10.1.18

[Resenha #1472] O Retorno do Jovem Príncipe - A. G. Roemmers @cialetras


O Retorno do Jovem Príncipe
A. G. Roemmers
ISBN-13: 9788539002542
ISBN-10: 853900254X
Ano: 2011
Páginas: 112
Idioma: português 
Editora: Fontanar
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Como tantos que leram O Pequeno Príncipe, eu também captei a simplicidade de sua mensagem e compartilhei a tristeza de Saint-Exupéry quando o herói-criança, que alcançara as profundezas de meu coração, foi obrigado a retornar a seu asteroide. Muitas vezes perguntei a mim mesmo, o que aconteceria a essa criança tão especial se continuasse a viver entre nós. Como seria sua adolescência? Conseguiria preservar a inocência de seu coração?", indaga o poeta argentino A. G. Roemmers.Roemmers retoma no livro discussões éticas sobre a experiência humana e aborda temas ainda cruciais à humanidade, como guerras, crises econômicas, fome e consumismo. "Durante o percurso da viagem fictícia, o Jovem Príncipe pergunta se há muitos caminhos no planeta Terra e se não ocorre aos homens procurar no céu a orientação. Sempre há problemas e os caminhos para superá-los", afirma o autor, também influenciado pelo personagem em sua infância.



Resenha:

O Retorno do Jovem Príncipe é a continuação de O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. O autor A. G. Roemmers teve a aprovação dos membros que hoje pertencem à família Saint Exupéry, como Frederic D'Agay, sobrinho-neto do escritor e que até mesmo escreveu o prólogo do livro. 
“Quem era aquele jovem que irradiava inocência e sacudia as bases do sistema de crenças que eu herdara?”
O pequeno príncipe voltou, mas agora se tornou um adolescente. O narrador, co-estrela da história, encontra o jovem deitado e esgotado ao lado de uma estrada na Patagônia. Ele o pega e coloca no carro dele. A jornada deixa de ser uma estrada de asfalto e se torna um caminho espiritual para o leitor. Ao longo da viagem, o jovem príncipe explica à seu novo amigo várias perguntas e reflexões sobre questões que nunca devemos esquecer: amor, fraternidade, educação, valores, perdão, compreensão e alegria. São os tipos de perguntas que as crianças nos perguntam todos os dias e cujas respostas já conhecemos antecipadamente, mas que dificilmente refletem ou colocamos em prática. No final o narrador descobre que, embora já conhecesse as respostas, era o jovem príncipe que o guiava com suas perguntas.
"É impressionante como sempre presumimos que os outros seguem a mesma direção que nós"


"Por que tantas vezes preferimos a pessoa que nos desilude àquela que nos oferece uma ilusão?."



"Você não deve se fechar a outras pessoas enquanto estiver procurando um amigo."

O pequeno príncipe de tez frágil e figura terna que Saint Exupéry nos deu, é agora um jovem alto e magro, com cabelos longos e dourados, que Roemmers dá vida nesta história simples e poética. O principe mudou sua aparência e sua voz, mas não sua inocência, sua curiosidade e seu amor pela vida. Ele está surpreso com a violência, a injustiça, a incompreensão e o egoísmo dos habitantes da terra, mas ele mantém as lições mais importantes da vida que giram em torno do amor.
"Você deve perdoar o fato de que a primeira reação das pessoas é julgar alguém por seu aspecto externo"


“Mas nem sempre entendemos com igual clareza que a observação de nossas redondezas e dos eventos que nos afetam é um dos melhores métodos de autoconhecimento, pois tudo o que nos perturba no mundo externo é um sinal da falta de reconciliação com um princípio análogo em nosso interior.” 



“Só existe uma maneira de mudar o mundo: mudar a si mesmo.”

É uma história agradável, profunda e interessante que não perde a simplicidade no estilo poético e na linguagem. A viagem ao longo da estrada da Patagônia, a conversa entre dois estranhos - o narrador e o príncipe - as perguntas e reflexões do jovem e as lições e ensinamentos de vida do narrador, aumentam o crescimento pessoal e espiritual do leitor. Se o Pequeno Príncipe me deixou com admiração quando eu era criança, o Retorno do Jovem Príncipe, que desta vez veio para ficar, me dá um caminho de ternura e compreensão e me ensina a ser uma pessoa completa.


Para aproveitar cada uma de suas páginas é muito melhor que você leia primeiro O Pequeno Príncipe, como essa nova história está muito relacionado a esse livro, O Retorno do Jovem Príncipe será melhor entendido. 

O Retorno do Jovem Príncipe tornou-se um dos meus livros favoritos, é um livro que, como o pequeno príncipe, faz você sorrir e te enche de alegria, ajuda você a ser uma pessoa melhor, a valorizar o que temos ao nosso redor e a entender um pouco mais da vida. Sem dúvida, é o tipo de livro para reler várias vezes, para dar de presente para os amigos, é um livro para ser levado pelo vida toda!


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS