A Música do Universo
Ondas gravitacionais e a maior descoberta científica dos últimos cem anos
Janna Levin
ISBN-13: 9788535927955
ISBN-10: 8535927956
Ano: 2016
Páginas: 264
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Por não emitir luz, a colisão de buracos negros é um evento cósmico invisível. Ainda assim, é um dos acontecimentos mais poderosos desde a origem do universo. Em 1916, Albert Einstein previu que essa colisão geraria “ondas gravitacionais” - e que elas poderiam mudar nossa concepção do cosmos.
Em A música do universo, a premiada cientista e escritora Janna Levin narra a fascinante história do grupo Ligo, que por mais de cinco décadas perseguiu as ondas gravitacionais e a comprovação das ideias de Einstein. O que começou como um experimento tornou-se uma obsessão, e Janna Levin capta com maestria os dramas, as aspirações e as dificuldades da equipe que mudou para sempre a ciência.
Resenha:
"Em algum lugar do universo, dois buracos negros colidem pesados como estrelas, pequenos como cidades, literalmente buracos (espaços vazios) negros (com total ausência de luz). Presos pela gravidade, nos últimos segundos que passam juntos eles se deslocam em milhares de revoluções em torno de seu futuro ponto de contato, revolvendo-se no espaço e no tempo até colidir e se fundir num buraco negro maior, num evento mais poderoso do que qualquer outro desde a origem do universo, produzindo uma energia que é mais de um trilhão de vezes a de um bilhão de sóis."
Música do Universo vai falar sobre as ondas gravitacionais, estas que foram preditas por Einstein em 1916 e detectadas por pesquisadores do LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory) no final de 2015. Janna Levin traz para este livro os bastidores do desenvolvimento científico, retraçando assim a história do grupo LIGO que por mais de cinco décadas perseguiu as ondas gravitacionais e a comprovação das ideias de Einstein.
Mas afinal, o que é LIGO? Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferometria a Laser (LIGO, na sigla em inglês) foi desenvolvido para explorar o campo da astrofísica por meio da detecção de ondas gravitacionais, conforme previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.
Janna vai nos contar nesse livro a burocracia para conseguir os fundos para esse projeto, as intrigas entre os cientistas, os seus temperamentos difíceis, todo o trabalho para tirar tudo do papel, também explicações sobre a teoria das ondas gravitacionais, o que são buracos negros, quais seriam as prováveis origens das ondas e como poderíamos captá-las, enfim, é toda a luta que existe para conseguir colocar esse projeto na prática.
Algo para se destacar nesse livro é o lado humano dos cientistas, que afinal não são robôs, no livro é mostado alguns dos conflitos pessoais de três cientista centrais desse projeto, eles também se sentiam inseguros e perdidos em seu trabalho, por muitas vezes, mas também mosta o senso de equipe.
“Cientistas são como alavancas ou botões, ou como pedregulhos milagrosamente encravados na parede que escalamos. Assim como ela, há algum material cimentado feito da mescla de conhecimento – que é um constructo puramente humano – com realidade, que só podemos acessar com o filtro da mente. Há uma importante busca de objetividade na ciência, na natureza e na matemática, mas ainda assim a única maneira de escalar o muro é por meio de indivíduos, que são sempre específicos – o francês, o alemão, a americana. Assim, a escalada é pessoal, um empreendimento verdadeiramente humano, e a expedição real se traduz em pixels que são indivíduos, não figuras platônicas. No fim, ela é pessoal, por mais que queiramos acreditar que é objetiva.”
Mesmo sendo totalmente leiga quando se trata em física, posso dizer que adorei ler a Música do Universo, fiquei fascinada em saber em tudo o que já foi descoberto. Recomendo esse livros não somente aos interessados por física, descobertas e ciência, mas sim a todas as pessoas.
Nenhum comentário
Postar um comentário