14.1.18

[Resenha #1512] Relatos de Um Gato Viajante - Hiro Arikawa @cialetras


Relatos de Um Gato Viajante
Hiro Arikawa
ISBN-13: 9788556520487
ISBN-10: 8556520480
Ano: 2017
Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Alfaguara
Skoob
Classificação: 5 estrelas

Sinopse: O gato Nana está viajando pelo Japão. Ele não sabe muito bem para onde está indo ou por que, mas ele está sentado no banco da van prata de Satoru, seu dono. Lado a lado, eles cruzam o país para visitar velhos amigos. O fazendeiro durão que acredita que gatos só servem para caçar ratos, o simpático casal dono de uma pousada que aceita animais, e o marido abandonado pela esposa que ama animais. Mas qual é o motivo dessa viagem? E por que todos estão tão interessados em Nana e Satoru? Ninguém sabe muito bem o que está acontecendo e Satoru não diz nada, mas quando Nana descobrir o motivo da viagem, seu pequeno coração passará por uma das mais difíceis provas de suas sete vidas. Narrado em vozes alternadas, esse romance emocionante e divertido nos mostra um jovem de grande coração e um narrador-gato muito esperto, numa amizade que desafia as fronteiras de um país e da própria vida.



Resenha:

O narrador da história é o próprio Nana: um gato não só curioso, como também inteligente, espirituoso, presunçoso e com um bom olho para entender os sentimentos humanos. O sentimento de amor ao seu dono são bem conhecidos por aqueles que amam gatos, negando o mito dos felinos como seres insociáveis. Hiro Arikawa concebeu um livro inteiro narrado por um gato e, de fato, esse livro é maravilhoso. 

Nana é um gato de rua. Um dia ele sofre um acidente, sendo atropelado por um carro e é resgatado, e acaba sendo recebido por Satoru. Satoru é quem dá o nome de Nana para o gato, e transforma a vida de Nana de gato de rua para um gato com um lar agora. E eles irão estabelecer um relacionamento especial. Essa amizade dura cinco anos felizes, até um dia que chegar o triste momento para dizer adeus. Satoru perdeu seu emprego e não pode pagar as despesas de Nana. Juntos eles embarcam em uma jornada pelo Japão a bordo de uma van em busca de uma nova casa e um novo dono para Nana e é também um desculpa para rever velhos amigos e familiares. Nana, que entende a linguagem humana, acompanha seu amigo em uma viagem que o apresentará a novas paisagens. Os quilometros vão avançando e novas aventuras diárias abrem caminho para a vida de ambos. Todos descobrirão coisas que eles não sabiam ou pensavam. Enquanto um faz as pazes com seu passado e sua identidade, o outro descobrirá um mundo que vai muito além do canto onde ele sobreviveu, mas também o que significa amar e ser amado.



Embora no início a escrita seja muito simples e ingênua, logo fica claro que é um pouco mais do que uma boa história sobre um gato e seu dono. Foi doce e triste quando aprendi mais sobre a infância de Satoru e comecei a adivinhar o motivo pelo qual ele precisava abandonar seu querido amigo peludo.

O autor nos fala sobre o poder das memórias: aquelas que antes compartilhamos com pessoas que agora vemos pouco e também as novas lembranças que fazemos no dia a dia. Ao reencontrar velhos amigos, Satoru, faz as pazes com o passado. E o autor conseguiu passar a profundidade do vínculo entre humanos e animais. Sem se dirigir a questões pedagógicas, este avança com respeito e sem ironia ou cinismo sobre a importância de sentir-se acompanhado e até mesmo entendido. Muitas vezes a solidão é um fardo muito pesado e uma observação tensa e dedicada sobre as ligações que as pessoas tecem com seus animais de estimação, é bem-vinda.

Um coisa que achei bem interessante é o que Nana diz sobre não importar o quanto você tenha visto um lugar em fotografias e desenhos, você não entende seu verdadeiro impacto até você ter na sua frente. E isso é o que acontece com as melhores coisas da vida, certo? Que você tenha que viver para realmente conhecê-los. 


Relatos de Um Gato Viajante começou como prometido, uma história engraçada e leve da perspectiva de um gato, mas depois tornou-se um amargo e doce relato de amizade, perda e amor. E o final, bem, quebrou meu coração em milhões de pequenos pedaços. Eu li as últimas páginas e as lágrimas foram escorrendo pelo meu rosto. Um verdadeiro relato de amizades e amor, tanto humano quanto felino. Adorei as aventuras de Satoru e Nana e recomendo calorosamente este romance a qualquer pessoa com coração e amor por animais.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS