5.1.18

[Resenha #1431] A Última Frase dos Contos de Fadas - Massimo Gramellini @MaxGramel @cialetras


A Última Frase dos Contos de Fadas
Massimo Gramellini
ISBN-13: 9788539002474
ISBN-10: 8539002477
Ano: 2011
Páginas: 240
Idioma: português 
Editora: Objetiva
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Tomás é um professor que há muito deixou de achar graça na própria vida. Depois de sofrer uma desilusão amorosa, encontra-se impossibilitado de levar adiante qualquer relacionamento e chega até a desenvolver uma alergia, por medo de se desiludir novamente.
Ele então conhece Arianna, "o tipo de mulher por quem poderia se apaixonar" e marca um encontro com ela. Porém, poucos minutos antes do esperado momento, o medo fala mais alto e ele simplesmente desiste. Tomás decide ir à praia e dar um mergulho na tentativa de se sentir menos deprimido por sua covardia, ou, até quem sabe, acabar com tudo de uma vez. Esse mergulho marcará um antes e um depois no comportamento de Tomás: ele vai parar em outra dimensão, onde não terá outra solução que não aprender à força tudo que precisa para se lançar à vida. Tomás fica cara a cara com as escolhas erradas do passado, revive os traumas da infância e, nesse não-lugar, que se revela um verdadeiro SPA para a alma, consegue se compreender melhor e assim se fortalecer. Massimo Gramellini se propõe a responder às perguntas que atormentam a todos desde nossa infância: Qual é o sentido da dor? Existe alma gêmea? Como a vida diária pode ser transformada para a conquista de sonhos individuais? Nesta fábula moderna, o autor oferece uma mensagem de esperança e a importância de se aprender a amar.





Resenha:
"A verdade deve ser revelado pouco a pouco, na medida que o homem tem a mania de corromper tudo o que tem dificuldade para entender."
Nosso protagonista Tomas, é um professor, e devido à um trauma na infância ele aprendeu a não encarar seus problemas, e a sempre fugir de tudo que lhe fosse desconhecido. E como muitas outras pessoas, não acredita muito em si mesmo e sofrer de uma desilusão amorosa. Ele não consegue levar adiante nenhum relacionamento e se arrasta pelo caminho da sua existência sem grande ímpeto ou envolvimento.
" A verdadeira tragédia não é a maldade dos maus, mas a futilidade da boa intenção dos bons."
"Para atrair o amor de outra pessoa, deve primeiro desentocá-lo de dentro de você mesmo."

No entanto, uma noite numa praia, Tomas se afoga e, antes de morrer, acaba indo parando em um Spa da Alma, e nesse lugar lhe é ensinado a curar sua alma de sua doença, e a também identificar seus talentos. E esse lugar, reaviva nele a curiosidade que há muito perdeu. Lá tem mestres, médico e orientadores, e ela passa pela "Piscina do eu", "Piscina do nós", "Academia de Ginástica", entre outros. Em cada um desses lugares, é trabalhado uma parte dele. Isso ajuda ele a enfrentar todos os seus medos, aprende a como identificar se talento, aprende várias coisas, e entre elas a diferença de amor de paixão. 
" A desgraça não está nos erros que se cometem, mas na desculpa com que se tenta escondê-los."
" Se deseja uma coisa e pena que realmente a merece, pare de se perguntar por que ninguém lhe dá o que quer. Levante e vá pegá-la."
"São os sentimentos de culpa e os traumas reprimidos que levam uma pessoa a não se aceitar. E quem não se aceita não se ama. E quem não se ama, não pode mudar."
Assim, começa a jornada simbólica que leva o protagonista a uma série de encontros importantes e aventuras estranhas, para que ele redescobra seu talento e a realização do amor. Primeiro deve-se amar a si mesmo e depois aos outros, porque nada pode ser feito se alguém não estiver em paz e harmonia consigo mesmo.



O autor tenta, de fato, responder às questões que repetimos desde a infância na nossa cabeça. Alma gêmea existe? Como a vida cotidiana passa dos sonhos para a realidade ou da realidade para os sonhos? entre outras.

A Última Frase dos Contos de Fadas é uma fábula moderna, mas não é um livro adequado para qualquer um. É, de fato, uma profunda jornada introspectiva que, para aqueles que não se inclinam a analisar suas emoções e especialmente o seu passado, aparece como algo incomodo ou inútil, até mesmo absurdo. As descrições tornam-se longas e são muito metafóricas, não é uma leitura leve, e sim densa. Mas, é um livro rico em sabedoria. 
"Quando as forças do universo parecem conspirar contra nós, não fazem isso para nos afastar de nossos objetivos, mas para nos tornar conscientes de sua importância."


2 comentários

  1. Bom dia, tudo bem?
    Estou começando meu blog e queria a sua ajuda. Me segue lá!
    Seu blog é perfeito, amei!
    beijos.

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS