1.3.20

[Resenha #1704] Palácio da traição - Jason Matthews @EditoraArqueiro


Palácio da traição
Jason Matthews
ISBN-13: 9788580418422
ISBN-10: 8580418429
Ano: 2020
Páginas: 448
Idioma: português
Editora: Editora Arqueiro
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: A Capitã Dominika Egorova, espiã do SVR, o Serviço Secreto Russo, acaba de retornar a Moscou depois de uma temporada no Ocidente. O que ninguém desconfia é que ela está trabalhando para a CIA como a principal agente de Washington infiltrada no SVR e no Kremlin.Para complicar ainda mais essa situação arriscada, Dominika está apaixonada pelo seu contato na CIA, o agente Nate Nash, e o clima de desejo entre eles é tão perigoso quanto ser espiã dupla em Moscou. Talvez mais.Enquanto tenta realizar sua missão, a agente precisa lidar com desafios como um chefe criminoso, tentativas de assassinato, emboscadas de contrainteligência e – o mais assustador – uma conversa noturna com o presidente Putin, vestida apenas com uma camisola.E quando um infiltrado depara com o nome dela numa lista secreta de fontes, a sentença de morte de Dominika é decretada.


Resenha:

Palácio da traição é o segundo livro da conceituada trilogia de espionagem de Jason Matthews, um oficial aposentado da Diretoria de Operações da CIA. Ele completou a trilogia e existe o filme do primeiro livro, com Jennifer Lawrence e Joel Edgerton nos papéis principais. Li o primeiro livro há cerca de um mês. Deixe-me dizer, o primeiro livro foi tão incrivelmente bom que fiquei preocupado que minhas expectativas fossem altas demais para o segundo. Graças a Deus eu estava tão errado.

Palácio da traição começa vários meses após o livro anterior, com a capitã Dominika Egorova retornando à Rússia e os Serviços de Inteligência Russos (SVR) abalados por perdas pessoais. Se ela vai ou não espionar mais os americanos está no ar. Dominika enfrenta novos desafios, incluindo a atenção extra que está ganhando do presidente russo Putin e de vários membros políticos de seu gabinete. Ainda mais perigoso é o seu novo chefe, o coronel Alexei Zyuganov, um homem mau que tenta escalar a cadeia de poder do Kremlin. Ele vê Dominika como uma competição, impedindo-o de alcançar seus objetivos. Por isso, Zyuganov não vê problema em assassinar Dominika e trabalha para aperfeiçoar seu plano.

Enquanto Dominika luta por seus desafios, Nate Nash, seu amor e treinador da CIA, também está lidando com os seus. Desta vez, é um velho general russo irritado que não gosta da nova liderança de Putin e quer compartilhar tudo o que pode, mas apenas nos seus termos. Por mais que Nate queira ajudar sua imprudente agente disfarçada, ser pega e torturada parece mais provável. Nate também recebeu um novo agente para treinar - Hannah Archer - que servirá como contato de comunicação de Dominika dentro da Rússia. Hannah é uma agente talentosa e que cresce perto de Nate e Dominika, enquanto ela é encarregada de manter o velho general russo seguro.

Para complicar ainda mais, um certo membro de alto nível do governo dos Estados Unidos que não obtém o cargo de diretor em que estava contando plenamente e decide vender segredos aos russos por dinheiro, irá se absolver. Ele não apenas entra em contato com um diplomata russo de alto nível, começa a compartilhar informações importantes, mas também está disposto a procurar a lista de agentes que servem ao governo dos EUA e revelar o segredo de Dominika a seus chefes.

Matthews faz um trabalho incrivelmente bom em pegar todos os personagens, enredos e locais e reuni-los em uma rede muito bem entrelaçada. Como o primeiro livro, ele exala o estilo e o sentimento de um grande thriller de espionagem de John Le Carre. Tem o sabor e o sentido internacional descritivo do clássico de Ian Fleming. E tem a beleza nítida de uma narrativa impecável que costumo comparar com John Grisham. No entanto, essa não é uma história  estilo Grisham. É uma visão de George R.R. Martin, Game of Thrones, da parte inferior do governo do mundo real e da política nas ruas da nova era da Guerra Fria. É cru, violento, sensual, provocador e cheio de habilidade intelectual.

A história de Dominika Egorova e Nash continua a se desenvolver e crescer neste segundo livro. Ambos são oficiais de inteligência de campo. Ambos treinaram em suas próprias escolas de espionagem para enganar o inimigo. E ambos carregando bagagem pessoal que influenciarão com força suas decisões e lealdades - tanto em seus países quanto em si mesmos. No final, sua paixão um pelo outro perde apenas para o compromisso de tornar o mundo um lugar melhor para o bem comum.

Esta foi uma excelente leitura. Foi um pouco menos emocionante do que o primeiro livro, mas ainda é uma da melhores histórias de suspense que já gostei de ler há muito tempo. Isso diz muito, porque eu li vários romances de suspense bem escritos nos últimos anos. Este facilmente pertence ao topo da lista. Esse é o tipo de livro em que você fica acordado até tarde. 

O que torna este livro tão incrível? Assim como o primeiro, tudo se resume à capacidade de Matthews de Primeiro: criar personagens multidimensionais que se alojam na sua mente e no seu coração, Segundo: desenvolver um complexo e trama complexa fluida, constantemente em movimento com diálogo e ação rápida e cheia de surpresas ao longo do caminho; e Terceiro: capacidade de usar sua experiência únicas como um ex-agente da CIA para contar uma história de espião em um maneira especial que faz você se sentir como se estivesse lá e intimamente envolvido com a história de Dominika e Nash.

Os fãs do primeiro livro de Jason Matthews encontrarão muito aqui para apreciar. A história é mais profunda e complexa, os personagens são melhor desenvolvidos, e toda a atmosfera é apenas mais forte. Felizmente, há recapitulações rápidas o suficiente para permitir que novos leitores entrem direto e não sintam que perderam nada. A própria guerra fria pode estar morta, mas seu espírito literário ainda está muito vivo no Palácio da Traição. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS