29.12.17
[Resenha #1402] Origem - Dan Brown @editoraarqueiro #EuleioArqueiro
Origem
Robert Langdon # 5
Dan Brown
ISBN-13: 9788580417661
ISBN-10: 858041766X
Ano: 2017
Páginas: 432
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: De onde viemos? Para onde vamos?
Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".
O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.
Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.
Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.
Resenha:
Neste livro, o famoso simbologista, Robert Langdon, é convidado por um ex-aluno, Edmond Kirsch, um genio da computação, milionário e celebridade mundial, a comparecer no Museu Guggenheim de Bilbau, Espanha, para assistir a uma apresentação que mudará para sempre a ciência e as religiões mundiais.
Edmond afirma ter descoberto a resposta para duas das perguntas mais inquietantes da Humanidade. “De onde vimos?”, “Para onde vamos?” e Robert Langdon pensa que se tratar de uma nova análise para estas velhas questões, pois está certo da aversão do seu ex-aluno a qualquer tipo de religião, mas a forma como Edmond o diz que a sua descoberta mudará tão profundamente o pensamento mundial o deixa totalmente preocupado.
Edmond Kirsch compara a sua descoberta com as de Darwin e ele se encontrou com três líderes espirituais, o bispo católico António Valdespino, amigo próximo da família real espanhola, o rabino Yehuda Köves e o imã islâmico Syed al-Fadl, que ficaram tão aterrorizados com a sua descoberta, que o próprio bispo lhe fez uma ameaça. Ludibriando os três religiosos, Edmond lhes diz que irá relevar a verdade depois de um mês, mas acontece que em apenar três dias convida algumas celebridades para comunicar a descoberta.
Após certo acontecimento, o leitor é arrastado para uma viagem emocionante e viciante em torno da arte moderna e símbolos enigmáticos, sempre em busca da verdade, passando por várias cidades espanholas. Aos poucos, e através da ciência, religião, história, arte e arquitetura, os protagonistas vão descobrindo as pistas e desvendando o segredo de Kirsh, chegando a uma verdade que nos deixará sem fôlego.
Ao longo das páginas, cria-se uma trama cheia de suspeitos e referências artísticas ligadas à arquitetura de Antonio Gaudí e à obra poética de William Blake. Sem esquecer os símbolos, padrões e códigos de grande valor científico e cultural para o leitor, assim como a abordagem sobre a intolerância religiosa, criticando a religião e o extremismo religioso.
Origem questiona, essencialmente, sobre uma batalha antiga: poderá a ciência destruir a religião? Cada página deste livro desperta a reflexão, o conhecimento e o entretenimento, para além de nos deliciar com um desfecho impressionante, inesperado e criativo, que nos leva a debater e a pensar no futuro da Humanidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário