Ninguém Nasce Herói
Eric Novello
ISBN-13: 9788555340420
ISBN-10: 855534042X
Ano: 2017
Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Sinopse: Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.
Resenha:
O protagonista é Chuvisco, um garoto corajoso e muito sonhador, vive em uma São Paulo distópica, fundamentalista religioso, com um governo regido por um ditador auto-proclamado como O Escolhido, onde a população não tem mais liberdade e nem direitos.
Chuvisco costuma sofrer surtos de imaginação que são chamados de catarses criativas. É uma realidade distorcida, que o faz ver estranhas borboletas e até personagens fictícios que criam vida própria. E são esses espasmos delirantes que permitem a Chuvisco fugir um pouco de sua realidade cruel.
Chuvisco e seus amigos distribuem nas ruas livros proibidos pelo governo para assim poder propagar um tipo de conhecimento que o governo já não permite se ter conhecimento.
A Guarda Branca é um grupo de policiais que praticam o extremismo, eles são uma constante ameaça e um verdadeiro pesadelo para todos, e em especial para as minorias raciais, religiosas e sexuais. E por causa do medo, as pessoas são obrigadas a aguentarem essa violência diária praticada por esses policiais, e sem poder fazer nada para impedir isso. Um dia, Chuvisco vê a guarda branca agredir um jovem trans, e não se contem, faz o que pode para ajudá-lo, com isso, agora, Chuvisco tem que se esconder para não ser pego, e acaba por conhecer um grupo de pessoas conhecidas como a Santa Muerte, que são um grupo que expõe na internet os atos de violência e que tenta abrir os olhos da sociedade para a real situação atual. E os jovens precisam ficar unidos para tentar sobreviver a toda essa tirania.
"Quebrando um velho hábito, me permito ter esperança. É justamente a esperança de que não estamos sós que vai nos levar à vitória. O resultado de nossa coragem é uma mensagem que vai sobreviver ao tempo e ao que existe do outro lado do rio."
"O perigo existe quando não há vilões ou heróis. Quando o absurdo se traveste de aceitável para ludibriar o bom senso, penetrar nossas defesas, se fingindo de mais um dia comum."
Narrado em primeira pessoa, a escrita é direta e fluída, o que torna uma leitura muito rápida e agradável. Os personagens são bem desenvolvidos e cativantes. Chuvisco é um personagem incrível, muito bem construído e complexo, e seu romance com Júnior foi muito lindo de se ver.
"Enquanto a maioria das pessoas usa a fantasia como uma folga dos problemas da realidade, eu fazia o contrário: criava um mundo tenebroso para que a realidade não fosse tão assustadora assim.""Ninguém Nasce Herói" é um livro incrível, e surpreende o quanto se assemelha com o nosso mundo atual, e em muitos momentos da trama, chega a assustar, vemos um mundo que a cada dia o ódio cresce cada vez mais, é uma triste realidade. Esse livro é um verdadeiro vislumbre de onde podemos chegar se a sociedade continuar a ser como está. É um alerta, e espero que isso tudo não chegue ao extremo, mas cabe à nós mudar nosso futuro. Recomendo muito esse livro a todos e também quem curte distopia.
Nenhum comentário
Postar um comentário