes para o leitor! Lembro que quando estava lendo eu estava na fila do hospital para doar sangue kkkkk inesquecivel!
    Tenho a capa antiga, da Universo dos Livros que é sombria demais... essa nova edição ficou linda..
    Beijinhos

    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Realmente essa capa ficou bem melhor que a da edição da Editora Universo dos livros. A 1ª ficou muito pesada, agora a 2ª eles deixaram mais leve, por isso ficou melhor.

    Beijokas da Mylloka :*

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga! Que resenha! *-*

    O livro parece ser bem tocante e a capaé realmente muuuito bonita. Acho que daria a chance a leitura sim. Um super beijo!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já havia lido uma resenha desse livro antes, achei bem interessante e real a trama dele. Não gosto muito de livros do tipo, e nem a capa me conquistou, mas deve ter sido uma leitura agradável pra você pela nota.
    Parabéns pela resenha
    Beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Michele, faz tempo que eu quero ler este livro e uma pena que ainda não deu. Fico revoltada com este tema e o pior é que parece que na vida real a justiça não faz nada.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    O livro arece ser mto fofo hein!! Adorei, apesar de não gostar mto do livro que nos passa umas mensagens, tipo ajuto ajuda rsrsr

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei da capa, gostei da resenha. Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e todas, incluindo essa, elogiam o livro. O tema é tão atual e tão antigo ao mesmo tempo. a mulher sempre sofreu desses abusos. Vou procurar ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. O livro é lindo, tratando de um fato que infelizmente é comum, que é a violência sexual.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi... que resenha linda!
    Eu estou louca pra ler este livro, pois o tema abordado é bem raro, quase não vemos falar sobre violência sexual, é bom saber que esta sendo melhor divulgado o assunto.

    Beijokas

    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa linda e a resenha muito boa, não é um dos meus gêneros de leitura favorita mas trata de um caso que infelizmente é bastante comum, acho que pode ajudar muita gente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. A estória tem como pano de fundo um assunto muito grave, acredito ser um livro de leitura tensa e cheia de sentimento. Me interessei muito por este livro.

    ResponderExcluir
  15. fiquei emocionada só ao ler a resenha, me deu muita vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, cheguei a arrepiar só de ler a resenha, imagina então o livro.. Parece ser uma história intrigante.. fiquei doida pra ler agora! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é muito bom, aborda um tema que está cada vez mais presente na vida das pessoas e infelizmente na maioria das vezes não são descobertos e acabam sendo verdadeiras vítimas do silêncio.

    ResponderExcluir
  18. Um tema forte, polêmico, mas que não pode ficar escondido.. pelo que li em resenhas me parece ser muito bom, cheio de emoção e suspense.

    ResponderExcluir
  19. Coitada, alem de ser abusada ainda acontecem tantas coisas com ela!

    ResponderExcluir
  20. Òtima resenha !
    Fiquei com vontade de ler esse livro agora, a história me tocou !*--*
    Com certeza deve ser muito reflexivo, infelizmente, os estupros estão aumentando a cada dia mais, e é um assunto muito pouco abordado !
    Com certeza o livro deve ser ótimo !
    Beijoos :*
    - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  21. Adorei a capa e lendo seu post percebo que o assunto é pesado porém necessário para a sociedade.

    ResponderExcluir
  22. livro muito interessante, que aborda um assunto complexo... Em torno disso achei legal os outros aspectos que pela resenha dá para notar que o livro aborda!

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro.
    E pela capa (linda) nunca ia imaginar que esse livro trata de tema que é bem forte ainda né?
    Parece ser bem interessante mesmo.
    Lerei assim que tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  24. Amei a capa do livro, e sua resenha. A sinopse é bastante interessante. Quero ler esse livro *-*

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro, adorei a resenha! Me interessei muito por ele e a historia é muito linda.
    Beijinhos, Marca Provisória.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS