10.11.19

[Resenha #1689] História Da Magia - Éliphas Lévi @grupopensamento


História Da Magia
Éliphas Lévi
ISBN-13: 9788531520570
ISBN-10: 8531520576
Ano: 2019
Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Pensamento
Classificação: 4 estrelas
Compre: Grupo Pensamento / Amazon
Skoob
Sinopse: Magia significa "grande ciência". Segundo os orientalistas, "as nações mais antigas, mais cultas e ilustradas consideravam a Magia como uma ciência sagrada, inseparável da religião". Os antigos egípcios foram um dos povos mais devotados à religião, tanto quanto são ainda hoje os hindus. Segundo Platão: ''A Magia verdadeira consiste no culto dos deuses e adquire-se mediante este culto."
A Magia pode ser "branca", "cinzenta" ou "negra". É branca se aplicada de modo desinteressado e altruísta; cinzenta, se tem alguma finalidade egoísta, ainda que leve; e negra, se visa a prática do mal, quando então se toma "feitiçaria", considerada criminosa. É importante, portanto, distinguir uma da outra, com consciência de que sua aplicação boa ou má envolve grandes e terríveis responsabilidades ao seu agente.
A ciência e arte da Magia é muito complexa e sutil, e por isso não está ao alcance de qualquer um, moral e mentalmente preparado, tanto para expô-la como para aprendê-la. Entre os seus aptos expositores se considera Éliphas Lévi, por sua cultura e seu passado de sacerdote católico e cabalista emérito, e que legou ao mundo obras notáveis. "História da Magia", com o total de 49 capítulos, expostos num estilo claro, brilhante e atraente, sem dúvida enriquecerá qualquer biblioteca e fascinará todos os que se interessam pela prática da magia.



Resenha:

Um livro fascinante, com grande poder de desmistificar o ocultismo, a superstição e a ignorância, que sempre fez parte da compreensão do que sabemos culturalmente ou chamamos de mágica.

História Da Magia, escrita por um filósofo hermético, publicada pela primeira vez em 1860 por Éliphas Lévi, provou ser um livro desafiador para ler. O livro em si cativou minha atenção quando o iniciei, mas demorou um pouco mais do que eu achei necessário para engrenar na leitura. Do ponto de vista histórico, é uma obra interessante, certamente característica do período em que o interesse pelo ocultismo - nas décadas de 1830 e 1840 - estava em ascensão em Paris. Ao longo de seus escritos, Lévi aborda tudo, desde magia negra, sonambulismo, feitiçaria, alquimia, cabalismo, tarô, catolicismo, vampiros e, principalmente, a projeção astral e em qualquer coisa misteriosa. 

Em algum momento, todas as religiões tiveram um começo. Eliphas Levi, de fato, acreditava que todos eles vieram do mesmo lugar. Neste livro, ele discute as origens de muitas das escolas mundiais de misticismo e ideologias ocultas, bem como ele afirma que elas se desviaram da única fonte da verdadeira religião. Como o título sugere, é mais uma visão geral de vários sub tópicos do que um volume instrucional ou dogmático.

Na minha opinião, as primeiras 160 páginas contem as informações mais ricas do livro, falando em linguagem mais simples e estabelecendo facetas essenciais do sistema de crenças ocultas de Levi. A segunda metade dos capítulos se torna mais detalhada e anedótica por natureza. Aqui, lemos histórias e lendas de personagens famosos e / ou de alto nível envolvidos na esfera do ocultismo: alquimistas, feiticeiros, loucos e profanadores imprudentes de rituais mágicos sagrados. Gilles de Raiz, Imperador Romano Sagrado de Rudolf II, Paracelso e os Cavaleiros Templários são alguns dos casos examinados. Muitas vezes, essas pessoas encontravam fins terríveis, devido a eventos abertos à interpretação. O autor, no entanto, tende a enfatizar que o manuseio incorreto dos poderes absolutos que existem sempre terá um custo caro, de várias formas.

História Da Magia de Éliphas Lévi é um ótimo livro sobre o ocultismo, escrito por um dos principais autores desse gênero. Recomendo a todos que se interessam pelo assunto. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS