29.1.20

[Resenha #1703] A Parábola do Semeador - Octavia E. Butler @edmorrobranco


A Parábola do Semeador
Semente da Terra # 1
Octavia E. Butler
ISBN-13: 9788592795399
ISBN-10: 8592795397
Ano: 2018
Páginas: 432
Idioma: português
Editora: Morro Branco
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados estão seguros. Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde sua família, seu lar e se aventura pelas terras americanas desprotegidas. Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma visão estonteante do destino humano ... e ao nascimento de uma nova fé.




Resenha:

O romance se passa em 2024 nos Estados Unidos, Califórnia. Todo o país é abalado por uma onda sem precedentes de pobreza que elevou o diferencial socioeconômico a níveis nunca antes vistos, arrastando a maioria da população para um estado de desespero e necessidades absolutas. As cidades são agora um território nas mãos de hordas de pessoas sem-teto, retardatários, criminosos; famílias inteiras vivem em um estado de desnutrição e necessidade perpétuas, sem a menor chance de ter ou encontrar um lar ou um emprego remunerado. A crise ecológica, em particular a seca, causou um aumento nos preços de alimentos e água.

O estado central basicamente desapareceu, a polícia não tem mais controle do território e, age como qualquer outro criminoso, com o objetivo apenas de extorquir dinheiro, que mantém seu valor intacto, por seus "serviços". Empresas inescrupulosas estão dominando comunidades inteiras e seus habitantes, resignados a perder todos os direitos em troca de garantias de segurança que os protegerão dos rios de abandonados que povoam as ruas do país todos os dias em uma longa peregrinação ao norte do Canadá e Alasca, agora lugares míticos, onde há esperança de voltar a viver uma existência melhor.


A protagonista do romance é uma jovem afro-americana, Lauren Olamina, que mora numa comunidade que é uma verdadeira ilha de segurança em um mar de caos. Seu pai é pastor e professor universitário, que trabalha principalmente em casa pois se aventurar além dos muros fechados é perigoso. Para piorar a situação, um novo medicamento que compele seus usuários a iniciar incêndios está ganhando popularidade. A comunidade de Lauren pode ter paredes, mas elas estão longe de ser rica. Eles são os remanescentes da classe média e estão lutando para sobreviver. E Lauren sabe que o muro que separa sua pequena comunidade do horror do mundo ao redor é uma segurança efêmera e, à medida que o tempo passa isso só pode piorar. Eventualmente, seus muros falharão e as hordas de ladrões empobrecidos e viciados em drogas cairão sobre eles. Lauren se prepara para o dia em que ela terá que deixar tudo e todos para fugir também para o norte, em direção a um mundo melhor. 

Parte do que faz este livro parecer tão real é por ser um romance pós-apocalíptico, sem um evento apocalíptico. O governo ainda existe - de fato, um novo presidente acaba de ser eleito. Mas a maioria das pessoas não se preocupa em votar, e você precisa subornar a polícia para investigar um assassinato. Mesmo assim, eles provavelmente não aparecerão. Não há cometa, invasão alienígena, bomba nuclear ou surto viral. Apenas um declínio lento e constante que começou anos antes de Lauren nascer.

Lauren é especialmente vulnerável graças ao sintoma de hiper empatia. Se ela percebe alguém experimentando dor, ela reage como se estivesse sentindo dor. A condição é totalmente mental, e Lauren não sofre danos físicos. No entanto, torna sua vida ainda mais difícil.

Lauren fundou uma religião, cujo princípio principal é "Deus é a mudança". Lauren acredita intensamente nisso, embora os personagens ao seu redor nem sempre. Todo o seu objetivo na vida é estabelecer uma comunidade em torno da semente da terra, usando-a para tornar o mundo um lugar melhor.

A narração ocorre na forma de um diário; o estilo é direto e transmite ao leitor toda a dor, horror, desespero daqueles dias terríveis, dos crimes e atrocidades de que a protagonista é testemunha. As páginas de narração são intercaladas com extratos da semente da terra, que que gradualmente revelam sua profunda conexão com os eventos narrados e a vida de Lauren. 


Como sempre a edição dos livros da Editora Morro Branco são incríveis, capa maravilhosa, e todo a diagramação, revisão e tradução perfeitos. 

A Parábola do Semeador é uma leitura absolutamente recomendada, muito diferente da Ficção Científica Apocalíptica a que estamos acostumados, povoada por pesadelos como a bomba atômica, vírus mortais, asteroides que ameaçam todo o planeta, mas precisamente por esse motivo mil vezes mais assustador e perturbador, já que é baseado em extrapolação do cenário socioeconômico já existente, reconhecível na realidade cotidiana que nos cerca.



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS