14.1.18

[Resenha #1503] Ouça a canção do vento & Pinball 1973 - Haruki Murakami @cialetras


Ouça a canção do vento & Pinball 1973
Haruki Murakami
ISBN-13: 9788556520296
ISBN-10: 8556520294
Ano: 2016
Páginas: 264
Idioma: português 
Editora: Alfaguara
Skoob
Classificação: 3 estrelas

Sinopse: As duas novelas iniciais de Murakami publicadas pela primeira vez no Brasil. Em 1978, um jovem Haruki Murakami se instala na mesa da cozinha para começar a escrever. Como resultado temos duas novelas brilhantes que marcam o início da carreira de um dos mais cultuados autores contemporâneos. 
Duas histórias poderosas, e levemente surreais, que tratam de amadurecimento, solidão e erotismo, no melhor estilo Murakami. Alguns dos personagens que conhecemos nessa obra irão reaparecer em Caçando carneiros e Dance, dance, dance, formando uma espécie de trilogia inicial do autor — e esse conjunto, em vez de mostrar um escritor procurando sua voz, já mostra um autor maduro e seguro de seus temas.
Traduzidas no Brasil pela primeira vez, Ouça a canção do vento & Pinball, 1973 são uma janela para o mundo fascinante de Murakami.



Resenha:

"Com o rosto encostado à janela do táxi, fui olhando escuridão por todo o caminho. Era curiosamente plana, como uma matéria sem substância cortada por uma faca muito afiada. A sensação de perspectiva era estranha. Um enorme pássaro noturno bloqueava minha visão, com as asas estendidas diante dos meus olhos. Conforme avançávamos, as casas ficavam cada vez mais esparsas, até que ao nosso redor havia apenas pradarias e bosques, de cujo chão brotavam as vozes de dezenas de milhares de insetos. As nuvens baixas pareciam rochedos, e tudo sobre a terra se encolhia calado, no escuro."

Ouça a canção do vento & Pinball 1973 são as primeiras publicações de Haruki Murakami e que foram publicadas em 1979 e 1980, mas que juntas estão sendo publicadas no Brasil pela primeira vez. Essas novelas, juntamente com outras duas fazem parte da quadrilogia do Rato, isso se deve ao personagem coadjuvante ser chamado dessa forma. Todas essas quatro novelas tem em comum o quotidiano, mas de uma forma agridoce. A escrita é simples, mas poética. O "Ouça a canção do vento" é considerado um romance realista e "Pinball 1973" é surrealista.

As histórias são um pouco peculiares e incoerentes, e é evidente que elas são escritas por um autor iniciante. Mas, ao mesmo tempo, elas possuem características claras e semelhanças com algumas das futuras novelas de Murakami que se tornaram amplamente populares. As duas primeiras novelas não foram histórias incríveis, mas o que foi incrível sobre eles foi que eles são pontos de partida claros para o que acabou se tornando uma carreira incrível para um brilhante autor japonês


Em Ouça a canção do vento, conta sobre um estudante de biologia que está de férias em sua cidade natal. É o verão de 1970 e o protagonista sem nome encontra seu amigo O Rato no bar do J, um lugar que ambos freqüentam. Este narrador, um estudante de 21 anos, nos fala sobre suas visitas a esse bar, sobre suas namoradas anteriores e sobre como ele encontra uma garota e acaba na cama com ela. Eles formam uma amizade relutante. Sua terceira namorada se suicidou. Em primeiro lugar, isso não parece ter nada a ver com o narrador, mas, mais tarde, na história, parece que isso pode ser um resultado direto de seu comportamento para com ela e uma conversa que eles não tiveram muito antes de sua morte. Achei a narrativa bastante desconexa, sendo que cada capítulo é um tema diferente, é claro, como esse é realmente o primeiro livro do autor, pois vemos como não foi planejado, parece como se ele estivesse com vontade de escrever algo, e a cada dia um capítulo diferente e não tem muita conexão. O que deixa parecer somente um monte de ideas soltas. A novela explora a tristeza e melancolia, e tudo isso é relatado regado a muita bebida e jazz. Confesso não ter gostado muito desse, prefiro o "Pinball 1973".

"Pinball 1973" conta os dias de um estudante na véspera da Guerra do Vietnã, seu encontro com as gêmeas idênticas, e como ele e o Rato se tornaram completamente viciados e totalmente obcecados por uma máquina de pinball. Ambos os romances, é claro, apresentam digressões em cerveja, estranhos históricos, curiosidades obscenas e jazz. Nesse, temos novamente o personagem do Rato e do barman J, mas diferente da outra novela, esta já dá para perceber uma evolução, com capítulo bem melhores desenvolvidos e trabalhados. E novamente irá falar de solidão, tristeza e relacionamentos amorosos complicados. 

Tenho que elogiar a editora nessa edição belíssima, em capa dura, com um belo degrade, que também está presente nas bordas do miolo. Esteticamente, é um dos mais lindos que eu já vi. O miolo é em papel de boa qualidade e tem uma excelente diagramação. 

Ambos "Ouça a canção do vento" e "Pinball 1973" são facilmente expostos como trabalhos iniciais: são como um esboço ou a primeira camada de tinta, onde o estilo e o objeto são bem visíveis, mas a imagem não tem foco e nitidez. A leitura é fácil e rápida. Não é o melhor livro do mundo, mas por se tratar das primeiras escritas do autor, é uma boa introdução para a literatura japonesa. Este livro é indicado para fãs de Haruki Murakami. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS