10.11.19

[Resenha #1688] A Garota do Penhasco - Lucinda Riley @EditoraArqueiro


A Garota do Penhasco
Lucinda Riley
ISBN-13: 9788580419955
ISBN-10: 8580419956
Ano: 2019
Páginas: 416
Idioma: português
Editora: Editora Arqueiro
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon
Skoob
Sinopse: Tentando superar um coração partido, Grania Ryan deixa Nova York e volta para a casa dos pais, na costa da Irlanda. Lá, na beira de um penhasco, em meio a uma tempestade, ela conhece Aurora Lisle, uma garotinha de 8 anos que mudará sua vida para sempre. Apesar dos avisos da mãe para ter cuidado com os Lisles, Grania e Aurora ficam cada vez mais próximas, e ela passa a cuidar da menina sempre que Alexander, o belo e misterioso pai, precisa viajar a trabalho. O que Grania ainda não sabe é que há mais de cem anos o destino das famílias Ryan e Lisle se entrelaçam inexoravelmente, nunca com um final feliz.Através de cartas antigas, Grania descobre a história de Mary, sua bisavó, e começa a perceber quão profundamente conectadas as duas famílias estão. Os horrores da guerra, o destino de uma criança, a atração irresistível pelo balé e amores trágicos vão deixando sua marca através das gerações. E agora Grania precisa escolher entre seguir em frente ou repetir o passado.Alternando entre romance histórico e contemporâneo, A garota do penhasco é um livro sobre mulheres fortes, grandes sacrifícios e a capacidade do amor de triunfar sobre tudo.



Resenha:

A Garota do Penhasco é narrada pela pequena Aurora Lisle e a maneira como ela se dirige ao leitor logo na página inicial dá ao leitor indícios claros de que esta será uma leitura muito envolvente. A Garota do Penhasco é Aurora, uma menina que já perdeu a sua mãe mas que tem uma forma muito madura do entendimento das coisas.

Grania Ryan, depois de um desgosto amoroso em Nova Iorque, decide regressar à casa da família na Irlanda para receber o afeto dos pais e se distanciar de uma situação que a magoou e é no penhasco que seu destino se cruza com a pequena Aurora pela primeira vez, e nem poderia imaginar que apartir desse encontro sua vida mudaria para sempre. 

Kathleen, mão de Grania, não vê com bons olhos a ligação de Grania com Aurora, por causa de Aurora ser da família Lisle e, logo o leitor percebe que no passado algo aconteceu entre estas duas famílias.

Inesperadamente, Grania se vê envolvida de forma gradual e cada vez mais intensa na vida de Aurora e vamos perceber como Aurora consegue preencher um vazio na vida de Grania.

O que diz da personagem Aurora? Talvez a personagem mais encantadora de toda a história, aquela com quem senti uma empatia inigualável e que adorei acompanhar o seu percurso ao longo deste romance. Sonhadora, amorosa, lutadora, persistente, teimosa, os adjetivos para caracterizar esta personagem são inesgotáveis, criou um impacto em mim e marcou a leitura desde o início até o fim.

Este romance desenrola-se em dois fios que se entrecruzam e ligam em vários pontos. Temos no presente, a história de Grania que conhece Aurora à beira de um penhasco, e é aqui que a relação entre as duas personagens se inicia e condiciona todo o livro. Se não fosse esta amizade entre Grania e Aurora, nunca conheceríamos a história das famílias Ryan e Lisle. Para sabermos mais sobre esta rivalidade entre as duas famílias, recuamos até ao passado. Aqui vemos que ambas famílias sempre tiveram uma relação seja de amor ou de ódio. É impossível eu contar o que acontece, pois acontece muita coisa.

A alternância entre o passado e o presente confere ao romance um ritmo cativante, do qual não conseguimos parar. Eu queria saber sempre mais. Começamos pela história de Mary e em várias camadas vamos chegando ao presente de Aurora, passando por Anna e Lily. Cada capítulo me aguçava a curiosidade e ao mesmo tempo me deixava tonta com tantas pontas soltas que a autora lançava, mas que felizmente soube atar. 

O que parecia ser, inicialmente, uma banal história de amor, revela-se, afinal, uma saga familiar, com segredos, problemas, aventuras e desventuras e, sobretudo, amor e amizade.

É um romance lindo, que me surpreendeu bastante e que ficará para sempre no meu coração e na minha memória. Mais uma vez, destaco a personagem da Aurora, a personagem mais nova mas ao mesmo tempo a mais adulta e mais sábia.

Apesar dos comentários muito positivos deste livro, eu iniciei a leitura de "A Garota do Penhasco" sem qualquer expectativa. E que bom foi lê-lo sem esperar nada pois este livro foi uma ótima surpresa, simplesmente adorei e espero ansiosamente que lance mais livros desta escritora magnífica. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS