9.1.20

[Resenha #1695] Conectadas - Clara Alves @Editoraseguinte


Conectadas
Clara Alves
ISBN-13: 9788555340895
ISBN-10: 8555340896
Ano: 2019
Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Ser uma garota gamer não é fácil. Principalmente quando um romance está em jogo.
Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais — pelo menos virtualmente. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina.
Quanto mais as duas se envolvem, mais culpa Raíssa sente. Só que ela não está pronta para se assumir — muito menos para perder a garota que ama. Então só vai levando a mentira adiante… Afinal, qual é a chance de as duas se conhecerem pessoalmente, morando em cidades diferentes? Bem alta, já que foi anunciada a primeira feira de Feéricos em São Paulo, o evento perfeito para esse encontro acontecer.
Em um fim de semana repleto de cosplays, confidências e corações partidos, será que esse romance on-line conseguirá sobreviver à vida real?




Resenha:

Neste livro temos duas protagonistas, Ayla e Raíssa e a narração é intercalada entre elas. Raíssa é uma jovem de 17 anos com descendência indígena e que mora em Sorocaba. Desde que começou a jogar com seus 14 anos, viu que infelizmente existe muito preconceito no meio gamer, um universo predominantemente de homens. Raíssa descobre um jogo chamado Feéricos e logo que entra no jogo é praticamente excluída e também passa por situações bem machistas só por ser mulher, então para tentar driblar este problema ela resolve cria um avatar masculino, se inspirando em seu melhor amigo Leo. Aí quando ela conhece Ayla no jogo, uma jovem da mesma idade e com descendência asiática, ela descobre que Ayla está enfrentando os mesmos problemas que ela passou, claro que ela resolve ajudá-la, mas por conta de seu avatar masculino e não acaba não revelando sua identidade real. O grande problema aí é que elas acabam se envolvendo muito mais do que podiam imaginar, mas Raíssa não falou que seu perfil é fake, e assim Ayla acha que está falando com Leo. 

Ayla se conecta de tal forma com "Leo" que ela acha que achou sua outra metade, pois ninguém a entende da mesma forma e do outro lado vemos Raíssa que também fica fascinada por Ayla e logo se vê apaixonada. O que será que vai acontecer nessa história? Será que irá acabar tudo bem?

Nesse livro a autora soube desenvolver muito bem as personagens, e trouxe um diferencial, as protagonistas não são as típicas garotas brancas que vemos em quase todos os livros, não, pelo contrário, ela nos trouxe a Raíssa que tem a descendência indígena e já a Ayla de descendência asiática, e outro fator diferente, ambas são LGBT e até o amigo da Raíssa, Leo é assexual. 

Gostei também que esse livro traz muito bem à tona um tema que nunca vi sendo mencionado em nenhum livro que são sobre as mulheres no universo gamer, um universo que na maioria é masculino, e que infelizmente existe preconceito nesse meio. É uma ótima discussão para nos fazer refletir sobre esse tema. 

Conectadas é uma verdadeira jornada de auto-conhecimento que todos passam na adolescência, é sobre dramas familiares, primeiro amor, sexualidade, enfim, muitos temas importantes. Recomendo este livro a todos. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS