22.2.18

[Resenha #1581] Meus Dias Com Você - Clare Swatman @clareswatman @editoraarqueiro


Meus Dias Com Você
Será que é tarde demais para mudar o destino?
Clare Swatman
ISBN-13: 9788580417401
ISBN-10: 8580417406
Ano: 2017
Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Arqueiro
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Quando o marido de Zoe morre, o mundo dela desaba. Mas e se fosse possível tê-lo de volta?Numa fatídica manhã, Ed e Zoe têm uma discussão terrível, algo recorrente no seu casamento em crise, e ela acaba se despedindo de forma brusca quando ele sai para o trabalho. Pouco tempo depois, um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o e deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito quanto o amava. Se tivessem ficado mais um pouco juntos aquela manhã, ele ainda estaria vivo? Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira? Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar. De luto, decide cuidar do jardim do marido, quando acaba caindo e desmaiando. Então, algo estranho acontece: ao acordar, ela está em 1993, no dia em que conheceu Ed na faculdade.A partir desse instante, Zoe passa a reviver momentos cruciais de sua vida e percebe que talvez tenha conseguido uma segunda chance: uma oportunidade de fazer tudo diferente, de focar naquilo que realmente importa, de mudar os rumos do relacionamento – e, quem sabe, o destino de seu grande amor.

Resenha:

Como você se sentiria se o amor de sua vida lhe fosse tirado muito cedo? E se você tivesse uma segunda chance de tentar mudar o resultado do seu destino?

"Meus Dias Com Você" começa com um final, que é em si uma maneira incomum de começar uma história, mas quando nos aprofundamos na devastadora perda sofrida por Zoe percebemos que a história, em vez de terminar, está apenas começando muito.

Zoe e Ed são casados há muito tempo, mas ultimamente eles tem tido problemas e andavam meio avastados, e com o casamento passando uma fase de crise e à beira da separação. 

Em mais uma recorrente discussão do casal. Quando Ed está de saída para ir trabalhar, Zoe está tão irritada e zangada pelos acontecimentos daquela manhã, que acaba nem se despedindo do marido. Horas depois é avisada no trabalho que Ed foi atropelado e acabou morrendo.
"- Nesses últimos quinze anos, Ed foi sempre o meu mundo. Ele era tudo para mim, e a verdade é que a simples ideia de continuar vivendo sem a presença  dele é como atravessar um imenso deserto sem nenhum sinal de água. Sinto que minha vida agora existe apenas pela metade, e ele mal acabou de partir. Sei que todos dizem que o tempo cura, mas não sei se quero que isso aconteça. Não quero que a lembrança dele, de tudo que vivemos desapareça."
Zoe não consegue se conformar com o que aconteceu, e fica remoendo as últimas palavras que disse ao marido e também tudo aquilo que ficou sem dizer. Para tentar se distrair, Zoe resolve cuidar do jardim da casa que Ed tanto gostava, mas ela escorrega e bate com a cabeça, e Zoe acorda em 1993, com 18 anos. É nesta viagem ao passado que Zoe terá a oportunidade de mudar o futuro e tentar impedir a morte de Ed. Será que ela vai conseguir?
"Fico sem ar. Não porque seja horrível. Sou eu. Mas não eu aos 38 anos, com olheiras e linhas finas sob os olhos, além de um profundo V gravado na testa que já estou acostumada a ver. É uma menina de 18 anos, com bochechas coradas e sem rugas - e uma maquiagem preta sob os olhos que me faz parecer o Alice Cooper. Meu cabelo está tingido de uma estranha cor púrpura-avermelhada e está todo arrepiado, como uma juba. Com mãos trêmulas, eu o toco e semicerro os olhos diante do meu reflexo, com uma careta. Minha testa não enruga nem franze como costuma fazer, mas permanece suave e inexplicavelmente elástica. Eu rio alto. O som é inesperado e me faz dar um salto. É um som que não ouço há algum tempo. Mas me parece apropriado, pois essa situação é totalmente ridícula. Como isso pode estar acontecendo?"

"Ele sempre me amou. Durante todos os anos em que estivemos juntos, ele nunca me disse isso, e preciso de um momento para assimilar o significado dessa constatação: isso é novo, o que significa que algo mudou. Quanto, eu não sei, mas por enquanto não importa. É suficiente. Não há mais nada que eu possa fazer hoje, a não ser aproveitar ao máximo o fato de estarmos juntos, de poder estar com Ed outra vez, e prometo a mim mesma que, se for nosso último dia, pelo menos será muito feliz."

A estrutura do enredo foi muito bem desenvolvida. Começando com o funeral de Ed no prólogo, a narrativa se move quando ele e Zoe se conheceram vinte anos antes do presente. Eu tive várias teorias sobre como a história poderia se resolver e acabou que o final do livro não foi muito satisfatório para mim, mas a autora quis escrever uma história realista, de vida real e dura, nada de romantismos e contos de fadas. Posso dizer que o livro é muito bom, ensina muitas lições de vida e nos faz refletir. 


Eu achei o estilo de escrita de Clare Swatman completamente fácil de ler e fluída porque ela escreveu de forma tão convincente, de modo que não era como se eu estivesse lendo um livro, mas sim observando tudo de perto. Gostei das referências à músicas contemporâneas para que houvesse um realismo na história. 

Que capa linda tem esse livro, e muito mais linda do que a capa original, então a editora está de parabéns pelo capricho. A diagramação, revisão e tradução estão perfeitos também. 

Meus Dias Com Você é uma história maravilhosa e emocionante de amor, arrependimento e as dificuldades de tentar fazer um relacionamento funcionar. Adorei essa história. A escrita é linda e perceptiva e levei os personagens no meu coração. Coloque esse livro em sua lista de leitura, você não vai se arrepender.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS