9.1.18

[Resenha #1456] 103 Contos de Fadas - Angela Carter @cialetras


103 Contos de Fadas
Coleção Listrada
Angela Carter
ISBN-13: 9788535910896
ISBN-10: 8535910891
Ano: 2007
Páginas: 499
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Durante o início da década de 1990, a escritora inglesa Angela Carter coletou em dois volumes, para a editora Virago, contos de fadas do mundo inteiro, tendo concluído a segunda coletânea pouco antes de morrer. "103 Contos de Fadas", baseado em uma edição póstuma publicada na Inglaterra em 2005, reúne pela primeira vez todas as histórias organizadas por Carter, formando um verdadeiro e extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas dos mais variados povos, do Ártico à Ásia. Mas apesar do nome, há poucas fadas nessas páginas, e o leitor também terá dificuldades em encontrar príncipes encantados e similares.
Escritas em uma época em que esse tipo de história não era destinado a crianças, as fábulas aqui contidas dão lugar a uma série de tias malévolas, esposas traiçoeiras, irmãs excêntricas e perigosas feiticeiras.
Por terem sido registrados em papel pela primeira vez nos últimos duzentos ou trezentos anos, os contos oferecem — correndo por detrás da trama — um retrato do dia-a-dia no mundo pré-industrializado e um pouco das dinâmicas sociais e outros detalhes que com o tempo se perderam. Mais que isso, na tradição das histórias italianas reunidas por Italo Calvino, estes contos de fadas oferecem um registro precioso de algumas matrizes que posteriormente acabaram sendo assimiladas pela literatura ocidental.


Resenha:

Este não é um livro para crianças, e engana-se pelo título que são contos de fadas com histórias bonitinhas, não, pelo contrário, trata-se uma visão bem cruel e dura dos contos de fadas. Estamos diante de uma coleção de contos de fadas originais, aqueles criados para transmitir informações sobre o mundo com todas as crenças necessárias e que não têm nada de inocente ou doce. 

Essas histórias têm como um elemento comum sendo protagonizado por personagens femininas, um sinal claro do interesse de Carter no feminismo e mostrando personagens fortes que sempre estiveram na tradição oral, mas em muitos casos foram silenciados ou esquecidos. A autora nos oferece nessas páginas algumas mulheres que são combatentes, pois em ensinamentos simbólicos aprendemos que as qualidades dessas histórias para que as mulheres sobrevivam e prosperem nunca incluam estratégias de submissão ou passividade. Força que podemos apreciar a partir da primeira história que abre a antologia onde encontramos uma protagonista forte. 



Essas histórias são agrupadas por blocos temáticos, e que vêm de diferentes tradições do mundo, como russo, indiano, europeu, africano, entre outros. É uma coleção bastante diversificada, com contos de fadas e folclore popular de diferentes períodos de tempo. Não só o tradicional, mas também as variações das mesmas. Pode parecer um pouco repetitivo encontrar a história da Cinderela em versões diferentes, mas é uma maneira de ver quantas culturas a possuem e adaptá-la ao seu ambiente. Angela Carter não esconde a maldade e a violência nos contos. Temos contos que abordam a violência contra a mulher, incesto entre outros. E também aborda temas como amor, família, traição, princesas, amantes etc.


Os contos de fadas são uma maneira divertida de contar uma história: elas evoluíram ao longo do tempo. São e devem ser flexíveis, familiares, e assim elas são mostrados aqui. Ricas e cheias de possibilidades. Histórias bastante fascinantes e interessantes. Vale a pena conhecer essas histórias. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS