16.3.18

[Resenha #1589] A Poção Perdida - Amy Alward @grupopensamento ‏


A Poção Perdida
Diário de uma Garota Alquimista
Potion # 2
Amy Alward
ISBN-13: 9788555390951
ISBN-10: 8555390958
Ano: 2017
Páginas: 448
Idioma: português 
Editora: Jangada
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Depois de vencer a Caçada Selvagem, salvando a Princesa Evelyn, a vida de Sam Kemi mudou completamente! Com uma avalanche de entrevistas na TV, o trabalho na loja de poções da família e os preparativos para acompanhar a Princesa – sua nova melhor amiga – numa grande viagem internacional, tudo parece estar indo muito bem, até que de repente não está mais...Alguém adulterou a mente do avô de Sam para tentar descobrir a fórmula da Aqua Vitae, uma poção capaz de curar qualquer doença e que estava perdida entre as páginas de um antigo diário da família Kemi. Sem suas memórias e precioso conhecimento, seu avô está cada vez mais perdido e confuso. E, conforme o tempo passa, seu estado só vai piorando. Agora, Sam precisa encontrar a receita perdida da poção mais poderosa do mundo, aquela que as pessoas matariam para pôr as mãos, e também tentar trazer as memórias do seu avô de volta. Trocando vestidos, príncipes e palácios por dragões, centauros e cavernas, Sam começa a aventura mais importante e perigosa de sua vida – na qual tudo pode acontecer!



Resenha:

É muito raro um segundo volume de série ser melhor do que o primeiro, eu não sei porque isto acontece, mas é frequente comigo. O segundo volume da série Diário de uma Garota Alquimista, A Poção Perdida, da autora Amy Alward, publicado pelo selo Jangada tinha tudo para ser assim, mas surpreendentemente não foi! Pode conter spoilers!



Após ganhar a Caçada Selvagem e salvar a princesa Evelyn, a vida de Samantha Kemi nunca mais foi a mesma, perseguida pela mídia, seus passos são todos observados. Pronta para seguir com a princesa em uma viagem, a jovem é surpreendida por um ataque a seu avó que tem sua mente revirada, e precisa da ajuda da neta que parte em outra caçada particular em busca do diário de Cleo Kemi, e nele pretende encontrar a poção que salvará não só o avô, mas que impedirá a maior inimiga do império de a encontrar.

Alward nos brinda neste volume com uma aventura perigosa mas envolvente, já que nos coloca frente a frente com criaturas mágicas como centauros e dragões, além de toda a magia que alquimistas e magos podem ter! Sua narrativa feita em primeira pessoa através de Samatha se desenrola muito rápido, e nos traz respostas a todo tempo. Nada melhor do que respostas quando temos tantas perguntas!



Sam só cresce ao longo da trama, mas tem um defeito que a faz sofrer cada vez mais, ela quer salvar o mundo, quer salvar o avô, a princesa e o mundo, e querer tantas coisas ao mesmo tempo faz com que ela acabe se achando responsável por coisas que não são de sua ossada, e digo mais que ela seja negligente consigo mesma. Mesmo assim seu talento é enorme, e sua capacidade de raciocínio a salva de grandes perigos.

Zani está mais apaixonado do que nunca por Sam, e faz de tudo por ela, chega a ser até exagerado, mas aceitável. Não teve muito espaço na narrativa, mas cumpre o papel que veio, ser o apoio da namorada quando seu mundo desaba. É uma constante lembrança do universo dos sintéticos.

A Princesa está mais agradável, já que não está mais apaixonada por si mesma, mas ainda acha que o mundo gira ao seu redor, embora ajude as pessoas mais próximas a si mesma, também faz apenas suas vontades, mesmo que isso custe sua própria integridade. É um pouco fútil, mas sabe seu papel no reino.
Kirsty volta a aparecer, mas suas participações são breves assim como do resto da família Kemi. A vilã, Emilia tem mais espaço já que também está na mesma jornada que Sam. Ela é a típica pessoa malvada que perdeu o fio da razão, e acaba se perdendo em suas próprias buscas, e com isso os limites da suas ações simplesmente não existem.

Arjun e Anita, seus melhores e mais antigos amigos são fundamentais para que a busca chegue em algum lugar, e a cumplicidade que este trio têm é muito fofinha, já que se conhecem através de olhares e poucas palavras.
O desfecho da estória é muito satisfatório, embora nos deixe com raiva em suas palavras finais. A questão tecnologia versus natureza continua muito presente, especialmente na questão da devastação da natureza e seres mágicos em busca de ingredientes, e o quanto isso pode ser minimizados pelos sintéticos, está questão por sinal também tem um desfecho muito interessante, e que creio eu deveria ser o mesmo em nosso mundo.


Amo o trabalho gráfico que a editora tem com estes livros, a capa é muito lindinha e bem realizada, a diagramação e os detalhes de dentro do livro também, para ser mais bonito só se fossem lançados em capa dura, fica a dica rs!

A Poção Perdida parece juvenil, mas deixou de ser em seu livro antecessor, embora tenha como protagonista uma adolescente, as questões desta fase da vida não são o foco, ao contrário, são sucessivas escolhas adultas que se colocam a Sam, que age com responsabilidade e maturidade em um universo cada vez mais interessante, repleto de lugares diferentes, criaturas mágicas e sabedoria explicitamente doce!

Going Viral é o último livro da trilogia, e nos brinda com outras aventuras neste mundo mágico, ainda não foi publicado por aqui, mas espero que seja em breve, pois nosso universo literário está carente de fantasias originais com boas estórias. 




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS