9.9.21

[Resenha #1764] O grande arcano ou o ocultismo revelado - Éliphas Lévi @grupopensamento

O grande arcano ou o ocultismo revelado

Éliphas Lévi

ISBN-13: 9788531521409

Ano: 2021 / Páginas: 256

Editora: Pensamento

Skoob

Classificação: 5 estrelas

Compre: Pensamento / Amazon

Sinopse: Publicado postumamente e considerado “a obra definitiva” de Éliphas Lévi, assim como seu testamento espiritual, o Grande Arcano ou o Ocultismo Revelado contém as duas últimas obras do autor sobre as ciências ocultas, que estão divididas em duas partes: Na primeira, a obra aborda o Mistério Real ou a Arte de Governar as Forças e Subjugar os Poderes, discutindo o mal, as trevas exteriores, o grande segredo, o sacrifício mágico, o poder que cria e transforma, entre outros. Na segunda parte, o autor debate o Mistério Sacerdotal ou a Arte de Fazer Servir-se pelos Espíritos, apresentando temas como, as forças errantes, o sobrenatural e o divino, a adivinhação, os ritos sagrados e os malditos, entre outros. Este é seu último livro sobre as artes mágicas que envolvem as chamadas “Ciências Ocultas”. Esta edição conta com o texto integral da tradução da primeira edição francesa de 1889 (totalmente revista), e cotejada com a primeira edição brasileira, de 1920, traduzida diretamente do original francês.


Resenha:

Éliphas Lévi, pseudónimo de Alphonse Louis Constant, foi um escritor, ocultista e mago cerimonialista francês. Considerado um dos ocultistas mais influentes do século XIX. "O grande arcano ou o ocultismo revelado" foi lançado depois de sua morte e considerado a obra definitiva. Este livro é dividido em 2 partes: Na Parte 1: Fala sobre magnetismo energético, Mistério Real ou a Arte de Governar as Forças e Subjugar os Poderes, fala sobre o mal, Deus, as trevas exteriores, os mistério do sono, o sacrifício mágico entre outros temas. E na parte 2: o sobrenatural e o divino, Os Ritos sagrados e os Ritos malditos, Adivinhação, e entre outros temas.

“O ponto equilibrante da vontade e da paixão, da ação e da reação, é o grande arcano do poder.” 

Tenho que dizer que esta é uma obra densa, e muito complexa, certamente não é para o leitor inexperiente e pouco familiarizado com as nuances do misticismo. 

Eliphas Levi, pega pesado quando apresenta as considerações a respeito dos poderes inatos dos seres humanos e sobretudo daqueles que os desenvolvem no caminho branco. O livro foca na questão central do Magnetismo, que  assim como a causalidade, é uma lei universal, lei esta que pode ser utilizada de acordo com o conhecimento do homem e para qualquer fim. É recomendada a leitura para aquelas pessoas que já possuem familiaridade com o tema do ocultismo.

"Só a razão dá direito à liberdade. A liberdade e a razão, estes dois grandes e essenciais privilégios do homem, estão tão estreitamente unidos que não podemos abjurar um, sem renunciar ao exercício da outra. A liberdade quer triunfar da razão e a razão exige imperiosamente o reino da liberdade. A razão e a liberdade são, para o homem, mais que a vida. É belo morrer pela liberdade, é sublime ser mártir da razão, porque a razão e a liberdade são a própria essência da imortalidade da alma"


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS