3.1.20

[Resenha #1690] Acerto de Contas - John Grisham @EditoraArqueiro


Acerto de Contas
John Grisham
ISBN-13: 9788530600587
ISBN-10: 8530600584
Ano: 2019 Páginas: 448
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Em Acerto de contas, os segredos e as mentiras, os preconceitos e a culpa transformam a vida de pessoas inocentes e determinam o futuro de toda uma família.
“O melhor escritor de suspense da atualidade.” – Ken Follett.
O que leva um homem bom a se tornar um assassino? Numa cidadezinha no interior do Mississippi, Pete Banning era considerado herói da Segunda Guerra, além de fazendeiro próspero, marido apaixonado, pai devotado e membro fiel da Igreja Metodista. Até que, numa manhã de outono, ele entrou calmamente na igreja e matou o reverendo Dexter Bell com três tiros. Por que Pete fez isso? Essa pergunta iria pairar por anos sobre a cidade.Como se o assassinato a sangue-frio já não fosse chocante o suficiente, era ainda mais desconcertante saber que Pete não tinha absolutamente nada a declarar sobre o crime. Nenhuma explicação, nenhuma motivação, nada que os advogados pudessem argumentar em sua defesa.
Os advogados tentam de tudo para salvar Pete de uma sentença que irá condená-lo à cadeira elétrica. Mas ele não tem medo da morte e está disposto a levar suas razões para o túmulo.


Resenha:

Este é um drama familiar intrigante e trágico com camadas de suspense. Somos transportados com habilidade para a década de 1940 e para a cultura do sul dos Estados Unidos de Clanton, Mississippi. Narrado em três partes, John Grisham consegue explicar muitas coisas de uma maneira muito detalhada, como costuma fazer.

Na primeira parte, temos tudo o que aconteceu desde o momento em que Pete Banning, um respeitado fazendeiro assassinou o pastor Dexter Bell e não deu explicações sobre nada. A primeira parte pode parecer um tanto longa, dado que sabemos antecipadamente que não dirá os motivos que levaram ao assassinato. 

Na segunda parte fala mais sobre Pete do que qualquer outro personagem. Conhecemos seus valores e traumas; tudo de uma maneira bem descrita, tanto que se torna impossível não vê-lo em cada cena, mas para o que essa parte é mais útil (eu acho), é conhecer Pete e sua personalidade. Ele tinha uma boa consciência quando apertou o gatilho para matar o pastor.

O que aprendemos com Pete na segunda parte não tem tanta relevância na terceira e na última. Nesta parte, temos uma resolução e a resposta para a intriga inicial. Eu gostei da construção do cenário, John Grisham nos transmite em primeira mão como era viver naqueles tempos em que as pessoas de cor e todo o tratamento para com elas eram mais desumanas. A narrativa dele é simples, mas muitas vezes é como se ele estivesse falando com você pessoalmente. Isso é genial.

Ao falar sobre personagens, todo mundo tem seu ponto forte. Eles são construídos para a perfeição do que a história merecia. A esposa de Pete cumpre seu papel de elemento intrigante, pois está confinada em um Hospital Psiquiátrico. Seus dois filhos adolescentes têm pouco espaço, mas nos surpreendem.

Os que mais participam são os advogados (na diversidade de processos que existem ao longo dos anos após o assassinato de Pete) e seu filho. O que me deixa com um claro gosto de derrota por uma família que acaba destruída por um conjunto de mentiras (como você saberá no final).

Embora você tenha que tirar o chapéu quanto à atenção aos detalhes de como construir dramas familiares onde o simples (a verdade), se esconde facilmente nos segredos (a mentira). Quem diria que mesmo uma mentira é geralmente um segredo?

A história desse livro é forte, retratando as questões de raça e assassinato, bem como propriedades e ações ilegais de morte. O mais interessante de tudo é tentar determinar o que poderia ter levado Pete Banning a cometer o crime definitivo e lançar sua família em sofrimento significativo, que se reúne no capítulo final. Admito que o capítulo intermediário do livro, que explorava o tempo que Banning passou na guerra, pareceu ser uma grande quantidade de histórias que foi muito prolongada. Alguns lamentaram sua presença no romance, embora eu simplesmente me pergunte se ele poderia ter sido reduzido essa parte. Embora eu escolha não estragar isso para ninguém, essa parte da história de fundo não se encaixa nos argumentos fundamentais do assassinato que ele cometeu. Achei a escrita bastante cativante. Outro sucesso de Grisham para quem gosta do gênero. Esta é uma história que manterá o leitor pensando durante todo o livro. Recomendo. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS