1.3.20

[Resenha #1705] A Pequena Livraria dos Sonhos - Jenny Colgan @EditoraArqueiro


A Pequena Livraria dos Sonhos
... onde os finais são sempre felizes.
Jenny Colgan
ISBN-13: 9788580419535
ISBN-10: 8580419530
Ano: 2019
Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Amazon
Sinopse:  "Nina é uma leitora voraz que sonha em ter a própria lojinha de livros. Só que a vida real é um pouco mais complicada que as histórias que ela ama ler, o que ela descobre quando se muda para as lindas Terras Altas da Escócia para transformar seus sonhos em realidade… Tentei escrever o tipo de livro que adoro – convidativo, engraçado (ESPERO), com caras gatinhos (LÓGICO), mas também totalmente dedicado a nós, amantes de livros: os leitores.Venha se juntar à nossa turma!" Beijos, JennyNina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.


Resenha:

A Pequena Livraria dos Sonhos é uma carta de amor de Jenny para amantes de livros. Nossa personagem principal é Nina, uma bibliotecária cuja biblioteca está fechando para acompanhar os tempos modernos. Ela foi informada de que pode competir por um dos dois cargos disponíveis no novo "centro de mídia" no centro de Birmingham, Inglaterra, ou pode seguir em frente com sua vida. Nina, em vez de realmente lidar com a perda do emprego, prefere se perder nos livros. Ela compra e acumula centenas de livros, de sua própria coleção pessoal àqueles que a biblioteca está descartando sem cerimônia. Mas o que diabos ela realmente vai fazer?

Nina encontra inspiração em uma classe que é obrigada a ter quando se candidata à nova posição no centro de mídia e rapidamente decide que vai encarar a vida e realmente fazer algo em vez de viver dentro de contos de fadas. Ela vai para a Escócia e compra uma van. Nina a transforma em uma livraria móvel, onde ela vende livros para as comunidades que não têm mais bibliotecas ou livrarias. Ela preenche um nicho. Nina também encontra uma casa aconchegante na forma de um celeiro renovado e alugado, cujo proprietário, Lennox, é intratável. Nina faz uma conexão com um condutor de trem itinerante, Marek, que é solitário e poético.

Nina decide fazer algo e se torna um sucesso. Mais importante, porém, ela encontra a paz na Escócia. Nina se sente confortável, segura e em casa neste novo lugar. Ela encontra seu objetivo.

Este livro tem tantos pequenos momentos mágicos de realização, onde Nina começa a entender como parar e se divertir. Eu adorei vê-la crescer em confiança. Ela se envolve na comunidade local e se arrisca.

Eu posso continuar falando sobre o enredo deste livro. Eu posso falar sobre o triângulo amoroso com Lennox, Nina e Marek. Posso discutir a beleza do cenário e quão desesperadamente quero me mudar para a Escócia, porque, em algum momento. Posso falar sobre o quanto quero possuir uma livraria e estar fazendo algo de valor na comunidade. Mas não vou. Em vez disso, quero discutir como essa história é inspiradora.

É sobre sair da sua zona de conforto. É sobre arriscar. Não sei dizer quantas vezes quero desistir da minha vida aqui, pegar meus gatos e meu marido e ir embora para outro país para fazer algo que valha a pena, em vez de ficar sentada na tela do computador sonhando com isso. Este livro, embora fictício, apenas me faz acreditar que existe algum propósito na vida que ainda não descobri. Nina não descobre seu chamado até perder o emprego, até que seja mais velha.

Nina me faz entender que você nunca é velho demais para seguir suas paixões e amar o que faz na vida. Ela mostra que mesmo os mais tímidos podem fazer a diferença no mundo, mesmo que seja apenas em uma cidade pequena, com muita história e sem biblioteca.

Então saia e faça o que quiser. Escreva poesia, cante, dance, se arrisque no amor e aprenda com corações partidos. Confie em um amigo sobre seus medos. Tenha confiança em si mesmo. 

Este é um livro perfeito, um livro que não decepcionará os leitores e amantes de livros. Super recomendo.

2 comentários

  1. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados - Angie Ammeline

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Você me vendeu esse livro completamente. Sem nem ler já me identifiquei, da mesma forma que você se identificou. E digo mais, vai além de descobrir o objetivo de vida, parece ser sobre ter coragem de fazer o que quer. Esse é um ponto que tenho trabalhado muito comigo, principalmente depois de me mudar. Senti que a mudança de país era a minha oportunidade, e tive a impressão que a personagem sente mais ou menos isso também.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS