5.11.21

[Resenha #1780] Lembranças de Aninha - Cora Coralina @globaleditora

Lembranças de Aninha

Cora Coralina

ISBN-13: 9786556121062

Ano: 2021 / Páginas: 57

Editora: Global Editora

Skoob

Classificação: 4 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: Lembranças de Aninha traz doze textos de Cora Coralina , que levam o leitor a sua infância no interior de Goiás. Por meio da poesia, apresentando um universo rural delineado por lavouras, colheitas, animais, celeiros, árvores, currais, paióis, engenhos, hábitos, costumes. O livro inédito, lançado pela Global Editora , está previsto para chegar em maio. Delicada e afetiva , que envolve as pessoas numa linguagem própria da autora e lirismo com versos humanos, sábios e fortes ao mesmo tempo, a obra aborda o universo infantil povoado por amigos imaginários, brincadeiras, medos e punições, além da influência do seio familiar marcado pela tradição dos tempos antigos. As ilustrações e projeto gráfico de Claudia Furnari transportam o leitor a esse ambiente rústico e poético, auxiliado pelas linhas e cores atribuídas às imagens. É um livro que recupera e apresenta aos mais jovens um tempo distante e uma forte presença de aspectos regionais, em forma de vivências poéticas de um Brasil do interior, central e do coração.


Resenha:

Cora Coralina é o pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto (1889-1985). Ela nasceu na cidade de Goiás em 1889, viveu em diversos lugares até voltar à terra natal – e à casa da infância – 40 anos depois. Lá, Cora seguiu escrevendo. Cora Coralina só estreou na literatura aos 75 anos, em 1965, com Poemas dos Becos de Goiás e Outras Estórias Mais. Cora Coralina só ficou famosa na década de 1980, quando o poeta Carlos Drummond de Andrade publicou um artigo no Jornal do Brasil apresentando a autora.

A infância de Cora Coralina não foi fácil, e foi tema de muitos de seus versos. E em "Lembranças de Aninha" está reunido todos os seus poemas sobre a sua infância. É de uma beleza sem tamanho a forma doce e sensível como ela escreve suas lembranças de infância. Através de sua escrita poética vamos conhecendo um pouco mais da sua vida, uma vida simples de interior. Vemos um universo infantil recheado de amigos imaginários, animais, brincadeiras, punições e toda uma tradição familiar de uma época. 






A editora fez um belíssimo trabalho com esse livro, as ilustração são lindas, e bem marcantes com presença regional de interior, muito lindo mesmo. As crianças irão ficar encantadas com essas belas ilustrações. 

Devo confessar que não conhecia nada das obras de Cora Coralina antes desta leitura. Gostei de sua escrita simples, mas cheia de lirismo com versos fortes e marcantes. Recomendo muito esse livro ao público infantil. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS