
Autor: Comm, Joel
Editora: Gente
Categoria: Administração / Administração Geral
ISBN.: 9788573126563
Número de Paginas : 267
Classificação: 4 estrelas
O que é e como funciona o Twitter? Como empresários, executivos, prestadores de serviços e profissionais em geral podem utilizar essa ferramenta nos seus negócios?
Este livro explica como incorporar o Twitter em suas estratégias de marketing. Ao longo do texto, o leitor:
• Conhecerá a origem desse site, seu desenvolvimento como instrumento de mídia social e seu potencial como ferramenta de marketing;
• Aprenderá a fazer seu perfil e a obter seguidores, em quantidade e qualidade;
• Saberá como divulgar sua marca, atrair novos clientes e ampliar suas vendas;
• Verá quais os possíveis tipos de tweets e como escrevê-los da melhor forma possível para que atendam aos seus objetivos;
• Aprenderá a gerenciar equipes virtuais.
Para melhor aproveitamento do Twitter, a obra oferece ainda um plano detalhado de 30 dias, desde a inscrição no site até seu uso nos negócios
Resenha:
O Twitter é um fenômeno mundial de dimensões grandiosas. Ele mudou a forma das pessoas se relacionarem e fazerem política. E mudou a forma das empresas se relacionarem com os clientes.
O poder do twitter é uma espécie de manual, que ensina desde como criar sua conta à estratégias para conseguir mais seguidores.
O twitter surgiu numa empresa chamada Odeo, de propriedade de Ev Williams, um ex-funcionário do Google e criador do Blogger, e Biz Stone, criador de um dos primeiros sites para desenvolvimento de blogs. O objetivo da empresa era fazer para o áudio on-line o que o Google fez para o texto on-line: ser um mecanismo de busca para arquivos de áudio e vídeo.
Mas a empresa enfrentava um problema
sério: a maioria dos funcionários trabalhava em sua própria casa.
Ninguém sabia exatamente quem estava fazendo o quê. Convocar uma
reunião, então, era um inferno: era quase impossível encontrar as
pessoas quando se precisava delas. Quem trouxe a solução foi Jack
Dorsey, arquiteto de software da Odeo. Quando era criança, ele ficou
fascinado com a maneira como os veículos de emergência eram despachados –
a tecnologia que direciona polícia, bombeiros, motoristas de ambulância
para os locais em que fossem mais necessários. Para isso, ele resolveu
usar o SMS, tecnologia mais popular de envio de mensagens de celular.
Ele cortou vinte caracteres do tamanho do texto, de forma que as
mensagens pudessem identificar o emissor. Mas a grande diferença é que
os SMS eram enviados não a uma pessoa, mas a todo um grupo: se uma
funcionária da Odeo postava, todos os outros funcionários saberiam que
ela estava almoçando, a caminho do escritório ou trabalhando em casa.
Era um microblog: “a conversa ia de uma pessoa a outra com facilidade e
rapidez. A conversa fluía como um rio e logo foi chamada de tweetstream
(ou apenas “stream” ou “fluxo”)”, conta Shell Israel.
A empresa ia registrar o serviço como
Stat.us, mas o domínio já tinha dono. Acabou virando TWTTR seguindo a
moda de suprimir as vogais, iniciada pelo Flickr. Logo se transformaria
no TWITTER. O serviço, que havia sido criado para uso apenas interno,
foi se alastrando. Os funcionários não conseguiam resistir à tentação de
compartilhar essa nova ferramenta com os amigos, e logo uma multidão
estava no serviço.
Qualquer outra empresa demitiria os
funcionários que compartilhassem um serviço que deveria ser apenas
interno, mas a Odeo não viu problemas nisso e logo o Twitter seria o
principal sucesso da empresa e o acesso era tão grande que provocava
bugs no site. Em consequência, surgiu um ícone popular: a baleia de
manutenção, criação da artista chinesa Yi Yung Lu.
E logo o twitter teria papel fundamental
para as novas empresas, seja para o bem, seja para o mal.
O livro traz também bons exemplos, de
empresas que estão se saindo bem usando o Twitter,e também que o Twitter é
um ótimo veículo para pedir ajuda. Ele cita o caso, também relatado por
Shel Israel, do estudante de jornalismo norte-americano que foi detido
enquanto fotografava manifestações contra o governo do Egito. Uma única
palavra (“Preso”) salvou-o da prisão. Uma rede internacional se uniu
para pressionar por sua liberdade.
(pág. 117)
Excelente leitura para quem está começando a usar o Twitter e deseja
tirar proveito dessa ferramenta a seu favor profissionalmente também.
Nenhum comentário
Postar um comentário