12.1.18

[Resenha #1481] O que falta ao tempo - Ángela Becerra @Suma_BR @cialetras


O que falta ao tempo
Ángela Becerra 
ISBN-13: 9788560280858
ISBN-10: 8560280855
Ano: 2011
Páginas: 378
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: O Que Falta ao Tempo é o terceiro romance da escritora colombiana Ángela Becerra, mesma autora de O Penúltimo Sonho, também lançado pela Suma de Letras em 2007.
O novo livro conta a complicada história de Mazarine, uma jovem estudante de pintura parisiense que vive sozinha numa casa no Quartier Latin. De hábitos excêntricos, Mazarine tem apenas três mudas de roupa, caminha descalça pelas ruas da cidade, levando nos ombros um longo casaco preto que chega até os pés e, no pescoço, um medalhão.
Apesar disso, Mezarine consegue levar uma vida aparentemente comum aos olhos dos demais cidadãos de Paris. Mas assim que sua admiração por um dos professores do curso chega às raias da idolatria, sua história começa a tomar outra direção. Cádiz, de 60 anos, é um célebre e respeitado pintor cujo prestígio se mantém, mesmo não tendo produzido nenhuma obra relevante nos últimos tempos. Suas esperanças de renascimento artístico estão depositadas no talento natural de Mazarine para a pintura, mas essa ligação entre professor e aluna logo assume os contornos de um caso tórrido.
Paralelamente ao desenrolar dessa relação, os integrantes de uma estranha seita começam a rondar e espionar a casa da jovem, em busca de algo que teria sido escondido ali há décadas. Sem ter ideia do que seja, Mazarine se vê repentinamente em perigo.



Resenha:

Com uma extratordinária mestria a autora nos conta a história Mazarine e da sua Santa Sienna, baseado-se na história verídica de Santa Clara Martir, intercalando com muitas informações sobre famosos pintores que marcaram e continuam a marcar a nossa Arte. 

Mazarine é uma jovem estudante de pintura parisiense e que mora sozinha. E ela é apaixonada pelo seu professor de pintura, o célebre Cádiz, um senhor casado de 60 anos, egoísta e sedutor. Mazarine desperta em Cádiz algo novo, e num jogo de sedução os aproxima e os deixam ainda mais atraídos um pelo outro. 

Mazarine também é uma pessoa bem peculiar, ela tem o costume de caminhar descalça pelas ruas da cidade, e se isso não bastasse ela esconde um segrego, ela mantém em sua casa, o corpo de um santa desaparecido há muitos séculos. E este segredo vai chamar a atenção da seita Artis Amantis. 




Ángela Becerra tem sido comparada a Gabriel García Marquez, a Isabel Allende e a Paulo Coelho. Conhecendo a obra destes três autores consigo encontrar os pontos em comum e entendo a comparação. A sua escrita, fácil e fluida, tem uma forma melodiosa e muito doce de nos passar a história de uma maneira maravilhosa. Estou completamente rendida a esta excelente autora. Uma história que vai para lá da realidade e que estrapola todas as vertentes da razão mas sobretudo que nos mostra "O que falta ao tempo". 


O que falta ao tempo é um romance magnífico, pincelado com cores fortes que nos leva numa surreal viagem através da dualidade humana. Por um labirinto de emoções, desfila um rol de personagens incríveis, desde pintores e artistas conhecidos de todos os séculos, a uma seita oculta milenar. Mas neste livro a mensagem subliminar que surge no título, é sem dúvida a sua mais preciosa lição. A eterna pergunta “o que falta ao tempo?”, à qual surge como lugar comum a resposta errada: “tempo”, é definitivamente respondida da única forma possível, e que não vou aqui revelar. Então, leia o livro! Recomendo a todos!



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS