27.2.18

[Resenha #1585] Ross Poldark - Winston Graham @PedrazulEditora


Ross Poldark
Um romance de Cornwall 1783-1787
Poldark # 01
Winston Graham
ISBN: 9788566549XXX
Ano: 2017
Páginas: 312
Idioma: português
Editora: Pedrazul
Skoob
classificação: 5 estrelas
Compre: Pedrazul editora
Sinopse: O PRIMEIRO ROMANCE DA SÉRIE POLDARKCornualha, 1783-87. Cansado de uma guerra cruel na América, Ross Poldark volta para sua terra e sua família. Mas o alegre retorno que ele esperava se torna amargo, pois seu pai havia morrido, sua propriedade estava abandonada e a garota que ele amava estava noiva de seu primo. Porém, sua compaixão pelos mineradores e rendeiros desamparados do distrito o leva a resgatar uma faminta mocinha de rua que estava brigando em uma feira, um ato que altera todo o curso de sua vida...Ross Poldark é o primeiro romance da incrível saga de Winston Graham sobre a vida na Cornualha do século dezoito. Publicado pela primeira vez em 1945, a série Poldark tem cativado leitores por mais de setenta anos. Agora, é uma série da BBC.



Resenha:

Winston Graham começou a escrever sua saga épica da família Poldark em 1945 e terminou o último dos 12 livros que completaram a série em 2002, apenas um ano antes de morrer aos 93 anos. Ele foi autor de mais de quarenta livros. Mas foi a emocionante e romântica série da família Poldark, ambientada em Cornwall, no final do século XVIII, que conquistou renome e fama em todo o mundo. E tem uma adaptação feita pela BBC, na qual assisti e super recomendo.

Este primeiro livro estamos em 1783 e conta o retorno de Ross Poldark à Cornwall, logo após os ingleses perderem a guerra de independência dos Estados Unidos da América. Assim que chega descobre que seu pai morreu, sua propriedade e herança estão em ruínas, e Elizabeth - a jovem que ele pensou em se casar - está noiva de seu primo Francis. Apesar disso, o seu amor por Cornwall e a simpatia pelos mineiros e pescadores locais, por quem sente responsabilidade e indignação com a pobreza em que são forçados a viver, o incentiva na luta para reabrir sua mina, restaurar sua propriedade e refaz sua vida.

Seu desrespeito pelos padrões sociais o leva a conflito com seus vizinhos e amigos, mas Ross tem um padrão moral próprio. Ele acredita no trabalho árduo, no amor verdadeiro e na ajuda aos seus companheiros. Mas, para realmente colocar em funcionamento sua mina, ela terá que enfrentar as forças locais, e dentre estes está George Warleggan, um inimigo de Ross desde que ele era criança.

Durante uma visita a uma feira local, Ross resgata o cachorro de uma garota toda esfarrapada. Criada em uma família com um pai e irmãos abusivos, Ross oferece-lhe a chance de se mudar para a sua casa como criada. Desta forma, Demelza se torna parte em sua vida. Seu espírito independente e autêntico revigora a existência sombria de Poldark enquanto luta para reconstruir sua vida. Ela vai para a casa como uma garota, mas ao longo dos anos cresce na vida de Ross como amiga e eventualmente se casa com ela.

O contexto da história é a paisagem e a pobreza da Cornualha do final do século XVIII, a dependência das pessoas locais da pesca e da mina.

Ross Poldark é um homem de ação, mas também de compaixão, embora se esforce para esconder seus sentimentos dos outros. Incapaz de ignorar o sofrimento ou a injustiça.

Gostei de como o livro faz uma análise difícil dos costumes sociais. A sociedade gosta de fofocar sobre Ross Poldark e acredita no pior dele mesmo quando não é verdade. Houve muitas vezes em que as pessoas faziam uma suposição sobre Ross e o condenavam apenas para discutir como eles tinham feito algo assim na juventude ou tinham seus próprios problemas com mulheres, álcool e jogos de azar. A hipocrisia foi uma parte bem humorística. Adorei como Ross não podia se importar menos com o que as pessoas pensavam dele.

Adorei cada parte desse romance, com uma excelente narrativa rica em detalhes. Senti que podia quase respirar a brisa do mar, enquanto lia. É uma história que irá inspirar você a ser uma pessoa melhor e considerar que coragem e bravura vêm em todas as formas e tamanhos. Um pequeno ato pode ser de redenção heroica para quem recebe a bondade.

Winston Graham é um mestre na escrita. Apesar de ter sido escrito há mais de 70 anos, esse livro continua a encantar os leitores. A escrita de Graham fornece uma grande visão sobre o caráter, as relações familiares, o romance, os papéis de gênero, a política de classe, a fofoca de cidade pequena, a justiça criminal. Tantos tópicos que realmente transcendem o tempo e permanecem tão modernos e relevantes. Mesmo sendo um livro antigo, é de fácil leitura, tem um fluxo agradável e um bom ritmo.

Ross Poldark é um excelente livro cheio de romance, aventura e outros temas como diferenças de classes, a vida dos trabalhadores pobres, e muito mais. Mal posso esperar para ler o próximo livro! Recomendo a todos!






Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS