22.11.17

[Resenha #1339] Vozes de Tchernóbil - Svetlana Aleksiévitch @cialetras


Vozes de Tchernóbil
A História oral do desastre nuclear
Svetlana Aleksiévitch
ISBN-13: 9788535927085
ISBN-10: 8535927085
Ano: 2016 
Páginas: 384
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: "Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia então parte da finada União Soviética , provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina. Pessoas comuns, que mantinham a fé no grande império comunista, pereciam após poucos dias de serviço. Por meio das vozes dos envolvidos na tragédia, Svetlana constrói este livro arrebatador, que tem a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Uma obra-prima do nosso tempo. "



Resenha:

Tchernóbil é uma pequena cidade que fica na Ucrânia, e foi criada pelo governo soviético como parte da construção de uma usina nuclear, para que essa cidade atendesse e servisse de moradia para os trabalhadores dessa usina. Porém, em 1986 houve um acidente sem precedentes nessa usina nuclear, onde ocorreu uma grande explosão que causou a liberação de material radioativo na atmosfera. Nessa época, ainda pouco se sabia sobre o real perigo dos materiais radioativos ou como lidar com um acidente nuclear, logo os danos ocasionados pelo despreparo e pela desinformação foram muitos.


Agora imagine: uma quantidade absurda de moléculas radioativas liberadas na atmosfera e sendo espalhadas por toda a Europa pelo vento. A cada segundo, mais e mais moléculas eram liberadas e mais elas se espalhavam pelo globo. Logo, ao contrário do que muitos pensam, Tchernóbil não afetou somente a Ucrânia, não era um problema local, e sim global. 

Os líderes da época, para não criar uma onda de pânico, fizeram comunicados oficiais dizendo que o que tinha acontecido era apenas um incêndio, e que por isso, a população deveria ficar despreocupada. Com isso, milhares de pessoas foram expostas à radiação por tempo de mais, causando milhares de morte e afetando as futuras gerações com doenças e sequelas. 



Svetlana Aleksiévitch recolheu centenas de relatos orais das pessoas que viveram na pele o desastre de Tchernóbil, e então os reuniu nesse livro extraordinário. São vários relatos em primeira pessoa, de vítimas que foram afetadas em diferentes graus por esse acidente. Saber por fontes confiáveis e fontes que vivenciaram aquela situação é incrível, portanto ler esse livro é realmente uma oportunidade única de se “inserir” e entender todo o acidente radioativo.

É um livro que contem descrições chocantes e histórias emocionantes das vítimas desse acidente. Uma leitura realmente maravilhosa.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS