14.12.17

[Resenha #1364] Mistério em Chalk Hill - Susanne Goga @grupopensamento


Mistério em Chalk Hill
Susanne Goga
ISBN-13: 9788555390883
ISBN-10: 8555390885
Ano: 2017
Páginas: 424
Idioma: português 
Editora: Jangada
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Em 1890, depois de um escândalo que afetou sua reputação, Charlotte Pauly deixa Berlim e vai lecionar para a pequena Emily, em Chalk Hill, uma mansão vitoriana nos arredores de Londres. Charlotte logo percebe uma estranha atmosfera na antiga casa. A menina de 8 anos é sempre atormentada por pesadelos e visões fantasmagóricas da mãe, que se afogou no rio da propriedade em circunstâncias misteriosas. Quando Charlotte tenta saber a respeito da morte de Lady Ellen, o pai de Emily, Sir Andrew, reage com hostilidade. Com tudo envolto em um grande mistério, somente com a ajuda de Tom Ashdown, um jornalista londrino designado para investigar o caso, é que Charlotte poderá verificar o que há por trás dos fenômenos sobrenaturais que assolam a mansão e descobrir uma trágica verdade escondida nas paredes de Chalk Hill...



Resenha:

A governanta Charlotte Pauly cresceu em uma pequena aldeia em Brandemburgo e trabalhou como tutora particular em Berlim por vários anos, mas após um um escândalo que afetou sua reputação, ela deixa Berlim, e parte para a Inglaterra, nos arredores de Londres, para trabalhar na imponente mansão Chalk Hill. Charlotte espera finalmente esquecer as experiências em Berlim e começar uma nova vida aqui. Em Chalk Hill, vai lecionar para a pequena Emily de oito anos, que perdeu a mãe recentemente e cujo pai, Andrew Clayworth, está freqüentemente ausente devido ao seu trabalho em Londres. A atmosfera na casa é sombrio, e não se tem permissão para se falar da mãe de Emily. 



A encantadora, curiosa e bem educada Emily instantaneamente conquista o coração de Charlotte e ela fica feliz de dar aulas para Emily, e faz algumas caminhadas com ela depois da aula. Mas é difícil esconder que Emily está sofrendo muito com a morte de sua amada mãe, e o mais incompreensível para Charlotte é que Andrew proibiu a sua filha de mencionar o nome da mãe novamente. Sua tristeza parece estar sendo processada atravez de seus sonhos e também andam acontecem coisas muito estranhas em Chalk Hill, que não deixa Charlotte sem paz. Ela descobre vestígios misteriosos, um portão na floresta sombria parece ser importante para Emily e o rio que corre perto da casa não pode ser mencionado.

Não tendo respostas a suas perguntas em Chalk Hill, Charlotte logo escuta na cidade vizinha que Lady Ellen caiu uma noite no rio, e seu corpo nunca foi encontrado. Mas então ela pensa na antiga babá. No entanto, a velha não consegue mais distinguir o que é verdade ou não. Logo, os pesadelos de Emily vão ficando frequentes e são um mistério: qual é o gatilho? Ela é sonâmbula, ou quem mais abriu a janela em seu quarto? Por que ela acha que ela pode falar com sua mãe morta? Juntamente com Charlotte, o leitor pondera as causas. A investigação de Charlotte é dificultada pela proibição de falar sobre a mãe de Emily. No entanto, por uma investigação cuidadosa, ela pode gradualmente aprender algumas, reunindo pistas que podem desencadear o comportamento de Emily. Ela realmente vê fantasmas?


Paralelamente à história de Charlotte, você conhece o jornalista Thomas Ashdown, viúvo, tendo recentemente perdido sua esposa. O papel que ele desempenhará na história não é claro no início da história, mas gradualmente uma conexão com os eventos em Chalk Hill se torna clara. Ele é um homem agnóstico, que trabalha juntamente com uma associação que estuda casos mediúnicos para saber se eles são ou não reais. Ele se dedica ao estudo científico dos fenômenos sobrenaturais. E com a ajuda de Charlotte, eles irão ao fundo do mistério e descobrirão os segredos que mudarão a vida de todos.


Atmosféricamente denso, esse livro é sombrio, mas totalmente envolvete. A escrita é incrível, a autora consegue fazer o leitor visualizar todos os detalhes, você pode facilmente ver a casa majestosa com a floresta adjacente e o portão enigmático, bem como a pequena aldeia com sua igreja paroquial e a casa do chá. As sessões espíritas estavam em alta nessa época de 1890 na Inglaterra vitoriana, um momento marcado pela curiosidade e de experimentação científicas. Com uma certa renúncia à religião vem um interesse florescente no espiritismo, as pessoas procuram explicações para o inexplicável. E a autora aborda esta questão em seu romance, e também permite que algumas personalidades históricas joguem, dando ao livro um humor um tanto assustador e misterioso. Mesmo a sua protagonista entra em contato com isso, mas Charlotte é racional, não acredita em crenças de fantasmas e vozes. Mas, obviamente, isso é exatamente o que incomoda sua protegida. Quando o jornalista Tom é chamado, um agnóstico, Charlotte está feliz por finalmente encontrar alguém com quem conversar. Ambos estão à procura de uma explicação normal para o comportamento de Emily e são constantemente confrontados com o fenômeno de fantasmas.

A história é tão bem escrita que te prende e conforme vai avançando torna-se cada vez mais tensa, e gradualmente pequenos segredos são revelados, o ritmo da ação aumenta e o leitor não pode mais parar de ler para saber qual é o mistério. Susanne Goga conseguiu realmente me surpreender. Eu gostei especialmente de Charlotte como protagonista, que se mostrou muito corajosa e determinada, mas também amorosa e brincalhona.

Mistério em Chalk Hill é um romance fantástico, sombrio, opressivo e fascinante. A autora conseguiu construir uma atmosfera assustadora, e descreveu os pensamentos e o sentimento de seus protagonistas tão bem que o leitor se sente preso na história. Recomendo!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS