15.4.18

[Resenha #1607] Preciso Saber - Karen Cleveland @PlanetaLivrosBR


Preciso Saber
Uma vida de sonhos. Uma mentira perfeita
Karen Cleveland
ISBN-13: 9788542212419
ISBN-10: 854221241X
Ano: 2018
Páginas: 300
Idioma: português 
Editora: Planeta do Brasil
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
sinopse: O thriller do ano: uma analista da CIA deverá escolher entre o amor de sua família e o juramento feito a seu país.Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, e sua tarefa é desvendar células infiltradas de inimigos russos em solo americano. A dedicada analista está muito próxima de receber a tão esperada promoção, depois de desenvolver um método revolucionário para ajudar na identificação de agentes secretos da Rússia. Ao conseguir acesso ao computador de um potencial agente russo, Vivian descobre uma pasta de conteúdo altamente confidencial: os inimigos estariam, de fato, vivendo em pleno solo dos Estados Unidos, passando-se por cidadãos comuns. Clique após clique, no entanto, Vivian se depara com uma verdade de consequências avassaladoras, capaz de colocar em xeque tudo o que ela mais ama. Entre a promessa de defender seu país e o desejo de proteger sua família, Vivian é uma mulher dividida. Terá, enfim, de decidir entre a lealdade e o amor? E, diante de uma escolha como essa, em quem ela pode confiar?




Resenha:

Continuando minha saga por gêneros que nunca li me dei uma chance de ler um livro com espionagem, tema esse que eu jamais imaginei ler e ainda por cima gostar. Mas na vida de um leitora não se pode ficar apenas em uma ilha já que existe todo um mundo de possibilidades. Preciso Saber, da autora Karen Cleveland, publicado pela editora Planeta é o responsável por este novo voo.

Vivian Miller é uma agente da CIA que trabalha para descobrir quem são agentes adormecidos russos nos Estados Unidos. Depois de desenvolver um algoritmo que dava acesso aos computadores de russos suspeitos, ela busca por respostas através da invasão de uma destes computadores. O que ela jamais imaginava que ao abrir uma pasta chamada 'amigos' ela fosse se deparar com alguém que ela conhece! Uma luta pelo certo e o amor de sua vida dá início.
Vivian é uma mulher um tanto fragilizada e inocente para alguém que trabalha com a CIA e mafiosos russos. Esperava por alguém com mais dureza decorrente do trabalho, mas ela é alguém facilmente tocada. Ela só ganha força e ação quando seus filhos são ameaçados. Embora em geral ela não tenha me incomodado, ela teve momentos bem chatos de dúvida e drama, que as vezes precisavam de um empurrãozinho para seguir.

Matt seu marido é alguém não é confiável, e alguém que desconfiamos o tempo todo é um alguém que não desperta a simpatia, afinal estamos todo tempo aguardando que ele traia, fuja ou vire a mesa. A única coisa que parece autêntica no personagem é seu amor pelos filhos, todo o resto nunca saberemos.

Miller acaba por se meter em uma chantagem pela descoberta que fez em suas pesquisas, e a partir dai todos parecem suspeitos, todos parecem criminosos, e uma sensação de paranoia ronda cada página, e elas se passam rapidamente já que tudo que eu desejava era que Vivian ficasse em paz e parasse de se envolver cada vez mais fundo neste mundo de espionagem.

A narrativa de Cleveland é feita em primeira pessoa em boa parte do livro, e acompanhamos ora o tempo atual, ora lembranças de Vivian desde o momento em que conheceu o marido, seu casamento e o nascimento dos filhos, construindo assim uma estória que convence e tem um desfecho satisfatório, não digo excelente porque infelizmente eu diria que não foi um felizes para sempre. Foi um daqueles finais que você diz não acredito que você fez isso, e solta um palavrão rs!

Um item marcante desta narrativa é a dose de realidade (isso se deve a autora ter trabalhado na CIA), já que em nenhum momento nada parece exagerado ao contrário tudo soa muito realista e isso nos deixa sem fôlego, especialmente quando existem quatro crianças no meio do fogo cruzado, e eu temia que alguma delas acabasse mau.

O fator lealdade ao país versus amor também é outro item constante. Vivian passa todo o livro em dúvida de qual a decisão certa a tomar, de qual lado devia estar. Se tratava-se de uma decisão de cunho pessoal ou de algo que também muda o destino de todo o seu país. E é uma tortura para ela que é muito nítida e sofrida. A autora conseguiu transmitir esse sofrimento muito bem.


Apesar de tratar de espionagem Vivian é uma mulher comum, com uma família e problemas com filhos, não existe neste livro nada grandioso ou fantástico que lembre um 007 ou Missão Impossível. A ação é mais na possibilidade de, do que efetivamente de algo que ocorre. O foco é nos desdobramentos familiares que toda a descoberta têm. Assim temos uma trama mais dramática do que de espiões.

Preciso Saber é uma estória envolvente de uma mãe de família que se vê sozinha quando descobre uma mentira. Querer manter tudo como se nada houvesse acontecido é seu grande crime, mas também seu objetivo. É um livro envolvente e aflitivo, e dá pistas que pode não se o único. Como foi lançado em 2018 ainda não dá para saber se é um livro único ou o primeiro de uma série.




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS