28.12.17

[Resenha #1397] Uma luz súbita - Garth Stein @editoraparalela @cialetras


Uma luz súbita
Garth Stein 
ISBN-10: 8565530892
ISBN-13: 978-8565530897
Páginas: 478
Ano: 2015
Editora: Paralela
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Sinopse:
No verão de 1990, aos 14 anos, Trevor visita a Casa Riddell pela primeira vez. Construída a partir de árvores maciças, faz parte do legado de seu avô, magnata da indústria madeireira. Preocupado com o divórcio dos pais, ele decide explorar a casa e a história de seus antepassados. 
Logo Trevor descobre o primeiro segredo da Casa Riddell: um espírito e sua dívida - pois, apesar do imenso valor da casa, ela é assombrada pelos desejos finais do patriarca, Elijah, de se redimir da destruição que causou. Trevor é o único de sua família disposto a encarar o passado, mas será que ele conseguirá se manter firme para garantir o futuro?
Uma luz súbita é uma história rica, que traz à vida a saga das gerações de uma família assolada pelo sofrimento. Uma homenagem à natureza, também revela aquilo que muitos não conseguem enxergar: as conexões universais que unem a todos nós.


Resenha:

Uma luz súbita carrega vários elementos fáceis de apreciar. Um romance que carrega em sua totalidade componentes imprescindíveis para uma boa história: uma casa bem intimidante, presenças fantasmagóricas, um conteúdo inesperado, personagens enigmáticos, um enredo bem estruturado e ligações afetivas fundamentais para qualquer história que fale sobre família.

O componente sobre-humano presente na obra não é exagerado, tornando-a uma leitura exuberante, inesquecível, repleta de muita intensidade, contemplação, comoção e uma boa escapada da dura realidade.


É sabido que toda e qualquer família tem seu conjunto de indivíduos com gostos e atitudes mais peculiares, bem como velhos esqueletos escondidos atrás do armário, e com a família Riddell essa realidade não é diferente. Samuel, o avô de Trevor, aparenta claros sinais de insanidade. Tia Serena é lasciva demais e parece esconder junto com Jones, pai de Trevor, segredos inconfessáveis. Nesse meio tempo Trevor vem sofrendo com uma visita nada ortodoxa. Adicionando a esse jogo intricado de mentiras a aparições, temos os parentes mais que mortinhos: Elijah Riddell que construiu a fortuna da família, Abraham, o filho que perdeu a fortuna da família e Benjamin que morreu ainda jovem e de forma repentina. 


A Casa Riddell parece produzir vida própria com seus ruídos, rangidos e crescente decadência. A floresta é sombria e também possui sua própria trama. Juntas criam uma atmosfera claustrofóbica, criando uma dimensão ameaçadora tornando-se personagens com suas presenças dominantes.
“Alguém que não terminou algo, ou tem alguma persistente necessidade, e fica preso neste mundo.”
Garth Stein criou mais que uma história, concebeu um verdadeiro experimento emocional. Os personagens são substanciais e as cenas criam vida. Com uma abordagem fascinante, o leitor é convidado a enxergar a complexidade dos laços familiares, bem como o poder do amor, da fé e da remissão.
“Ah, minha fé se enfraqueceu algumas vezes. É fácil cair de volta, mas mesmas rotinas, e dar uma demão de tinta sobre o sublime, camada em cima de camada de indiferença. Mas agora, no momento que conto esta história, minha fé está completa. E prometo isto: quando você tiver tocado a face de Deus, você nunca mais vai desaprender o que aprendeu. Você nunca mais pode não ver aquilo que viu.”



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS