5.2.13

[Resenha #123] Os 10 hábitos da memorização de Renato Alves @EditoraGente



Os 10 hábitos da memorização
Autor: Renato Alves
Número de Páginas: 120
ISBN: 9788573126228


Sinopse - Os 10 Hábitos da Memorização - Desenvolva uma Memória de Elefante - Renato Alves
É comum usarmos a expressão "memória de elefante" para definir pessoas dotadas de grande poder de recordação. De fato, no quesito memória, segundo especialistas, o elefante é reconhecido como a espécie de maior poder.

Embora nós, seres humanos, também tenhamos uma excelente memória, sempre vivemos as voltas com problemas de esquecimentos que muitas vezes resultam em sérios prejuízos. O autor desta obra, única na literatura sobre memorização, garante que não existe tarefa ou situação que não seja facilmente lembrada, a partir do instante em que aplicamos as suas orientações. Neste livro, o leitor aprenderá 10 poderosos hábitos da memorização que o ajudarão a desenvolver uma excelente memória e a nunca mais esquecer informações importantes.


Resenha:


Esse livro me chamou a atenção pelo fato que eu tenho uma certa dificuldade de memorização, e fiquei curiosa em aprender algumas técnicas para melhorar isso.

O livro nos fala que quando crianças nunca esquecemos o que aprendemos, e o ser humano aprende pela repetição. A criança repete o que os pais falam, o que os pais fazem, as músicas e os gestos. Mas na hora do estudo, a repetição para decorar o material didático não é a melhor fórmula. “Decoreba" funciona? Sim! mas não é a melhor estratégia, pois perde-se tempo e se esquece tudo depois.

“É possível acelerar em até dez vezes o aprendizado utilizando ferramentas simples de memorização e pequenas mudanças de hábitos na rotina do aprendizado”.

Dica:
Reler e pesquisar o conteúdo que foi passado na aula naquele dia ajuda na hora da aprendizagem

O erro mais comum:
“O estudante quer absorver todo o conteúdo numa leitura só. A leitura de um texto implica em uma segunda leitura. Essa releitura é que faz o aluno fixar o aprendizado. O erro mais comum é a falta de paciência”, diz o autor.

O tempo para o estudante esquecer aquela informação é, em média, de três segundos, por isso um aluno que estudou o conteúdo superficialmente esquece rápido aquilo que leu.

Usar estratégias mnemônicas na hora do estudo estimula o aprendizado e faz com que o indivíduo guarde aquele conteúdo na memória por mais tempo, seja por três semanas ou para o resto da vida.

Então, eu super recomendo esse livro, ele ensina dicas valiosas que você levará para o resto da vida.
Recomendo.

6 comentários

  1. Tenho certeza que eu iria amar esses livro. Eu tenho péssima memória, para melhorar procuro fazer jogos e testes que estimulam o cérebro.
    Adorei!!

    inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Apesar de eu não gostar muito de livros de auto ajuda, esse pareceu interessante.
    Minha memória sempre falha! rs

    Beijos
    http://medelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dicas pra ajudar a memória são sempre bem-vindas e úteis.

    Bye
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Uma excelente recomendação para esta época de reinício do ano letivo!
    Bjs,
    Eleonor
    www.eleonorhertzog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho problemas para memorizar certas coisas. Acho que esse livro seria uma boa pedida para nos ajudar a guardar algumas informações para concursos e até mesmo provas futuras. Valeu pela dica Mi...

    ResponderExcluir
  6. bem que vc poderia escanear e postar o pdf pra nois...

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS