8.10.12

[Resenha #102] O Poder do Twitter de Joel Comm



O Poder do Twitter
Autor: Comm, Joel
Editora: Gente
Categoria: Administração / Administração Geral
ISBN.: 9788573126563
Número de Paginas : 267


Classificação: 4 estrelas
O que é e como funciona o Twitter? Como empresários, executivos, prestadores de serviços e profissionais em geral podem utilizar essa ferramenta nos seus negócios?
Este livro explica como incorporar o Twitter em suas estratégias de marketing. Ao longo do texto, o leitor:

• Conhecerá a origem desse site, seu desenvolvimento como instrumento de mídia social e seu potencial como ferramenta de marketing;
• Aprenderá a fazer seu perfil e a obter seguidores, em quantidade e qualidade;
• Saberá como divulgar sua marca, atrair novos clientes e ampliar suas vendas;
• Verá quais os possíveis tipos de tweets e como escrevê-los da melhor forma possível para que atendam aos seus objetivos;
• Aprenderá a gerenciar equipes virtuais.


Para melhor aproveitamento do Twitter, a obra oferece ainda um plano detalhado de 30 dias, desde a inscrição no site até seu uso nos negócios

Resenha:


O Twitter é um fenômeno mundial de dimensões grandiosas. Ele mudou a forma das pessoas se relacionarem e fazerem política. E mudou a forma das empresas se relacionarem com os clientes.

O poder do twitter é uma espécie de manual, que ensina desde como criar sua conta à estratégias para conseguir mais seguidores.

 O twitter surgiu numa empresa chamada Odeo, de propriedade de Ev Williams, um ex-funcionário do Google e criador do Blogger, e Biz Stone, criador de um dos primeiros sites para desenvolvimento de blogs. O objetivo da empresa era fazer para o áudio on-line o que o Google fez para o texto on-line: ser um mecanismo de busca para arquivos de áudio e vídeo. 


Mas a empresa enfrentava um problema sério: a maioria dos funcionários trabalhava em sua própria casa. Ninguém sabia exatamente quem estava fazendo o quê. Convocar uma reunião, então, era um inferno: era quase impossível encontrar as pessoas quando se precisava delas. Quem trouxe a solução foi Jack Dorsey, arquiteto de software da Odeo. Quando era criança, ele ficou fascinado com a maneira como os veículos de emergência eram despachados – a tecnologia que direciona polícia, bombeiros, motoristas de ambulância para os locais em que fossem mais necessários. Para isso, ele resolveu usar o SMS, tecnologia mais popular de envio de mensagens de celular. Ele cortou vinte caracteres do tamanho do texto, de forma que as mensagens pudessem identificar o emissor. Mas a grande diferença é que os SMS eram enviados não a uma pessoa, mas a todo um grupo: se uma funcionária da Odeo postava, todos os outros funcionários saberiam que ela estava almoçando, a caminho do escritório ou trabalhando em casa. Era um microblog: “a conversa ia de uma pessoa a outra com facilidade e rapidez. A conversa fluía como um rio e logo foi chamada de tweetstream (ou apenas “stream” ou “fluxo”)”, conta Shell Israel.

A empresa ia registrar o serviço como Stat.us, mas o domínio já tinha dono. Acabou virando TWTTR seguindo a moda de suprimir as vogais, iniciada pelo Flickr. Logo se transformaria no TWITTER. O serviço, que havia sido criado para uso apenas interno, foi se alastrando. Os funcionários não conseguiam resistir à tentação de compartilhar essa nova ferramenta com os amigos, e logo uma multidão estava no serviço.
Qualquer outra empresa demitiria os funcionários que compartilhassem um serviço que deveria ser apenas interno, mas a Odeo não viu problemas nisso e logo o Twitter seria o principal sucesso da empresa e o acesso era tão grande que provocava bugs no site. Em consequência, surgiu um ícone popular: a baleia de manutenção, criação da artista chinesa Yi Yung Lu.


E logo o twitter teria papel fundamental para as novas empresas, seja para o bem, seja para o mal.

O livro traz também bons exemplos, de empresas que estão se saindo bem usando o Twitter,e também que o Twitter é um ótimo veículo para pedir ajuda. Ele cita o caso, também relatado por Shel Israel, do estudante de jornalismo norte-americano que foi detido enquanto fotografava manifestações contra o governo do Egito. Uma única palavra (“Preso”) salvou-o da prisão. Uma rede internacional se uniu para pressionar por sua liberdade.

Um bom tweet de conversação também pode ser feito ao se twittar algum assunto controverso ou apenas escrevendo algo que despertará a curiosidade das pessoas. Ter uma conversação traz toda sorte de benefícios.
(pág. 117)

Excelente leitura para quem está começando a usar o Twitter e deseja tirar proveito dessa ferramenta a seu favor profissionalmente também.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS