11.11.18

[Resenha #1655] Volte Para Mim - Paola Aleksandra @PlanetaLivrosBR


Volte Para Mim
Paola Aleksandra
ISBN-13: 9788542213362
ISBN-10: 854221336X
Ano: 2018
Páginas: 304
Idioma: Português
Editora: Essência
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Amazon
SINOPSE: Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido. Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos atrás ela escolheu deixar para trás. Volte para mim é um romance arrebatador sobre recomeços, sentir-se inteira e, acima de tudo, confiar no amor.



RESENHA: 

Em Volte Para Mim, da autora Paola Aleksandra, somos transportados para a pequena cidade de Durham (Inglaterra), no século XIX. Brianna Hamilton cresceu acreditando nas maravilhas que podem ser encontradas nas descobertas da vida e na importância de ter o controle sobre o próprio destino. As histórias de seus pais também alimentaram seu coração e o da irmã durante anos. Os dois se casaram por meio de um acordo comercial. Basicamente, com a união de Rowena Duff e Brandon Hamilton, esses clãs da Escócia e da Inglaterra reforçaram um laço já fragilizado pelas revoltas do passado. O que seria uma junção conveniente para duas famílias distintas, na verdade se tornou um amor que transcendeu barreiras. E Brianna nasceu dessa mistura inglesa e escocesa. 
“Chegou a hora de recomeçar.” (pág. 13)
“(...) uma casa é construída com pedras e madeira, enquanto um lar é edificado no amor e no respeito.” (pág. 16)
“Nenhuma força no mundo é capaz de destruir aqueles que se amam verdadeiramente.” (pág. 30)
“Parti quando precisei descobrir quais caminhos gostaria de seguir. E voltei quando percebi que eles sempre me levariam até a família que deixei em Durham.” (pág. 37)
Aos dezesseis anos, por conta de uma descoberta que afetou tudo o que Brianna acreditava, a garota decidiu fugir para as Terras Altas. Em Durham, Brianna deixou não apenas sua família e seu lar, mas também seu melhor amigo e primeiro amor, Desmond Hunter. Os dois sempre mantiveram um apreço gigantesco um pelo outro e, durante anos, Des foi o porto seguro de Bri. Ele a ajudou a fugir, mas com a promessa de que sempre esperaria por sua volta. Apesar de ser considerada inconsequente e egoísta, ela saiu em busca daquilo que sempre acreditou. 
“Tudo o que desejo é encontrar uma forma de os dois mundos coexistirem. Quem disse que preciso escolher apenas um lugar para amar?” (pág. 40)
“Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial.” (pág. 46)
“Ações. Todos nós precisamos de menos palavras e mais atitudes.” (pág. 80)
“Não existe aflição maior do que a de não poder afastar a dor daqueles que amamos.” (pág. 102)
“Eu sou dela. E vou lutar até ela entender que sempre foi minha.” (pág. 131)
Após onze anos e muitas cartas, Brianna conseguiu se despir dos próprios erros e da culpa que sempre a afligiu enquanto vivia na Escócia. Em 1827, aos 27 anos, ela retorna para casa. Infelizmente, o lar que a sempre protegeu e as pessoas que vivem nele mudaram. Rowena está doente, Brandon está viajando em busca de uma cura para a esposa, Malvina está carregando o mundo nas costas apesar da pouca idade e o amor de sua vida ainda leva no olhar a raiva e a dor de sua fuga. Está na hora de Brianna enfrentar o que deixou para trás, perdoar e ser perdoada e, mais do que tudo, construir um novo presente.  
“As paredes desta casa escondem uma culpa sem tamanho. Para todos os lados que olho encontro alguém, até meu próprio reflexo, martirizando-se pelos erros que mudaram a história de nossa família.” (pág. 135)
“A felicidade não depende de mais ninguém a não ser de nós mesmos.” (pág. 184)
“Uma coisa valiosa que aprendi nos últimos meses é que a vida que queremos levar sempre será a que escolhemos enxergar.” (pág. 225)
Eu faço parte dos inscritos do canal Livros & Fuxicos, da Paola Aleksandra, e fiquei muito feliz com a leitura de Volte Para Mim. Ele é narrado em primeira pessoa pela Brianna, mas também traz alguns pontos de vista de Desmond. Ao longo do livro, a autora intercala passado e presente. No passado, ficamos cientes de momentos que antecedem a fuga de Brianna e do motivo que a levou abandonar sua família. No presente, vemos como a sua volta para a Inglaterra afeta as pessoas ao seu redor. Além disso, também temos diversos trechos de cartas enviadas e recebidas durante a estadia da personagem na Escócia, o que nos dá uma noção dos seus onze anos fora de casa. 

A escrita da autora é extremamente poética e romântica. Eu diria que isso acontece porque o livro é um estudo sobre os sentimentos que carregamos no peito. Ao mostrar Brianna e sua busca por redenção, a autora conversa com o leitor sobre o amor, o perdão e até que ponto devemos chegar em busca da nossa felicidade. A escrita também é imersiva, repleta de descrições de ambientes e elementos de um romance de época. Por conta de tudo aqui falado, a leitura é instigante, leve e flui super bem. Ao final do livro, ficamos com a sensação de que passamos uma temporada em Durham.  

Os personagens são muito cativantes. Brianna é corajosa, não só porque conseguiu reunir forças para deixar a própria família, como também porque alcançou seus objetivos e voltou para enfrentar todas as consequências de seus atos. Também temos o lado de Malvina, sua irmã, e como a ausência de sua fonte de inspiração a transformou numa mulher adulta antes do tempo. E os pais são o sinônimo puro de amor. Apesar das condições da mãe, ela sempre esteve a espera da filha, sem ressentimentos, apenas com a sensação de que poderia ter feito diferente. Sentimos muita empatia pela família Hamilton. É como se também fossemos membros desse clã e, sendo assim, sentimos cada dor e pequena alegria deles.

O romance entre Bri e Des é super delicado. Esse amor surgiu de uma amizade e perpetuou por muito tempo. Infelizmente, a falta de comunicação (algo recorrente nos personagens de romances de época) os afastou mais do que eles imaginavam durante esses onze anos. Quando se encontram novamente, as faíscas ainda estão ali, mas o ressentimento e as suposições interferem diversas vezes no que deveria ser uma união de dois corações apaixonados. Des queria que Brianna voltasse para ele e, mais do que nunca, ela também queria o mesmo.   

Um detalhe que gostei bastante é a importância do Sol na trama. Eternizado pela editora na capa do livro, seu surgimento no céu traz esperança e o torna uma parte importante na vida dos personagens. Além disso, a autora fala sobre a natureza e como ela está diretamente ligada a determinados acontecimentos. Por exemplo, a clareira preferida de Bri e Des recebe um gazebo de madeira quando os dois já estão adultos, e esse lugar fará parte da história deles. Sem contar que ela também traz discussões sobre o que é um lar, como podemos encontrá-lo e quem está dentro dele. 

Volte Para Mim é um romance de época repleto de poesia e paixão. Recomendo não só para os inscritos do canal Livros & Fuxicos, mas também para todos os leitores que estão em busca de uma história sobre descobertas, perdão e esperança de um dia melhor. E um lembrete: não julgue a atitude de Brianna sem antes saber de suas motivações! 



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS